sábado, 11 de fevereiro de 2012

Revista de Imprensa - 11 de fevereiro 2012

(imagem retirada da internet)


A conversa gravada entre os ministros das finanças português e alemão sobre um ajustamento no programa de Portugal e a queda abrupta nas colheitas de sangue em Portugal continuam a marcar hoje as primeiras páginas da imprensa nacional.

O semanário Expresso escreve que o ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble afirmou em Bruxelas que o ajustamento do país é «inevitável» e acabará por «dar frutos». Em declarações ao Expresso, Wolfgang Schäuble terá assegurado que «as avaliações da troika a Portugal são encorajadoras».

O Público destaca a «conversa entre Gaspar e Schäuble», que causou «surpresa» em Bruxelas e fez «baixar juros da dívida portuguesa». «Frase do ministro alemão aponta para ajustamentos antes de Setembro de 2012», adianta o jornal que noticia ainda, citando o Instituto Português do Sangue (IPS), que «a colheita de sangue caiu 16% em Janeiro», mas não houve rotura de stock. Em grande destaque na primeira página deste jornal está a foto vencedora do World Press Photo, na qual se vê uma mulher de burca integral a segurar nos braços um homem ferido, numa mesquita no Iémen. Esta fotografia, alusiva à Primavera Árabe e que é já equiparada a uma 'Pietà' dos tempos modernos, faz igualmente o destaque do Diário de Notícias.

Em manchete, este jornal escreve que «investidores tiraram do país 18 mil milhões em dois anos», um reflexo do «desinteresse» que o país tem actualmente para as empresas, e assinala ainda a conversa entre os ministros das Finanças, para dizer que «Berlim e Lisboa desmentem nova ajuda».

O Jornal i também traz na primeira página uma referência a esse episódio e afirma que o «vídeo de Gaspar» são «53 segundos que explicam o lugar de Portugal na Europa». Os outros destaques deste jornal vão para o Carnaval que vai fazer o país parar e para uma entrevista ao ex-secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva.

O Jornal de Notícias faz manchete com a história da queda nas colheitas de sangue, mas afirma que a falta de sangue obrigou a adiar cirurgias e que o IPS foi obrigado a contactar dadores por SMS.

O Correio da Manhã denuncia obras de 695 milhões de euros que fugiram a concurso, adiantando terem existido em 2011 11.500 empreitadas entregues por ajuste directo, visando câmaras e empresas municipais.

O Benfica faz o pleno nos desportivos, com O Jogo a garantir que «Javi Garcia é o próximo a renovar», a seguir a Aimar, Maxi e Luisão, A Bola a noticiar que «Jesus ataca Vitória» e que «triunfo sobre o Nacional dá-lhe entrada no quadro de honra benfiquista». «Sr. Feliz», escreve o Record numa referência ao Benfica, que terá como atracção Aimar no primeiro jogo na Luz após a renovação do contrato, e «Sr.Contente», numa alusão ao Sporting que tem o «herói Rinaudo» a comandar o meio campo dos leões.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário