sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como não desistir dos sonhos?

(imagem retirada da internet)

Seis passos para não desistir dos seus sonhos

É, sobretudo, em alturas de crise que é importante não desanimarmos nem abdicarmos das nossas metas na vida. Eis alguns passos essenciais para começar a sua busca da felicidade.

1. Rodeie-se de pessoas positivas. Elas conseguem contagiar-nos com a sua vontade de lutar. Ao transmitirem as suas boas experiências, valorizam e incentivam os nossos projetos. Mesmo que não seja possível enxotar as pessoas que, sistematicamente, se dedicam a minar-nos a autoconfiança e a anular os nossos sonhos, podemos sempre deixar-lhes um aviso: se não têm nada de construtivo para dizer, mais vale guardarem a negatividade para eles.

2. Evite as queixas e desculpas. Elas afogam a sua capacidade de iniciativa. Em vez de pôr a culpa nos outros ou na crise, reflita se não corre atrás das metas por causa do “medo de não estar à altura, de perder a segurança, do fracasso, enfim... medo da mudança”, como escreve a psicóloga Maria Jesus Álava em ‘Recuperar a Ilusão’ (Esfera dos Livros).

3. Enxote as nuvens negras. Os pensamentos pessimistas são, em grande parte, irracionais e automáticos e, por isso, invadem-nos mais facilmente. Maria Jesus propõe que crie alternativas: substitua o ‘é impossível’ por ‘talvez consiga’, ‘vou tentar dar o máximo’, ‘consigo aprender’.

4. Cultive o sentido de humor. Às vezes, é preciso não ter medo do ridículo, ser mais espontânea, apostar na criatividade e levarmo-nos um pouco menos a sério. “É o humor que derruba barreiras e nos aproxima das metas, enquanto o sofrimento nos afasta desse objetivo”, diz a psicóloga.

5. Seja resiliente. Que é como quem diz, perseverante, alguém que não desanima perante erros ou obstáculos e se levanta rapidamente depois de cada queda. “A pessoa resiliente demonstra valentia enfrentando os obstáculos do dia-a-dia, sabendo que o futuro não nos é oferecido, mas conquistado.”

6. Aposte nas rotinas de prazer. Elas aumentam-nos a autoconfiança e inspiram-nos mais a sonhar. Experimente várias atividades, novas e conhecidas – viajar, jantar com amigos, rir, comer um gelado, praticar desporto, pintar, vale tudo –, faça uma lista das suas preferidas e arranje mais tempo para elas. “A atividade ajuda a incrementar a felicidade; a falta de ação é um obstáculo”, diz Maria Jesus.

Escrito por Cristina Tavares Correia
Créditos: Activa

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário