domingo, 26 de fevereiro de 2012

Programação Fantasporto - 26 fevereiro 2012

(imagem retirada da internet)



GRANDE AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI 
Domingo, 26 de Fevereiro

15.00h – Madonna’s Pig - Frank van Passel – Bélgica – 110 min CF/AE v.o. leg. port.
Uma comédia deliciosa e repleta de fantasia de uma confirmação do cinema belga do Frank Van Passel, um realizador já galardoado no prestigiado Festival de Cinema de Cannes. O vendedor ambulante, Tony Roozen, tem 25 anos e uma missão – vender o seu novo produto, o inovador gadget – Porky. Este porco robô produz sons, vibrações e exala aromas que fazem com que os porcos de carne e osso sintam o desejo de se reproduzir.

17.00h – Lena - Christophe van Rompaey – Bélgica – 114 min SR/AE v.o. leg. port. 
Produção de Els Vandevorst, o mesmo de “Dancer in the Dark” e “Dogville”. “Lena” é um drama tocante sobre uma jovem que vê a vida mudar do Inferno para o Céu no dia em que se apaixona. De Christophe Van Rompaey, vencedor da Semana da Crítica de Cannes e do Fantasporto com “Moscow, Belgium”.

19.00h – H.P. Lovecraft’s The Whisperer in the Darkness - Sean Barney – EUA – 90 min CF/AE v.o. leg. port.
Um fantástico filme de terror e ficção científica. Escrito em 1931, o icónico conto de suspense e terror alienígena de H. P. Lovecraft é adaptado para o cinema como se tratasse de um filme clássico de terror dos anos 1930, tal como Frankenstein, Drácula ou King Kong. Este é um dos mais estranhos contos de Lovecraft, um autor tantas vezes adaptado para cinema. “The Whisperer in Darkness” faz jus ao criador. 

21.15h - Hotel Lux - Leander Haussmann – Alem – 110 min SR/AE v.o. leg. port. 
“Hotel Lux” consegue aligeirar acontecimentos negros e assustadores da história Mundial, como são os regimes nazi e estalinista. Com um argumento cheio de voltas e reviravoltas o filme é produzido pelo homem que tornou possível “The Never Ending Story” e “The Boat” – Gunter Rohrbach. Berlim, anos 1930. O comediante e estrela do cabaret Hans Zeisig nunca falha quando apresenta o seu espectáculo sobre Hitler e Stalin.

23.15h - Key Hole - Guy Maddin – Can - 93 min CF/AE v.o. leg. port. 
Antecedido por… The Monster of Nix - Rosto - Fra/Belg/Hol – 30 min PP/AE Curtas v.o.ingl.
A italiana Isabella Rossellini (“Veludo Azul” e “Death Becomes Her”) volta a trabalhar com Guy Maddin, depois de “A Canção mais Triste do Mundo”. Juntam-se a ela o alemão Udo Kier (“Blade” e “A Sombra do Vampiro”) e o norte-americano Jason Patric (Speed 2: Perigo a Bordo). O canadiano da comédia “My Winnipeg” conta a agora a história de um criminoso à procura de sua própria identidade. 

GRANDE AUDITÓRIO TEATRO RIVOLI 
Segunda-feira, 27 de Fevereiro

15.00h - Code 37: The Movie - Jakob Verbruggen – Can – 96 min CF/AE v.o, leg. port. 
Produzido pelo belga Dirk Impens (nomeado para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Oposição” de Stijn Coninx), “Code 37” é a adaptação para cinema de uma série televisiva de muito sucesso na TV belga. Este policial dramático tem, no papel principal, uma jovem mulher polícia que combate os crimes urbanos, sobretudo os sexuais, tendo também que lidar com os seus próprios demónios.

17.00h – Immaturi - Paolo Genovese – Ita - 110 min SR/AE v.o. leg. port.
Uma comédia sobre um dos maiores pesadelos de qualquer adulto e uma lição de vida: a maturidade é difícil de alcançar! Há 20 anos, quando andavam no liceu, Giorgio, Lorenzo, Piero, Luisa, Virgilio e Francesca formavam um grupo cheio de energia e vontade de viver. No fim do curso integraram-se na sociedade, perdendo o contacto. Um dia, recebem uma carta do Ministério da Educação dizendo-lhes que devem voltar a fazer os exames do 12º ano! Delirante.

21.15h - The Slut - Hagar Ben Asher – Israel - 77 min SR/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… The Lost Town of Switez - Kamil Polak – Pol, Can, Fran, Sui, Din - 20 min PP/AE Curtas
Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. Estreia da jovem realizadora israelita Hagar Ben Asher com um tema, ainda, tabu em grande parte das sociedades – uma mulher viciada em sexo. Além da realização, Hagar é responsável pelo argumento e é a protagonista. Tamar é uma bonita mulher de 35 anos. Vive sozinha com os seus dois filhos. Não consegue controlar o seu desejo sexual e, por isso, entrega-se a vários homens da vila onde vive.

23.15h - Lobos de Arga- Juan Martinez Moreno- Espanha- 100 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Hope - Pedro Pires- Canadá – 11 min CF/AE v.o. 
Uma comédia bestial (de: besta, brutal, grosseiro, feio, repugnante e imoral) de terror que ganhou o Prémio do Público do Festival de Cinema de Terror de San Sebastian, o primeiro filme espanhol a conseguir este galardão nos 22 anos daquele festival. Depois de 15 anos passados fora, Tomás, um não muito bem sucedido escritor, regressa à sua terra natal, Arga, na Galiza aparentemente… para ser homenageado pela população local!

01.15h - The Bunny Game - Adam Rehmeier – EUA - 76 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“The Bunny Game” promete ir longe, sendo mais polémico que muitos filmes com o mesmo tema. Até agora os americanos tinham algum pudor com aquilo que produziam. Perto da violência dos “snuff movies”, este é um ensaio sem remorsos sobre o mal que é possível fazer quando não se tem nada a perder. Uma visão doentia da tortura, da morte e do renascimento. 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário