domingo, 26 de fevereiro de 2012

Crónicas 10 minutos - Fragmentos escritos

Imagem retirada AQUI



Ser Cinéfilo


O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.
Orson Welles 

Desde que me lembro de existir que houve duas constantes na minha vida: os livros e os filmes. Qual destes amores gosto mais? Seria como confessar que temos um filho predileto (claro que o temos, mas nunca o admitimos). 

Para mim cinema é abstrair-se da realidade e submergir-se num outro mundo, conhecer novas histórias, compreender outras perspectivas. O cinema tanto serve para maravilhar, como para denegrir. Para nos fazer sonhar ou pensar. Ou ambos. Serve para nos lembrar que há algo mais para lá da vida mundana que vivemos todos os dias. Faz-nos acreditar que não existem impossíveis. 

Lembro-me perfeitamente do primeiro filme que vi numa tela de cinema. Foi o Titanic e a experiência (não o filme) deixou uma marca em mim que dificilmente se apagará. Desde aí foram muitas as salas de cinema, as tardes, manhãs e madrugadas colada à televisão e às cassetes vhs. E depois aos dvds e ao computador. A paixão não se extinguiu com a idade, pelo contrário, aprofundou-se. Propagou-se para lá da tela, para o que se passa atrás dela, nos bastidores. Passou das personagens para os atores e atrizes, para os realizadores, argumentistas e, claro, para as bandas sonoras. 

Escusado será dizer que para um cinéfilo (como eu) a noite mais importante do ano é a cerimónia oficial de entrega dos Prémios Anuais de Mérito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou, como são conhecidos mais vulgarmente, a noite dos Óscares. 

Por isso, no domingo fiquei a torcer pelos favoritos e a chorar por preteridos. Alguns dos nomeados já estão vistos, outros ficam por ver. O tempo não perdoa e a vida não para, nem mesmo para a cinéfila mais ferranha. 

A primeira cerimónia ocorreu em 1929, num pequeno brunch, onde foram entregues 15 estatuetas. Ao longo dos anos, a cerimónia foi crescendo paralelamente com a sétima arte. Oficialmente, a estatueta tem o nome de Prémio de Mérito da Academia, mas todos a conhecem como Óscar. Não se tem certezas de onde vem o nome mas lendas e histórias não faltam. Uma pesquisa rápida na internet dar-vos-á inúmeras. 

No que concerne à cerimónia dos Óscares, para o ano há mais! 

Seja você mesmo, seja livre! 
Crónica de Márcia Leal 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário