terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Charles Dickens nasceu há 200 anos

(imagem retirada da internet)


O bicentenário do nascimento do escritor Charles Dickens cumpre-se hoje, sendo assinalado em Lisboa com a inauguração de duas exposições e uma palestra.

Na Biblioteca Nacional é aberta a mostra das edições portuguesas do criador de Oliver Twist, na Sala de Referência, enquanto na Hemeroteca Municipal é inaugurada a exposição Dickens nas Colecções das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Também hoje, pelas às 18h00, na Biblioteca-Museu República e Resistência – Espaço Cidade Universitária, ao bairro de Santos, em Lisboa, o cineasta Lauro António apresentará a palestra 'O Universo de Charles Dickens no Cinema'.

João Botelho realizou, baseado na obra homónima de Dickens, Hard Times, for these Times (1854), o filme Tempos Difíceis, este tempo (1988), com música de António Pinho Vargas e a participação, entre outros, de Henrique Viana, Julia Britton, Eunice Muñoz, Ruy Furtado e Isabel de Castro.

Charles John Huffam Dickens que experimentou o jornalismo e, para garantir o sustento da família, trabalhou numa fábrica, nasceu em Portsmouth a 7 de Fevereiro de 1812.

Dickens começou a editar em 1833 em fascículos no jornal Monthly Magazine a ficção A Dinner at Poplar’s Walk, que veio a editar depois em livro.

Em Portugal, segundo nota da Biblioteca Nacional, a primeira tradução de uma obra de Dickens, Conto verdadeiro: o estalajadeiro de Andermatt, foi publicado no jornal O Ramalhete, nº 83 de 22 de Agosto de 1839.

Ainda no século XIX são apresentadas «as primeiras traduções de cinco dos seus romances: Oliver Twist (1837-1839), The Life and Adventures of Nicholas Nickleby (1838-1839), A Tale of two Cities (1859), Great Expectations (1860-1861) e The Posthumous Papers of the Pickwick Club (1836-1837)», refere uma nota da Biblioteca Nacional que acrescenta que, em Portugal, o escritor teve maior proliferação editorial nas décadas de 1940 e 1950.

Créditos: Lusa/SOL/Cultura

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário