sexta-feira, 15 de março de 2013

Tudo ou nada... chocolate???

(imagem retirada da internet)



Chocolate realmente causa espinhas?


Eu poderia listar aqui várias razões para você comer ou não comer chocolate, e nenhuma delas seria acne. Por exemplo, chocolate normalmente é um alimento gorduroso, coisa que sua cinturinha não vai gostar. A saúde de seu coração também não. Chocolate também pode dar dor de cabeça ou enxaqueca. Por outro lado, quanto mais cacau ele tem – como o chocolate amargo, mais flavonoides ele tem, substância que faz bem para a saúde e até combate o envelhecimento das células. “Os flavonoides do cacau mostram-se potentes para melhorar a estrutura da pele e o fluxo sanguíneo, o que faz das pequenas porções desse tipo de chocolate uma parte legítima e deliciosa do seu regime de cuidados da pele. Mas não pode abusar”, explica a nutricionista especializada em beleza, Lisa Drayer.
Em 2009, um estudo até descobriu que comer (pouco) chocolate diariamente ajuda a proteger contra perda de memória relacionada à idade, por causa dos polifenóis do cacau, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.


Então de onde veio esse mito?

Todo o boato começa em alguma verdade, meia-verdade, ou suposição. No caso do chocolate, sua relação com a espinha pode vir de dois outros problemas: stress e ansiedade ou abuso de alimentos gordurosos (ou tudo isso junto).
A acne é uma doença inflamatória da pele. Com o aumento de harmónios sexuais, a produção de sebo também aumenta, obstruindo o canal de secreção da glândula sebácea  Essa obstrução acaba por formar o cravo – aquele pontinho branco ou escurecido – que pode se infeccionar formando bolhas cheias de pus conhecidas como espinhas. Ou seja, acne tem tudo a ver com hormónios e mudanças hormonais. Por isso que os adolescentes têm bastante. Por isso que as mulheres têm mais perto da menstruação. Por isso que qualquer um pode ter.
Comer chocolate dificilmente vai colaborar para a formação de acne. Mas quando você está nervoso, ansioso, pode ter acne e comer mais chocolate, erroneamente associando os dois últimos. Também, comer muitos alimentos gordurosos e açucarados de uma vez – como alimentos enlatados, processados, biscoitos, massas – pode contribuir para o aparecimento da acne por causa do aumento da oleosidade da pele, especialmente em dias mais quentes. Mas não é o caso de comer só chocolate. Tem que ser um abuso dessa classe de alimentos.
E mesmo assim, é bem mais provável que a festa hormonal de seu corpo seja responsável por aquela coisa horrorosa do tamanho do Titanic que saiu na sua testa.

Créditos: hypescience


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário