sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Publicado calendário de exames nacionais

(imagem retirada da internet)


Publicado calendário dos exames, 1ª chamada obrigatória

A primeira fase dos exames nacionais do Ensino Secundário realiza-se entre 18 e 26 de Junho com carácter obrigatório, havendo segunda chamada para situações excepcionais, de 13 a 18 de Julho, segundo os termos publicados nesta sexta-feira em Diário da República. O mesmo despacho aprova também o calendário das provas de aferição do 1.º Ciclo e das provas finais dos 2.º e 3.º ciclos, que vão realizar-se nos meses de Maio, Junho e Julho 

A primeira fase dos exames nacionais de 11.º e 12.º anos tem “carácter obrigatório” para todos os alunos internos e autopropostos, ficando a segunda fase reservada aos alunos que na primeira chamada não tenham obtido aprovação e para aqueles que pretendam realizar melhoria da classificação em qualquer disciplina, especifica o Ministério da Educação e Ciência (MEC). 

Em nota à Comunicação Social, o MEC reitera que foi possível antecipar em seis dias a afixação das pautas, em relação ao ano passado, no que diz respeito à primeira fase, e em oito dias para a segunda fase. Os resultados dos processos de reapreciação vão ser antecipados em 10 dias. 

“Por outro lado, assegura-se que as escolas e os docentes têm maior disponibilidade de recursos físicos e humanos” para preparar atempadamente o ano lectivo de 2012/2013, lê-se no texto. 

O MEC diz ainda que este calendário exige aos alunos uma melhor gestão na preparação para os exames. Os alunos que realizem os exames com sucesso na primeira fase poderão candidatar-se logo ao primeiro concurso de acesso ao Ensino Superior. O calendário estabelecido para o Ensino Secundário vai permitir também antecipar em cerca de uma semana os resultados das candidaturas ao superior. 

As provas de aferição do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se a 9 de Maio (Língua Portuguesa) e a 11 de Maio (Matemática). No 2.º Ciclo, a primeira chamada para as provas finais está marcada para 18, 19 e 22 de Junho e é também obrigatória. 

Para situações excepcionais, realiza-se uma segunda chamada a 25 e 27 de Junho e a 13 de Julho. Estas provas pesam 25 por cento na nota final do aluno pela primeira vez este ano, uma ponderação que vai subir para 30 por cento a partir do próximo ano. 

As provas finais do 9.º ano realizam-se a 18 e 21 de Junho (primeira chamada, obrigatória) e a 25 e 27 de Junho, para casos excepcionais. 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário