sexta-feira, 29 de março de 2013

Crónicas 10 minutos: Alimentação & Saúde de mãos dadas

(imagem retirada da internet)




Mitos alimentares? 

Segundo a OMS, há 300 milhões de pessoas que sofrem de obesidade no mundo e esta doença já é um dos 10 principais problemas de saúde pública do mundo, sendo classificada como epidemia. Portugal está entre os países desenvolvidos nas taxas de Excesso de Peso e Obesidade apresentando já mais de 50% da população padecendo desse flagelo. 

Com o evoluír dos tempos, a população foi-se tornando cada vez mais sedentária, com menos exposição e atividade ao ar livre, menos exercicio de esforço e resistência e ao mesmo passo a disponibilidade de alimentos/pessoa foi aumentando cada vez mais de alimentos com elevada densidade energética mas pobres nutricionalmente. Hoje deparámo-nos com uma sociedade doente em idades cada vez mais jovens e, com isso, maior invalidez, incapacidade e dependência. 

Ora, com estas evoluções/involuções todas, surgiu a terapia através da alimentação e mais concretamente da nutrição. E com ela muito se veio a dizer nos meios de comunicação social, nasceram muitas teorias paralelas àquilo que se considera verdade do ponto de vista científico.Contudo, existem leitores que ao abrirem a primeira página do google ou o primeiro livro da livraria já aceitam aquela teoria como a mais certa, a mais infalível e a mais verdadeira. Há que ter uma visão crítica sobre tudo o que se lê ou o que nos é impingido. Por vezes, existem marcas por detrás dessas mesmas teorias a patrociná-las para que sejam divulgadas, outras vezes existem a simples mania das “dietas malucas” que determinados profissionais utilizam para cativar clientes apenas pelos resultados rápidos a curto prazo. No entanto, há que ter discernimento e entender que tudo o que é radical, não dura muito tempo e o tempo que dura pode ter os seus efeitos secundários na saúde do indivíduo. Dietas de restrição com sucesso têem de ser encaradas para toda a vida e com alguma consciência que têem de ser acima de tudo enquadradas nos nossos gostos, rotinas e ter em conta alguns fatores do nosso padrão alimentar. 

Escolhi, portanto, alguns mitos do conhecimento popular e adotados pela população em geral, muito bem esclarecidos pela grande professora Isabel do Carmo, Endocrinologista, com uma vastíssima experiência no controlo e gestão de peso de inúmeros pacientes ao longo da sua carreira: 


“O Pão engorda” – FALSO 
Frequentemente ouve-se dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos… O pão engorda apenas se for comido em exagero, tal como qualquer outro alimento. O pão é equilibrado, uma vez que fornece minerais (ferro e cálcio), vitaminas (complexo B) e, principalmente, hidratos de carbono, que são a nossa principal fonte de energia. É também uma excelente fonte de fibras, que ajudam a regular o organismo, já que facilitam o funcionamento intestinal e, graças à sua capacidade de absorção de água, promovem a saciedade. O pão é, sem dúvida, um alimento saudável e, por si só, não engorda. 


“Comer massas engorda” – FALSO 
Tudo o que é consumido em excesso faz engordar porque todos os alimentos fornecem calorias, uns mais, outros menos. O único isento de calorias é a água. Dela podemos abusar! A fama que as massas têm de serem altamente calóricas é injusta, elas são ricas em hidratos de carbono, mas têm baixo teor de gordura. Promovem a saciedade e são de fácil digestão. Por isso, são um alimento nutritivo e equilibrado e, se forem ingeridas nas proporções adequadas, não engordam. 


“As tostas emagrecem” – FALSO 
As tostas, quando comparadas com igual quantidade de pão, fornecem mais calorias (energia) uma vez que são mais ricas em gordura e pobres em água. No entanto, podem fazer parte de uma alimentação saudável. Tudo depende da quantidade! 


“O azeite é uma gordura excelente por isso não engorda” – FALSO 
O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto quanto as outras gorduras. Cada colher de sopa contém 10g e fornece-nos 90Kcal. 
É uma gordura excelente, rica em antioxidantes, que ajuda o funcionamento do aparelho cardiovascular e como tal, sempre preferível às outras gorduras, sobretudo as saturadas, mas o seu consumo deve ser sempre com conta, peso e medida. 


“As frutas após as refeições engordam?” – FALSO 
As frutas fornecem as mesmas calorias, independentemente se forem ingeridas antes ou depois das refeições. No entanto se ingeridas antes, como contêm fibra, contribuem para uma saciedade mais rápida e assim evitar o consumo de outros alimentos. A ordem em que se ingerem os alimentos não influencia o total de calorias diárias! 


“A água bebida durante as refeições engorda?” FALSO 
A água não fornece calorias, pois não tem macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono). Portanto a água não engorda mesmo que bebida antes, durante ou depois das refeições. No entanto se bebida antes das refeições pode provocar uma sensação de saciedade mais rápida e assim evitar o consumo de outros alimentos. Beba água como e quando preferir. A hidratação é muito importante para uma boa saúde. A percentagem de água presente no corpo humano é de 60%, no caso de haver retenção de água pelo organismo, poderá influenciar o peso. No entanto, um indivíduo saudável não faz retenção de líquidos. (Esta é uma situação associada a algumas doenças e que deve ser sempre acompanhada pelo médico). 


“Os alimentos integrais não engordam?” FALSO 
Os alimentos integrais fornecem mais fibra que os refinados, mas a composição nos restantes nutrientes é semelhante. O que significa que para o mesmo peso fornecem um valor calórico semelhante. O interessante da fibra é que melhora o trânsito intestinal, contribui para reduzir os níveis de açúcar (glicose) e colesterol do sangue e previne doenças como o cancro. É aconselhado incluir na dieta produtos integrais por estas razões, mas não como método de emagrecimento. 


“Posso comer frutos secos à vontade que não engordo” – FALSO 
Se a pessoa tem tendência para engordar vai acontecer isso se não tiver tento nem medida na quantidade de frutos secos que come. Nesses casos estes devem ser consumidos de 2 a 3 chávenas de café por semana pois a sua constituição apesar de ser muito benéfica para a saúde, contém de 500 a 700 Kcal por 100g. São exemplos: Amêndoa, avelã, noz, pinhão, pistácio, castanhas, pevides, amendoíns, frutas passas e frutas desidratadas. 


“Há alimentos proibidos numa alimentação saudável” – FALSO 
Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. É verdade que alguns alimentos, sobretudo quando são ricos em gorduras ou em açúcar são apontados como pouco saudáveis. O que não significa que não possam ser ingeridos. 
A questão fundamental prende-se com a quantidade e a frequência. Alimentos menos equilibrados devem ser ingeridos em menor quantidade e apenas de vez em quando. 

In “Os alimentos e mitos que nos engordam” de Prof Isabel do Carmo 


Que o teu remédio seja o teu alimento, 
e que o teu alimento seja o teu remédio 
(Hipócrates)


MEIO CRESCENTE – Ideias em movimento! 

1 comentário: