quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crónicas 10 minutos - Fragmentos escritos

Imagem retirada AQUI


Sobre a Vida

Ao crescer, ninguém me disse que a vida seria tão difícil. Se o tivessem feito, a minha vida teria sido muito diferente. Talvez porque cresci num ambiente tranquilo, duma domesticidade serena. Terei sido sobre protegida? Provavelmente.

Ninguém me avisou de que havia tantas injustiças no mundo; de que a verdade nem sempre ganha; de que o trabalho nem sempre compensa; de que existe um abismo entre aquilo que queremos ser e aquilo que somos.

Estamos todos numa encruzilhada: numa situação onde a crise económica poderá levar à extinção da classe média portuguesa. Essa classe que se vai diluindo na classe baixa, na pobreza, que por ser escondida não deixa de ser pobreza. Que se vai diluindo no desalento e no sobre-endividamento. Nas políticas de austeridade que não compreendem nem querem aceitar mas sabem não haver outro remédio.

Será que estamos entrando numa espécie de ditadura financeira? Ou será que sempre estivemos presos a um regime capitalista destinado ao fracasso (desculpem lá se isto soa muito comunista mas juro que não tenho militância partidária, ok?)?

A verdade é que se me tivessem dito que a vida seria tão difícil, que iria viver num tempo de vacas magras (magras não, anoréxicas), se calhar teria crescido uma mulher mais realista e menos idealista. Teria sido uma pessoa muito diferente, sem dúvida. 

Mas pensando bem, será que eu queria ser diferente? Será que o idealismo, os sonhos e as ideias malucas, os desejos não serão o óleo que agiliza a engrenagem da criatividade? E não será a criatividade que aguça o engenho? Não seremos melhores pessoas depois de passar por estas dificuldades? Há quem diga que sim, há quem diga que não. 

Não sei bem de que lado me coloco. Como muitos, muitos outros, vou-me limitando a manter a cabeça acima de água. Vivendo de crónica em crónica...

Seja você mesmo, seja livre! 
Crónica de Márcia Leal 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário