domingo, 17 de março de 2013

(com)partilhar!

(imagem retirada da internet)


Programas de férias de Páscoa para todos os gostos 
(de 14 a 22 de março)

O Expresso apresenta aqui várias propostas de atividades destinadas a ocupar os tempos livres dos mais novos durante as férias de Páscoa (ver roteiro). Além disto, destaca também diversas outras sugestões sobre locais, situados de norte a sul do país, onde poderá levar as suas crianças para passarem bons momentos juntos.

LISBOA E SUL


MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Páscoa 1 Nas férias da Páscoa, no Museu do Brinquedo, vai brincar-se como nunca. Às quartas-feiras (dias 20 e 27 de março), com sessões às 10h30 e às 15h, vai ser feito o "Páscoa Mobile", um brinquedo produzido com materiais orgânicos e/ou renováveis. Às quintas-feiras (dias 21 e 28 de março), com sessões à mesma hora, os participantes vão decorar um Coelho Gigante. Aos domingos de manhã (dias 24 e 31 de março), vai haver concurso de desenhos para colorir e o melhor trabalho terá um coelhinho de Páscoa de verdade. Nos restantes dias, haverá visitas-guiadas para crianças e jovens, no mesmo horário. Haverá ovos de chocolate escondidos no museu e que as crianças terão de encontrar para se deliciar. De 20 a 31 de março, mediante marcação prévia. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Páscoa 2 As Férias com Ciência estão de volta ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para crianças dos 6 aos 11 anos. O programa inspira-se na exposição "T.rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes", mas como no Cretácico ainda não havia coelhos, os tradicionais ovos da Páscoa foram substituídos por ovos de dinossauro. Durante estas férias da Páscoa, as crianças partem numa viagem no tempo à procura de ovos do Cretácico. Tudo começa num ninho muito especial protegido por uma mãe dinossaura carinhosa. Será que com este tamanho, todo ela podia chocar os seus ovos? O melhor é pô-los à prova. Finalmente os jovens vão descobrir quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? De 18 a 22 e de 25 a 28 de março, das 9h às 18h. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Páscoa 3 O Oceanário, durante as férias escolares da Páscoa, propõe aos mais novos o programa "Férias Debaixo de Água", para crianças dos 4 aos 12 anos, mediante reserva prévia. No início da primavera, começa a azáfama da construção de ninhos e da procura de par. No Oceanário também é assim e a pequenada vai explorar as diversas estratégias de reprodução do mundo marinho. A busca e descoberta de ovos vai ser a palavra de ordem - conhecer quem põe os ovos e quem cuida dos filhos, quais os animais que se reproduzem no Oceanário e quais os cuidados envolvidos serão as tarefas a cargo dos pequenos exploradores. O programa propõe umas férias inesquecíveis, surpreendentes e educativas, com cinco dias de atividades diferentes. Às segundas, "A Reprodução dos Animais Marinhos"; às terças, "Investigar como Surge uma Nova Vida"; às quartas, "Expedição: Tudo Começou com um Ovo?"; às quintas, "Reportagem: Super-pais - a Cuidar dos Filhos!"; às sextas, "Projeto: Reproduzir para Conservar". Para acabar em grande, nada como passar a noite com uma companhia muito improvável, os tubarões! O programa é dirigido a três grupos etários: dos 4 aos 6 anos, dos 7 aos 9 anos e dos 10 aos 12 anos e os participantes podem inscrever-se para determinados dias ou para o período completo das férias. De 18 de março a 1 de abril (exceto aos fins de semana), das 8h30 às 18h30. Ver mais informações em http://www.oceanario.pt .


JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Páscoa 4 O Zoo propõe o programa Animação de Tempos Livres (ATL) de Páscoa, para jovens dos 6 aos 16 anos, mediante inscrição prévia. O ATL destina-se às crianças e jovens que se interessam pela natureza e dá-lhes a oportunidade de investigar os mistérios do reino animal de uma forma divertida. O programa desenvolve-se entre encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do Zoo, com oportunidades de interação que vão permitir conhecer mais de perto algumas espécies e bastidores. São realizados percursos temáticos para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre os vários grupos de animais. A aprendizagem é feita de forma divertida e entre um período interpretativo e de exploração e um período de expressão e tratamento informativo, pelo que muitas destas ações são 'vestidas' de atividades de animação, jogos de pista e de exploração, caças ao tesouro, peddy-papers. Depois os conhecimentos são aprofundados e consolidados através de múltiplas atividades: de expressão plástica, desenho, construção, pintura, debates, concursos do género Quiz, ou recorrendo à videoteca e biblioteca do Zoo. De 18 a 28 de março (exceto fins de semana e feriados), das 9h às 18h. Ver mais informações em www.zoo.pt .


MUSEU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Praça Afonso de Albuquerque, s/n, Lisboa
Tel. 213 614 660
Páscoa 5 O Museu da Presidência da República programou um conjunto de ateliês de Páscoa para crianças entre os 6 e os 12 anos. As sete atividades previstas decorrem ao longo de períodos de três horas de duração, durante as manhãs e tardes, cuja participação está sujeita a marcação prévia. Tendo como principal objetivo estimular o gosto pela história contemporânea de Portugal, estes ateliês inspiram-se nos Presidentes da República, no Palácio de Belém enquanto residência oficial e nos seus jardins. De 19 a 23 e de 26 a 28 de março, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Ver mais informações em www.museu.presidencia.pt .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 214 788 120 e 912 449 909
Páscoa 6 O Bocage oferece aos jovens dos 5 aos 15 anos, durante as férias escolares, a ATL Páscoa 2012 "Férias no Teatro". O programa inclui a aprendizagem dos instrumentos básicos de representação: o corpo, a voz e o movimento, exercícios de desinibição, concentração, memorização e relaxamento. desenvolvimento de trabalho de grupo, criação de uma peça de teatro e seus personagens e a apresentação final a pais, familiares e amigos, no último dia de atividades. De 18 a 22 e de 25 a 28 de março, das 9h00 às 18h00. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


MUSEU DO ORIENTE
Avenida de Brasília, s/n, Lisboa
Tel. 213 585 299 e 213 585 200
Oficinas O museu propõe três oficinas destinadas aos jovens. A primeira, no ano em que se comemoram os 470 anos da chegada dos portugueses ao Japão, é uma visita guiada e oficina de manga intitulada "A Mangar Comigo?" para crianças a partir dos 10 anos. A aventura começa com uma visita à exposição para contextualização do encontro cultural ocorrido entre portugueses e japoneses, em 1543. Em seguida os participantes são convidados a construir um enredo escrito e desenhado em estilo de banda desenhada japonesa - manga. Nos dias 21, 22, 25 e 26 de março, das 10h às 13h. A segunda, no âmbito do programa "Domingos em Família", é a oficina "Cresce, Floresce e Aparece!", para famílias com crianças a partir dos 4 anos. O museu pretende comemorar a chegada da primavera com esta oficina dedicada às famílias e a iniciativa consiste num périplo pelas exposições existentes, em busca das espécies botânicas presentes nos objetos. Na coleção podem ser descobertas peónias, crisântemos, flores de cerejeira, folhas de palmeiras ou a planta do chá, bem como as folhas pertencentes à árvore sakaki existente no Japão. No dia 24 de março, das 11h às 12h30. E a terceira é a oficina "A Índia de Lés a Lés", para crianças dos 7 aos 12 anos, que tem como proposta, percorrer este país de uma ponta à outra, com uma viagem por dia até aos locais mais recônditos. Nesta oficina, em conjunto, os jovens vão descobrir diferentes costumes, tradições e religiões da Índia. De 25 a 27 de março, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. Atenção: estas três oficinas exigem que seja feita marcação até ao dia 18 de março. Ver mais informações em www.museudooriente.pt .


PALÁCIO FOZ
Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa
Tel. 213 462 157 e 213 476 129
Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, exibe o filme de animação "Shrek para Sempre", dobrado em português, para crianças a partir dos 6 anos. Depois de se ter tornado pai de família terá o ogre mais famoso perdido a sua raça? Saudoso dos bons velhos tempos em que se sentia um 'ogre a sério', Shrek é levado a fazer um pacto com o falinhas-mansas, Rumpelstiltskin. Subitamente, Shrek vê-se numa distorcida versão alternativa de Bué-Bué Longe onde os ogres são perseguidos, Rumpelstiltskin é rei e o Shrek e a Fiona nunca se conheceram. Agora depende de Shrek desfazer o mal que fez, na esperança de salvar os seus amigos, restaurar a ordem no reino e reclamar o seu verdadeiro amor. No dia 16 de março às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/Cinemateca-Junior.aspx .


CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Dança A Associação Portuguesa de Danças com História apresenta, todos os terceiros domingos de cada mês, um novo programa composto por espetáculos que variam a cada três meses. Este mês, o espetáculo vai ser "Danças do Tempo de Padre António Vieira (século XVII)". O repertório de danças apresentadas situa-se nos tratados da Country Dance de J. Playford, evocando a presença portuguesa na corte inglesa, mercê do casamento de D. Catarina de Bragança com o rei Carlos II de Inglaterra. É aconselhável fazer inscrição prévia. No dia 17 de março às 11h. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


ESPAÇO RIBEIRA
Rua da Ribeira Nova, 44, Lisboa
Tel. 915 078 572 e 210 964 851
Meninas A companhia Primeiros Sintomas apresenta o espetáculo "Arrepios", para crianças a partir dos 6 anos, baseado nos contos de Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, onde as meninas Arrepios contam histórias de terror para os meninos. Mia, Marga e Mel. Três irmãs arrepiadas. Contam histórias noite dentro. Muitas delas assombradas. O pai era pintor. A mãe era bonita. Mas a história é de terror. A que envolve esta família. Corajosas atrevidas. Têm os seus rituais. No jardim constroem puzzles. Com os seus estranhos animais. No castelo há portas trancadas. Com segredos muito antigos. Mas as chaves estão enterradas. Em jazigos, em jazigos. Até ao dia 28 de abril, aos sábados e domingos às 16h (disponível para escolas e grupos organizados, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.primeiros-sintomas.com .


TEATRO MARIA MATOS
Avenida Frei Miguel Contreiras, 52, Lisboa
Tel. 218 438 801
Avó O Maria Matos apresenta o espetáculo "No Quintal da Minha Avó, os Cavalos Nasciam nas Árvores", para crianças dos 3 aos 5 anos. Este é um espetáculo que fala do imaginário de uma menina que adorava brincar ao faz de conta no quintal da sua avó onde os ramos das árvores e as vassouras se transformavam no cenário de grandes aventuras. "Quando eu era pequena ansiava o ano inteiro pelas férias de verão para ir para casa da minha avó. A avó vivia longe e para lá chegar tínhamos de viajar o dia inteiro de carro: - Papá... falta muito? - Os adultos chegavam estafados, mas eu... só pensava nas mil brincadeiras que ia fazer no quintal da minha avó!" É aconselhável fazer reserva. No dia 16 de março às 16h30 e no dia 17 às 11h. Ver mais informações em www.teatromariamatos.pt .


MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Armamento O museu apresenta a exposição temporária "Engenharia e Tecnologia Militar na Antiguidade - Catapultas e Máquinas de Cerco". Esta é uma exposição única, que aborda com pormenor as antigas máquinas de guerra, tal como a ciência e a arte aproveitadas na construção destes engenhos. É através da recriação à escala real de 23 máquinas e modelos que esta exposição transporta o visitante para o mundo da tecnologia militar na Antiguidade. A exposição é organizada por blocos históricos, fazendo-se especial referência às civilizações grega e romana, à Idade Média e ao tempo de Leonardo da Vinci (representando o Renascimento). A exposição conta ainda com diferentes objetos: reproduções de relevos e de peças arqueológicas, máquinas de calcular raízes cúbicas, mecanismos alternativos às molas de torção, projéteis e ilustrações de cercos representativos de diferentes períodos históricos. Até janeiro de 2014, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h (de abril a setembro, das 10 às 18h). Ver mais informações em http://www.ligacombatentes.org.pt .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909
Gulliver O teatro leva à cena o espetáculo "As Viagens de Gulliver", para crianças a partir dos 4 anos. Gulliver não tem medo do desconhecido! A viagem que fará vai preenchê-lo com novos mundos, cores, pessoas, aventuras e também alguns percalços... Tendo a ajuda de outros povos, a mudança será fácil de velejar e o saber adquirido transmitido ao chegar à sua terra, onde a sua amada Maribela o espera. Este é um espetáculo repleto de fantasia, sátira, um verdadeiro despertar para a relevância no cruzamento de várias culturas e um apelo ao conhecimento em geral. No dia 17 de março às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO
Parque Florestal de Monsanto, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 966 004 227
Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo de teatro, circo e ópera, "O Livro de Magik", uma aventura na terra da magia, para crianças a partir dos 4 anos. O professor Barloff, um defensor da existência da magia, durante uma das suas palestras é desafiado pela professora Porkins, defensora das ciências da razão e que nega a existência da magia, a encontrar o Livro da Magik, um antigo tomo perdido que regista a história da magia ao longo dos tempos e que, como todos os objetos mágicos, foi ganhando poder com o passar dos anos. A recuperação deste poderoso livro, irá permitir, finalmente, a confirmação da história da magia através dos tempos. Este desafio vai levar o professor a viver uma grande aventura à procura do livro, uma aventura que se vai tornar ainda mais perigosa pois, sem o professor Barloff saber, também Maggott, um demónio preso numa outra dimensão, aproveita-se da pesquisa dos dois professores e envia o seu ajudante Reinfeld à procura do Livro de Magik para, com a ajuda deste, finalmente se libertar da dimensão escura e mal cheirosa onde foi aprisionado pela ordem dos guardiões do livro, invadir e reinar sobre todo o planeta Terra e transformar todos em formiguinhas. Este é um espetáculo que utiliza as artes circenses conjugadas com o teatro, a interatividade com o público, e a dança. Até ao dia 17 de março, aos sábados e domingos às 15h e, a partir do dia 23 de março até 26 de maio, às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


TEATRO BOCAGE
Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa
Tel. 912 449 909
Paraíso O teatro leva à cena a peça "A Ilha do Paraíso", para crianças a partir dos 6 anos. Tudo começa numa livraria onde a Clarinha escolhe um livro muito grande e pesado para oferecer ao seu amigo Luís, no seu aniversário. Luís era guloso e muito preguiçoso. Como era o único rapaz de família muito rica, todos lhe ofereciam presentes muito caros e vistosos para que, mais tarde, não ficassem esquecidos. Brincava muito sozinho, pois pensava que os outros só se aproximavam dele por causa da herança. A solidão ensinara-o a gostar de ler. Luís agarra-se ao livro que a Clarinha lhe oferecera e começa a lê-lo muito entusiasmado. Mais entusiasmado fica quando ouve a mãe a gritar: "Isto é o fim do mundo!" sem se aperceber que a mãe havia gritado porque o pai não conseguira comprar-lhe um presente. Bom... na realidade, Luís tinha tudo: um cão, um gato, um hamster, um periquito e um cágado. Eis senão quando o pai lhe decide oferecer um cruzeiro às Caraíbas. Nas profundezas do mar, Luís inicia a sua aventura imaginária na ilha do Paraíso, onde conhece um compincha chamado Cara-de-Muitos-Amigos. Nos dias 16 e 23 de março às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatrobocage.com .


TEATRO TURIM
Estrada de Benfica, 723A, Lisboa
Tel. 218 460 738 e 217 606 666
Maldição A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo "A Maldição do Imperador - Uma Aventura de Rodolfo e Rosita", para crianças a partir dos 4 anos. Finalmente Rodolfo vai terminar o seu curso de grande mágico e Rosita está toda contente pois vai ao baile de gala e já encomendou o vestido e tudo, mas nessa manhã quando chega à sala e vê a encomenda que a espera, não podia imaginar que aquela encomenda trazia o desaparecido tio do Rodolfo - Bonifácio da Silva - que inadvertidamente numa das suas escavações tinha libertado um grande vilão e precisa de ajuda para corrigir o grande disparate que tinha feito. Juntos partem numa grande aventura para salvar o mundo do malvado imperador mago Xu-Xufo Finh e da terrível maldição que transforma todos os seres vivos em pedra. Conseguirá Rosita salvar o mundo e chegar a horas ao baile? A resposta vai ser dada nesta aventura emocionante e cheia de peripécias. Até ao dia 27 de abril, aos sábados às 16h (disponível para escolas e grupos, durante a semana, em horário a combinar, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com .


TEATRO TIVOLI
Avenida da Liberdade, 182-188, Lisboa
Tel. 214 531 277 e 213 572 025
Escravas O Grupo de Teatro Infantil AnimArte apresenta, no Teatro Tivoli, "Filhos do Coração - o Espetáculo". Existem crianças que não têm nome nem sabem a sua idade, não podem brincar, trabalham todo o dia e cujo maior sonho é poderem ir à escola. Por isso, o AnimArte juntou-se à Associação Filhos do Coração para resgatar sorrisos e a infância das crianças escravas no Gana. Esta peça de teatro infantil solidária. com muita música, coreografias e um elenco especial, pretende contagiar toda a plateia numa onda de solidariedade, levando-a a sonhar e a ir tão longe quanto a imaginação permitir. No dia 16 de março 16h. Ver mais informações em www.grupoanimarte.com .


TEATRO POLITEAMA
Rua das Portas de Santo Antão, 109
Tel. 213 405 700 e 213 405 720
Musical O Teatro Politeama leva à cena "Peter Pan", um musical cheio de canções, acrobacias e bailados. Peter Pan vive na Terra do Nunca, tem uma amiga que é uma fada e é odiado por um pirata. Um dia, visita a menina Wendy, que vive em Londres com os pais e os dois irmãos mais novos. Os três pequenos voam com Peter Pan para a Terra do Nunca e juntam-se aos Meninos Perdidos. Junto com Peter Pan, a fada Sininho e os Meninos Perdidos, vão lutar contra o terrível Capitão Gancho, o seu imediato Canudo e os malvados piratas. Na Terra do Nunca irão também encontrar muitos índios, como a índia Lua Cheia, o urso Pena Branca, a sereia Maré verde e os seus Tritões, os deuses do mar e muitas fadas. Até ao final de abril, aos sábados, domingos e feriados às 15h (disponível para escolas e grupos, de terça a sexta às 11h e 14h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.teatro-politeama.com .


TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Flauta A companhia Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "A Flauta Mágica", uma nova versão teatral da ópera homónima de Wolfgang Amadeus Mozart, uma fábula sobre o amor, a amizade e a sabedoria, para crianças a partir dos 4 anos. Tamino e Papageno são dois amigos, prontos para deixar a adolescência e entrar na idade da razão e do amor. Tamino é corajoso e a aventura não lhe mete medo. Papageno, um simples e divertido passarinheiro, ingénuo e com o bom senso de uma eterna criança. São estes dois amigos, com personalidades tão diferentes, mas com um mesmo sonho, o de encontrar o amor e a felicidade, que juntos, e com a ajuda de outras personagens, de uma caixinha de música e da flauta mágica, vão conseguir enfrentar alguns perigos e sair vencedores de situações e provas inimagináveis. Até ao final de maio de 2013, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos, às terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .


LISBON STORY CENTRE
Ala Nascente do Terreiro do Paço, 78-81, Lisboa
Tel. 210 998 597
Memória Uma viagem no tempo para conhecer a história da capital portuguesa, as peripécias dos seus heróis, episódios de lutas e conquistas, aventuras mas também destruição, é a sugestão do Lisboa Story Centre - Memórias da Cidade para os mais novos. Durante cerca de uma hora, os jovens vão percorrer vários séculos de história e espaços da Lisboa de outros tempos, passando a conhecer as grandes personagens que fizeram da cidade o que ela é hoje. A visita passa por seis núcleos - "Mitos e Realidades", "Cidade Global", "1 de Novembro de 1755, o Dia de Todos-os-Santos", "A Visão de Pombal", "A Praça: Política e Prazer" e "Lisboa Virtual". Neste último, miúdos e graúdos poderão ver, numa maqueta interativa do centro da capital portuguesa, os locais onde aconteceram os factos sobre os quais ouviram falar durante a visita. A visita inclui o visionamento de um filme que mostra os efeitos devastadores do terramoto de 1755 que, devido ao seu realismo, fazem com que o espectador se sinta parte da ação, numa verdadeira experiência imersiva. Todos os dias do ano, das 10h às 20h. Ver mais informações em http://www.visitlisboa.com/getdoc/73269e86-6c3d-46a7-b9e9-01d19e9d7a93/NodeAliasPath.aspx .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Ciência O Pavilhão propõe aos jovens a nova exposição interativa "A Ciência que Muda o Mundo", que mostra diversas descobertas científicas revolucionárias do último século e a forma como influenciam a nossa vida, dos cuidados básicos de higiene até às aplicações tecnológicas da física quântica. Um mundo dominado por microorganismos sem os quais não conseguiríamos viver, um Universo em expansão, um planeta com recursos finitos e um cérebro que começa a revelar os seus mistérios são os quatro temas da mostra. A exposição é constituída por um Lounge Ciência e por quatro grandes áreas temáticas: A Vida e a Mente, Viver Melhor, O Sistema Terra e Para além do Visível, abordando temas de Biologia, Psicologia, Sociologia, Geologia e Física, entre outros. Até julho de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
T.rex O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres de todos os tempos. Mas o que se sabe realmente sobre ele? Terá vivido em Portugal? Era caçador ou necrófago? Teria escamas ou penas? Como era o mundo na altura em que viveram os dinossauros e o que causou a sua extinção? Será que desapareceram todos, ou ainda haverá dinossauros por aí? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, "T.rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes", concebida pelo Museu de História Natural de Londres, vai permitir recuar até ao final do período Cretácico, qualquer coisa como 66 milhões de anos. Tal como os verdadeiros paleontólogos, os jovens vão observar fósseis, analisar dados e comparar modelos de várias espécies de dinossauros. Os visitantes irão olhar nos olhos de um Tyrannosaurus Rex em tamanho real, com mais de cinco metros de comprimento, e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T. Rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda. Os jovens poderão tocar num fóssil de pegada de saurópode, sentir como era a sua pele e conhecer um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo, que pertenceu à espécie portuguesa Lourinhanosaurus. Até agosto de 2013, de terça a sexta das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia (séc. XVI), Ouranomachia (séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt e em www.mc.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt e em www.mc.ul.pt .


MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2012, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhnc.ul.pt e em www.mc.ul.pt .


JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico e visitar a sua fauna: mais de 2000 animais de 360 espécies diferentes. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .


CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias às 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .


LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A, Lumiar - Lisboa
Tel. 914 333 385 e 967 191 071
Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. Aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, aos sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .


CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as segundas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às 19h. Ver mais informações em www.chapito.org .


CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Bela O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta o espetáculo de teatro para a infância "A Bela Adormecida". A peça conta a história da princesa Aurora, adormecida durante 100 anos, após os quais desperta, para a seu tempo encontrar a felicidade. No dia do seu nascimento, os reis abrem os portões do jardim do palácio ao povo, para com eles festejarem o feliz e tão desejado acontecimento. No meio da alegria, e enquanto se aguarda a chegada das fadas-madrinhas, rei e rainha convidam o povo a cantar e a dançar (ou seja, os atores encorajam o público a participar nos festejos). Mas após a entrada das três fadas-madrinhas, aparece inesperadamente uma outra fada e mostra o seu ressentimento por não ter sido convidada, prevendo para a bela princesinha um sono eterno, no dia em que completar 15 anos. Os reis, desesperados e ao mesmo tempo receosos de que aquela fada possa voltar com outras maldades, escondem a bela Aurora na casa de uma velha ama, mulher de confiança e que vive numa aldeia, longe do palácio real. Quinze anos passados, a princesa Aurora regressa ao seu lar, para festejar o dia do seu aniversário ao lado dos pais. É então que a mal-fadada profecia acontece mesmo, e a princesa cai num sono profundo do qual só despertará ao fim de 100 anos. Mas este é apenas o fio condutor da história, já que desde o dia do nascimento da princesa Aurora, até ao desejado fim feliz, muitas outras surpresas surgirão, numa peça cheia de magia, humor e lindas canções. Até julho de 2013, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas, de terça a sexta, às 10h30 e 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://www.malaposta.pt .


MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Brindes O museu inaugurou, no dia 12 de janeiro, uma nova mostra no salão de exposições temporárias. Esta exposição não temática inclui diversas peças com brindes promocionais do início do século XX, como uma caixa de furos dos chocolates Regina; brinquedos artesanais, Lego, Playmobil, jogos, livros e um carrossel em madeira concebido pelo artista plástico português António Alfredo. Até ao dia 15 de setembro, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Brincadeiras O museu está a comemorar 15 anos de instalação no seu atual local, o edifício do antigo quartel de bombeiros, na Vila de Sintra. Mais de 750 mil pessoas já visitaram este espaço. No âmbito dessa comemoração, mostra em pormenor 15 dos 60 mil brinquedos expostos do seu acervo e a eles dedica uma atividade especial. Cada um destes 15 brinquedos vai dar origem a uma brincadeira diferente e o museu lança um desafio a todos os jovens: venha participar nelas! Até ao dia 13 de novembro de 2013, de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h (encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro). Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .


MUSEU DA CIDADE
Praça João Raimundo, s/n, Almada
Tel. 212 734 030
Brinquedos O museu apresenta a exposição "Brincadeiras dos Nossos Avós". Centrada nas memórias da infância e no seu universo lúdico, a mostra convida os visitantes a recuar a um tempo anterior à massificação do brinquedo, onde a criatividade, a preciosidade do objeto, e, na maior parte das vezes, a invenção do próprio brinquedo eram os grandes aliados do brincar. Nesta exposição, almadenses anónimos partilham canções e lengalengas, histórias de brincadeiras e narrativas de aventuras enquadradas por antigos brinquedos. Carrinhos de rolamentos, bonecas de pano e de celuloide, brinquedos em pasta de papel, folha ou madeira e papagaios de cana são alguns dos objetos apresentados, cedências de almadenses e do Museu do Brinquedo de Sintra, que evocam memórias, técnicas de construção e saberes centenários. O museu tem também uma programação especial para os mais pequenos, sujeita a marcação prévia. Até ao dia 26 de maio, de terça a sábado (salvo feriados), das 10h às 13h e das 14h às 18h. Ver mais informações em http://www.m-almada.pt/museus .


NORTE E CENTRO


TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
Praça da Batalha, 102, Porto
Tel. 223 401 956 e 914 164 437
Páscoa 7 A Associação Cultural Mundo Razoável apresenta, em conjunto com o serviço educativo do Teatro Nacional São João, "Oficina Páscoa no Teatro", uma atividade destinada às crianças dos 6 aos 10 anos. Com esta atividade, os mais pequenos poderão passar parte das suas férias da Páscoa no teatro. Orientados por formadores das áreas do teatro e da música, os jovens participantes da "Oficina Páscoa no Teatro" irão usufruir, durante cinco dias, de uma experiência ao nível da escrita, da representação e da percussão, participando por fim num exercício teatral coletivo. Até ao dia 22 de março, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em http://mundorazoavel.wordpress.com e http://www.tnsj.pt .


FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210, Porto
Tel. 226 156 500
Dia do Pai e Páscoa Serralves assinala o Dia do Pai com duas oficinas destinadas a toda a família, constituído por três oficinas e dois percursos. Uma delas é "Máquinas Felizes". A partir de brinquedos/máquinas e obras de arte com mecanismos variados, esta oficina explora o fascínio das engrenagens e do movimento. Com arames, chapas, papeis, entre outros materiais, serão construídas pequenas máquinas lúdicas que transportam o imaginário para o mundo real. E a outra é "O Meu Pai é Careca e o Teu?" Como é o seu pai? Que características tem? O que será que o distingue? Se ele estivesse no meio da multidão, como o descobriria? Será que os jovens sabem que foram muitos os artistas que retrataram os seus pais? Estas oficinas têm funcionamento contínuo, com entrada e participação gratuitas. No dia 17 de março, das 10h às 13h. Por outro lado, a fundação propõe o programa "Férias da Páscoa em Serralves", destinado a crianças dos 4 aos 12 anos, constituído por 11 oficinas que se realizam em dias e horários variados, e que tem como objetivo permitir a ocupação do período de férias de uma forma divertida e pedagógica. O programa procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a natureza. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. De 18 a 22 e de 25 a 28 de março (exceto fins de semana), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, mediante inscrição prévia. Ver mais informações em www.serralves.pt .


MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA VITÓRIA
Rua de São Bento da Vitória, s/n, Porto
Tel. 800 108 675 e 223 401 900
Macacos O Teatro Pé de Vento e o Teatro Nacional São João apresentam em coprodução o espetáculo "Os Macacos não se Medem aos Palmos". A peça conta a história de Basílio, o macaquinho que recolhia num caneco de folheta os donativos destinados a seu dono, Fagundes da Silveira, um tocador de realejo. Diga-se que este teria conseguido juntar uma pequena fortuna se não tivesse gasto todo o dinheiro que ganhou em jogo e noutras extravagâncias. Mais atinado, o macaco Basílio foi guardando nas pregas do casaquinho de cetim - e sem que Fagundes disso se apercebesse - algumas das moedas que angariava, conseguindo assim um considerável pecúlio. Até que chega o dia em que os papéis se invertem e Fagundes já completamente falido, a quem o macaco Basílio comprara o realejo, passa a trabalhar para este. Eis-nos, pois, mergulhados num mundo às avessas. Nos dias 14 e 15 de março às 21h30, no dia 16 às 16h e 21h30 e no dia 17 às 16h. Ver mais informações em www.pedevento.pt .


MUSEU DAS MARIONETAS DO PORTO
Rua das Flores, 22, Porto
Tel. 222 083 341
Marionetas Há 25 anos que o Teatro de Marionetas do Porto constrói marionetas, objetos, adereços e cenários para as suas criações. Um aniversário é um momento sempre especial para celebrar a vida. E a vida do Teatro de Marionetas do Porto é este ano celebrada de uma forma especial com a abertura do Museu das Marionetas do Porto. A abertura do museu tem a forma de um poema do presente, lugar de encontro do passado e do futuro e agora esses depósitos de sonhos vão poder ser partilhados, encontrando novas formas. Exposição permanente, de segunda a sábado, das 11h às 18h. Ver mais informações em http://www.marionetasdoporto.pt .


MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável. Os papéis obtidos são impressos nas máquinas que compõem a exposição "Memórias Vivas da Imprensa". Para uma produção personalizada das folhas de papel, é aconselhável que os participantes tragam de casa desperdícios reutilizáveis como cascas de cebola, pétalas de flores, etc. E a outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde serão desafiados a construir um livro, através de dobragens e colagens. No final da atividade, as crianças podem decorar os trabalhos, imprimindo nas máquinas expostas. Para uma recordação especial, o Museu poderá criar uma gravura personalizada para o grupo. O museu está aberto para visitas todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30, mas para participar nas atividades é necessário fazer inscrição prévia (para escolas, somente de segunda a sexta, nesses mesmos horários). Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .


ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Animais Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, com a última entrada às 16h. Ver mais informações emwww.zoosantoinacio.com .


CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário O Planetário de Espinho propõe variadas atividades, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 17h, para maiores de 4 anos. "Química do Universo", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para toda a família. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados às 15h, para maiores de 12 anos. E "Acampar com as Estrelas", aos domingos às 15h, para maiores de 10 anos. O Observatório Astronómico, que está equipado com um dos maiores telescópios a nível nacional, oferece por seu lado várias atividades, destacando-se o acompanhamento de efemérides astronómicas mais esporádicas, por forma a permitir a observação de eclipses, asteroides ou supernovas, entre outros. Ver mais informações em www.multimeios.pt .


VISIONARIUM - CENTRO DE CIÊNCIA DO EUROPARQUE
Santa Maria da Feira
Tel. 256 370 605 e 256 370 609
Ciência O Visionarium propõe o programa "Toca a Mexer! Ciência Low-Cost para Toda a Família". Este programa de três partes sobre ciência experimental quer descobrir se os jovens têm nos seus genes a audácia de um cientista. Na primeira, "Químicos em Reação", devem deixar a curiosidade comandar os seus instintos de investigador e desafiar os pais e amigos a divertirem-se com espetaculares experiências químicas. Na segunda, "Animais Exóticos", vão entrar na aventura do conhecimento e descubrir tudo sobre o mundo dos répteis, anfíbios, aracnídeos e mamíferos, na mais recente exposição do centro. E na terceira, "Alerta Vermelho", já que ainda é inverno, que tal poder fazer neve instantânea ou um termómetro? No dia 17 de março, das 14h às 18h. Ver mais informações em www.visionarium.pt .


PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul - Oliveira de Azeméis
Tel. 256 683 170
Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. Todos os dias (salvo as terças, quando está encerrado), das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .


MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês O Museu da Ciência oferece aos mais novos diversos ateliês no âmbito do programa Sábados no Museu. O próximo ateliê vai ser "Viagem da Gota de Água", para crianças dos 3 aos 5 anos. O planeta Terra tem muita, muita água, e esta água está sempre em movimento. Se conseguíssemos seguir uma gota, percebíamos que ela faz uma viagem extraordinária. Este ateliê desafia os mais pequenos a fazer esta viagem. No dia 16 de março, das 15h às 16h. E a seguir vai ser o ateliê "Nome de Código: Morse", para crianças dos 5 aos 7 anos. Os telégrafos existem há quase 200 anos. Foram uma invenção muito importante que nos possibilitou comunicar à distância. Neste ateliê, os mais pequenos vão construir um telégrafo e aprender a comunicar em código Morse. No dia 23 de março, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .

Pedro Andrade
Créditos: Expresso/Cultura


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário