quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Trabalho vs depressão

(imagem retirada da internet)



Trabalho em excesso aumenta risco de depressão

Os indivíduos que trabalham pelo menos 11 horas por dia apresentam um risco duas vezes maior de sofrer de depressão grave em comparação com os que trabalham sete horas diárias, revela um estudo publicado na revista PloS ONE. 

Os investigadores da University College of London, no Reino unido, contaram com a participação de cerca de dois mil trabalhadores britânicos, homens e mulheres entre os 35 e 55 anos que gozavam de boa saúde mental. Os funcionários foram acompanhados durante cerca de seis anos.De acordo com os especialistas, citados pelo site Alert, os indivíduos que trabalhavam pelo menos 11 horas por dia tinham 2,3 a 2,5 vezes mais risco de desenvolver depressão, contrariamente aos que cumpriam uma jornada laboral de sete a oito horas. 

A ligação entre o risco de depressão e as horas de trabalho diário não foi afetada por outros fatores, como o estilo de vida, o consumo de álcool, tabaco ou droga, ou por tensões no trabalho.Apesar das conclusões da investigação, a taxa de depressão grave observada nos funcionários britânicos que trabalham pelo menos 11 horas diárias (3,1 por cento) é inferior à verificada entre a população geral do Reino Unido (cinco por cento). Os investigadores justificam o baixo índice de depressão constatado no estudo com o facto de todos os participantes apresentarem uma boa saúde mental e física, ao contrário do verificado na amostra da população geral, que é mais diversificada.

Estudos anteriores realizados no Canadá demonstraram que trabalhar 41 ou mais horas semanais provoca um risco acrescido de depressão, quando comparado com 35 a 40 horas semanais. Contudo, apenas as mulheres eram afetadas. 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário