domingo, 19 de fevereiro de 2012

João Salaviza premiado em Berlim

(imagem retirada da internet)


João Salaviza ganhou Urso de Ouro em Berlim 

Rafa, de João Salaviza, ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, na categoria de curtas-metragens, anunciou o júri do certame, hoje à noite, na capital alemã.

João Salaviza começou por dizer que estava «muito surpreendido e que teria preparado um discurso bonito se soubesse que ia ganhar». No seu agradecimento, perante 1600 espectadores, disse ainda que dedicaria o prémio ao governo português. «Mas só na condição de nos ajudarem nos próximos anos, porque não sabemos o que vai acontecer com o nosso cinema», sublinhou.

No improviso, João Salaviza destacou ainda o trabalho do protagonista do filme, Rodrigo Perdigão. «Ele fez mais do que eu pelo filme», mas não pode estar presente em Berlim. A terminar, dedicou ainda o prémio à família. «Amo-vos muito», disse o jovem cineasta português, que já tinha vencido a Palma de Ouro das curtas-metragens em Cannes, com Arena, em 2009.

A curta-metragem de João Salaviza, um dos 27 trabalhos a concurso, é sobre um miúdo de 13 anos preocupado com a mãe, detida numa esquadra da polícia por conduzir sem carta. A curta-metragem foi aplaudida na sua estreia mundial em Berlim, na quarta-feira passada.

O júri formado, pela actriz palestiniana Emily Jacir, pelo cineasta irlandês David Oreilly e pela actriz alemã Sandra Hueller, destacou a «impressionante representação» de Rodrigo Perdigão, «no papel de um jovem a caminho de se tornar adulto».

O argumento de Rafa nasceu quando Salaviza estreou o premiado filme Arena. Protagonizado por Rodrigo Perdigão, Rafa acompanha um dia na vida de um adolescente que vive na margem sul e descobre que a mãe foi detida por causa de um acidente de automóvel.

Rafa ruma a Lisboa para ir buscar a mãe e essa travessia na ponte sobre o Tejo e a deambulação pela cidade, ao longo de todo o dia, representam uma espécie de transição da zona de conforto para uma certa maturidade, explicou Salaviza. 

O filme «aborda as mesmas questões de Arena: Uma certa dificuldade de o indivíduo existir dentro de uma coisa mais abrangente que é a sociedade». Em ambos há «um desejo dos protagonistas de inserção numa sociedade e foca-se no desencontro entre indivíduos e instituições», explicou João Salaviza em declarações à Lusa.

Além de Arena e Rafa, João Salaviza fez ainda a curta-metragem Cerro Negro, no âmbito de um programa da Gulbenkian.

O júri do Festival de Cinema de Berlim distinguiu hoje, ainda, na categoria de curtas-metragens, Gurehto Rabbitto, do japonês Atsushi Wada, com o Urso de Prata, e The Man That Got Away, do canadiano Trevor Anderson, com o prémio DAAD.

Vilaine Fille Mauvais Garçon, da francesa Justine Triet, é a curta que a Berlinale irá candidatar aos Prémios Europeus de Cinema.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário