domingo, 19 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012

(imagem retirada da internet)

O Fantasporto’2012



Vem aí mais uma edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, a 32ª. É de novo um Fantasporto em grande. É um Fantas a fazer Serviço Público. A levar a Cultura a públicos, muitas vezes dela afastados, a atrair Turismo, a proporcionar uma imagem ao Mundo de um Portugal de Cultura e a trazer ideias novas para este Portugal em que vivemos. 

É de 20 de Fevereiro a 4 de Março no Rivoli. Um Fantas que não é (e nunca foi) só cinema e que este ano pretende também discutir o FUTURO. O nosso FUTURO nas mais diversas valências. Do Saber à Ciência do Jornalismo às Artes, da Política à Economia. 

De 21 a 24 de Fevereiro vão realizar-se Debates, Workshops, Exposições, Demonstrações de Química, Robótica, Palestras, Conferências, Apresentação de livros, Exibição de filmes científicos. Este fórum é realizado em colaboração com diversas entidades e personalidades de reconhecida qualidade da Ciência e das Artes, num cruzamento natural com o Cinema. O objectivo é o fazer de um levantamento das múltiplas visões do Futuro em áreas tais como o Teatro, o Cinema, a Literatura, ou a Arquitectura, as Artes, a Óptica, a Robótica, as Ciências Biomédicas, a Física, a Medicina, a Politica, o Jornalismo, a Web ou os Têxteis. Todas as iniciativas no âmbito deste fórum serão realizadas sob a égide da celebração oficial do 30º aniversário do filme “Blade Runner”, mundialmente considerado um dos melhores filmes da história do cinema, realizado por Ridley Scott, antestreado no Fantasporto’1982 e agora exibido por especial licença dos representantes americanos do filme na sessão de encerramento do Fórum. I

sabel Menezes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Ana Maria Braga da Cruz - Antiga Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher, José Pacheco Pereira - Historiador, político e comentador da SIC do programa ”A Quadratura do Círculo”, Jorge Fiel - Jornalista, Subdirector do diário de expansão Isabel Barros - Directora do Teatro de Marionetas do Porto, Marcelo Ferreira - Director Artístico da Escola de Dança Ginasiano de Gaia, Augusto Canedo - Pintor, Director Artístico da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira e director da Galeria Por Amor à Arte, Jorge Patrício Martins - Professor de Arquitectura e Urbanismo na Escola Superior Artística do Porto, António Florêncio - Professor Universitário da Universidade Portucalense e antigo Director da Orquestra Nacional do Porto, Rogério Ribeiro - Director do "Fórum Fantástico" e da “Conversas Imaginárias” e coordenador da “Antologia de Contos de Ficção Científica- Fantasporto 2012”, Luís Rosales - Crítico de cinema, director da revista Sci-Fi World (Espanha), Mário Augusto- jornalista e crítico e responsável de programas de cinema da RTP, João Paulo Teixeira- Director do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde, Ricardo Jorge, director do Instituto de Óptica da UP, Eduardo Silva –Director do Departamento de Robótica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Coordenador da Unidade de Robótica do INESCTEC, Hélder M. Crespo - Professor Assistente do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto, Ana Cristina Freire – Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Lopes dos Santos- Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Dra. Maria do Sameiro Caetano Pereira –Directora do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Santo António - Centro Hospitalar do Porto serão, entre outros, oradores nas referidas conferências. 

O FUTURO AGORA passa também por uma inédita e espectacular (já a vimos!) exposição de Holografia num projecto elaborado em parceria com o Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a colaboração do Prof Luís Miguel Bernardo, Director do Museu, e coordenado pelo Prof Hélder M. Crespo, Professor Assistente do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto. A Exposição pretende demonstrar alguns aspectos da tecnologia óptica desenvolvida no Porto, estabelecendo também uma ponte com o Cinema, nomeadamente pela ilustração de métodos de estereoscopia, os quais estão hoje na base do Cinema 3-D, mas cujos princípios foram já estabelecidos no Séc. XIX. Ocorrerá ainda a apresentação de um macro holograma criado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto comemorando o “Especial 30 anos do filme “Blade Runner”. Foi assim criado expressamente para o Fantasporto este elemento novo em tecnologia holográfica, estabelecendo assim uma relação visual forte entre o referido clássico do cinema, o Fantasporto e a Cidade do Porto, holograma que passará a integrar o espólio do Museu da Ciência da UP. 

Neste Fórum ocorrerá igualmente o lançamento do livro “Antologia de Contos de Ficção Científica- Fantasporto 2012”, com edição coordenada por Rogério Ribeiro e pelo Fantasporto e publicado pela ASA (Grupo Leya) . O livro inclui os textos de autores convidados e do vencedor do Concurso de Contos Fantásticos Fantasporto 2012, representando 3 países e 3 continentes, e que teve lugar em Setembro e Outubro 2011. Este livro vai contar com uma edição e distribuição no Brasil. Apresentações para o grande público sobre óptica, holografia e investigação óptica feita na Universidade do Porto ocorrerão durante o Fantasporto, tudo isto a par de ciclos de filmes científicos e de ficção sobre o Futuro, encerrando o Forum a referida exibição do filme “BLADE RUNNER”, clássico de Ridley Scott.


GRANDE AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI 
Segunda-feira, 20 de Fevereiro

21.15h – Bride of the Monster – Ed Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. leg. port.
“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico “Bela Lugosi” é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.

22.30h – Night of the Ghouls – Ed Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. leg. port.
Norte-americano de nascimento, foi produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, "love story´s" e ficção científica que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuía para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento. Foi rapidamente que Ed Wood se tornou num cineasta de culto. Ed Wood reune os suspeitos do costume para mais um filme que tem tanto de divertido como de assustador. 

23.45h – Plan 9 From Outer Space – Ed Wood – EUA – 79 min – RETRO ED WOOD v.o. leg. port.
Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário