domingo, 17 de março de 2013

Made in Português!

(imagem retirada na internet)



Conservatório de Música da Guarda organiza festival dedicado à guitarra
O Conservatório de Música de São José da Guarda vai promover, na próxima semana, entre terça-feira e quinta-feira, um festival dedicado à guitarra, que inclui três concertos e um curso de aperfeiçoamento musical, anunciou hoje a organização. O festival denominado ‘O Elogio da Guitarra' é "inteiramente dedicado à celebração do repertório guitarrístico e à formação de músicos", segundo Hugo Simões, diretor artístico do evento que se realiza, naquela cidade, desde 2009. De acordo com Hugo Simões, a iniciativa, que vai na quinta edição, tem contribuído "de forma sólida" para "o aperfeiçoamento musical de jovens músicos e para a apresentação de novos valores do panorama guitarrístico português".
O programa deste ano integra três concertos, um por cada dia, e um curso de aperfeiçoamento musical em guitarra, orientado por Paulo Vaz de Carvalho, docente da Universidade de Aveiro, a realizar nos três dias do evento, entre as 10:30 e as 19:30, nas instalações do Conservatório de Música de São José da Guarda. O festival será inaugurado com um concerto pela orquestra de guitarras Guitarrafonia, a realizar pelas 21:30 de terça-feira, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
A organização refere que a orquestra é o "resultado ambicioso" do projeto de cooperação de instituições de ensino especializado da música de Castelo Branco, Fundão, Guarda, Viseu e Covilhã, que reúne professores e alunos "numa vivência musical partilhada", num historial que já conta com mais de meia centena de concertos.
Os concertos dos dias seguintes, pelos músicos Ruben Bettencourt (quarta-feira) e André Madeira (quinta-feira), acontecem no edifício do Museu da Guarda, sempre pelas 21:30. São dois solistas "que têm vindo a afirmar-se em Portugal e no estrangeiro e que aqui se juntam a nomes como os de António Justiça, Augusto Pacheco, Pedro Rodrigues, Duo Intermezzo, Duo Justiça/Amaral, José Mesquita Lopes e Michel Sadanowsky, intérpretes que anteriormente fizeram a música acontecer no mesmo festival", assinalam os promotores do festival de guitarra.
‘O Elogio da Guitarra' é dedicado "a todos os amantes de música que partilham o gosto pela beleza artística, atingida neste caso através da execução de um instrumento musical que é cada vez mais apreciado pelo público", refere a fonte.
Créditos: ionline


Exportações de vinho aumentam 10% em 2012
As exportações de vinho subiram 10,1% em 2012, face a 2011, seguindo a tendência dos dois anos anteriores, revelou hoje o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), citando dados do Instituto Nacional de Estatística. De acordo com as mesmas fontes, o ano encerrou com um saldo entre as exportações e importações de vinho "fortemente" positivo, com lucros de 620 milhões de euros e um aumento de 8% face a 2011.
Em comparação com 2011, as exportações subiram 8,8% em volume de transações e 7,1% em valor, apesar de o preço médio ter decrescido 1,5% em 2012 devido ao "decréscimo do preço das expedições para o mercado comunitário", refere um comunicado hoje divulgado pelo IVV. O IVV sublinha, no comunicado, que "o comércio externo de vinhos regista três anos consecutivos de crescimento, sendo ultrapassada pela primeira vez a barreira dos 700 milhões euros, com as exportações a atingirem um valor de 704 milhões de euros.
Pelo terceiro ano consecutivo, a balança comercial regista um salto positivo, com uma subida desta vez de 8%. Tanto as exportações como as importações aumentaram, mas as exportações de vinho (7,1%) foram superiores às importações (1,4%).
As exportações tiveram uma maior subida para fora do espaço comunitário (11,9%) do que dentro da Europa (3,9%), mas a Europa manteve-se como destino em volume, com 55% da produção transacionada. Os países terceiros representam 42% do peso das exportações, com 297 milhões euros, dos quais 215 milhões euros são de negócios ligados aos vinhos do Porto, da Madeira, com "denominação de origem protegida" e com "indicação geográfica protegida". Quanto às importações e ao contrário de 2011, vieram sobretudo de países europeus, registando um incremento de 1,6% face a 2011 (ano em que desceram 7,1%), tendo baixado 14,4% as importações extracomunitárias (em 2011 tinham aumentado 30,1%).
Nos dez principais mercados mundiais de vinhos estão a Angola, Suíça, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil e, com exceção do mercado brasileiro, todos fecharam o ano com desempenhos positivos de volume, valor e preço médio, como aconteceu também com Portugal. No espaço europeu, a Alemanha foi o país a registar maior crescimento no plano das exportações de vinhos em volume (10,3%), mas posicionou-se em segundo em valor (11,9%).
Créditos: ionline


Jogo português no top dos downloads em iPads
O jogo “NV Runners, da empresa Nutri Ventures, lidera os downloads feitos em iPads, na categoria Kids, e ocupa o terceiro lugar na contagem genérica. De download gratuito, o jogo desenrola-se em 49 plataformas organizadas em cinco níveis.
O objectivo da Nutri Ventures é promover a alimentação saudável através de conteúdos de entretenimento, pelo que no “NV Runners”, os heróis vão coleccionando os Nutri-Powers necessários para ganharem as batalhas e combater o vilão. A aplicação, lançada para sistemas iOS e web, estando disponível também para iPhone e iPod.
Créditos: ionline


Enunciados das provas e exames nacionais vão incluir código internacional para daltónicos
Os enunciados das provas finais de ciclo e exames nacionais com cor vão incluir este ano o código internacional para daltónicos (ColorADD), podendo ser realizadas "indistintamente por alunos normovisuais e daltónicos". De acordo com uma informação conjunta do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) e do Júri Nacional de Exames (JNE), datada de terça-feira, "todas as provas com cor apresentam o código". A informação acrescenta que, para os exames do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), ensino secundário e provas de exames finais nacionais, de acordo "com a prática iniciada no ano letivo 2010/2011", serão também disponibilizados enunciados específicos para alunos cegos, alunos com baixa visão e alunos com limitações motoras severas. "A disponibilização das provas em Braille será assegurada para 2013 e para os anos subsequentes", assegura ainda.
Em janeiro, o Ministério da Educação anunciou que os enunciados das provas finais e dos exames nacionais para alunos cegos e com baixa visão serão apresentados este ano num formato digital específico ou em documento com entrelinha 1,5, em formato PDF.
O ministério adiantou também que fica salvaguardada a possibilidade de este ano, com caráter transitório, os alunos que não reúnam condições para realizar as provas em formato DAISY (Digital Accessible Information System), poderem fazê-las transcritas em Braille.
Com estas adaptações realizadas de acordo com as necessidades educativas, o GAVE pretende "contribuir para a criação das melhores condições operacionais para a realização das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais por estes alunos".
"O elenco dos tipos de adaptação a disponibilizar constitui a resposta técnica a um conjunto de dificuldades que se pretendem continuar a ver corrigidas ou minimizadas, considerando a heterogeneidade do universo de alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas". O GAVE admite ainda "disponibilizar outras adaptações, com caráter excecional, a decidir, caso a caso, em articulação com JNE" no caso do ensino secundário.
Créditos: ionline


Corta-relva autónomo português ganha concurso internacional
Um corta-relva autónomo para campos de golfe, inventado por uma empresa portuguesa, venceu um concurso internacional de robótica em Lyon, França, disse hoje um dos criadores à agência Lusa. O robô foi distinguido num evento destinado a novas empresas do sector no âmbito do Innorobo, um dos maiores certames de robótica na Europa.
A Selftch, empresa criadora, nasceu pela mão de três engenheiros formados no Instituto Superior Técnico e um mestre em economia da Universidade Nova de Lisboa, que ambicionam colocar a robótica ao serviço de tarefas do dia-a-dia. O Golmow (nome que junta as palavras inglesas golf e mower - ceifador) é 100% elétrico e autónomo, com uma aplicação própria, que, graças a navegação por GPS, permite à máquina circular com precisão de centímetros. Com a distinção, "a empresa espera conseguir captar a atenção de investidores", explicou à agência Lusa João Estilita, um dos empreendedores, natural da Covilhã, ligação que levou a sede da empresa para o Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da cidade.
O Parkurbis acolheu o desenvolvimento da invenção que agora está a ser testada em dois campos de golfe perto de Lisboa, referiu. João Estilita acredita que a máquina irá "revolucionar a manutenção dos campos nos próximos anos, permitindo que as zonas conhecidas como 'fairways' ou pistas sejam cortadas de uma forma completamente autónoma e limpa". Segundo refere, está em curso "a segunda fase de investimento para começar o processo de industrialização e comercialização", acrescentou, pelo que a distinção no Innorobo é vista como uma ajuda para conquistar investidores.
O evento a decorrer de 19 a 21 de Março deverá juntar cerca de 50 empresas com diversas novidades na área da robótica. A obtenção do primeiro lugar permite à nova empresa figurar "ao lado de grandes empresas mundiais de robótica e fazer a apresentação do projecto numa sessão interactiva a um painel de investidores", concluiu. O Golmow é um projecto co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico nacional (QREN).
Créditos:Lusa/SOL/vida


Aveiro recebe o maior evento de tecnologia Wireless em Portugal
Estudo inédito de performance de plataformas wi-fi

À semelhança do que aconteceu em 2011, a cidade de Aveiro (Centro Cultural e de Congressos de Aveiro) vai acolher, na próxima quinta-feira, dia 21 de Março, a partir das 10h00, o maior evento de tecnologia Wireless em Portugal - o Wireless Meeting 2013.
Organizado pela Wavecom, empresa aveirense de engenharia de comunicações, o evento pretende ser um momento de reflexão e partilha sobre os últimos desenvolvimentos no Mundo Wireless. Tem por objetivo a contextualização e a exploração dos vários desafios e oportunidades que são colocados presentemente às organizações e empresas. Este ano, a programação do Wireless Meeting 2013, contará com um painel de especialistas nacionais e internacionais de renome, abordando temas como: High Density Wi-Fi | Microwave Links | Wireless M2M | Wireless off-shore | Trends
A par da realização do evento, a Wavecom irá promover o primeiro grande estudo de performance de plataformas Wi-Fi com o intuito de aferir quais as mais valias de cada um dos principais fabricantes a nível Mundial. Os testes serão efetuados utilizando a ferramenta IxVeriwave da IXIA, que permite aferir a fiabilidade e a capacidade das redes, bem como dos equipamentos que as compõem.
Este estudo procura preencher uma lacuna nesta área em Portugal, já que não existe qualquer estudo de relevo deste tipo publicado no nosso país. Serão atribuídos prémios aos produtos que demonstrem possuir um maior conjunto de atributos, após uma análise global dos resultados. Os prémios entregues distinguirão duas categorias: o “Gold Award” e o “Silver Award”. 
A Ixia é uma empresa que fornece sistemas de teste e plataformas de verificação de serviços para infra-estruturas com e sem fios e para serviços. Opera em cerca de 30 países, tendo como clientes fabricantes como a Cisco e a Alcatel-Lucent, prestadores de serviços como a NTT e a DeutscheTelekom. A cerimónia de entrega dos prémios será realizada no final da conferência.
Créditos: CienciaPT


Glintt lança concurso para ideias de negócio
Glintt lança a edição 2013 do concurso “Gbip”, uma iniciativa de apoio ao empreendedorismo aberta a todos os promotores de ideias inovadoras de negócio de base tecnológica.
“Meios de pagamento”, “Saúde”, “Energia” e “Mar” são as áreas temáticas elegíveis para a concretização das ideias de negócio para este projeto. É solicitado aos participantes que as suas ideias de negócio proporcionem o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica apresentando vantagens competitivas orientadas para as necessidades do mercado e que primem pela inovação e pela originalidade.
A cada uma das candidaturas vencedoras será atribuído um prémio no valor equivalente a 20 mil euros, materializado em espaço físico, acesso a materiais e equipamentos, acesso a uma equipa de engenheiros e consultores com competências técnicas, operacionais e de gestão que funcionarão como mentores das equipas quer na componente técnica do projeto, quer na preparação do plano de negócios, mitigação de riscos e colocação dos produtos nos mercados. 
Luís Gameiro da Silva, administrador da Glintt explica: “O nosso objetivo é fomentar e apoiar a atividade empreendedora, oferecendo os recursos físicos e humanos da Glintt. O projeto procura atrair, identificar, avaliar e premiar todas as ideias inovadoras de negócio de base tecnológica que se enquadrem na nossa estratégia de desenvolvimento de negócio.” E acrescenta: “Dispomos de uma forte rede comercial na Europa, América Latina e África que podemos pôr à disposição dos empreendedores, tornando assim mais célere e mais barato o custo, geralmente muito elevado, da internacionalização”. O prazo para a apresentação de candidaturas termina no próximo dia 26 de abril e a divulgação dos vencedores acontecerá em junho, em cerimónia pública. 
Créditos: CienciaPT


Prémio Universidade de Lisboa distingue João Lobo Antunes
O neurocirurgião João Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Universidade de Lisboa, que conta com o apoio do Banco Santander Totta, pelo seu contributo para o desenvolvimento e projeção da cultura científica em Portugal.
O Prémio Universidade de Lisboa tem um valor pecuniário de 25 mil euros e é atribuído ao abrigo do acordo de colaboração entre a Universidade e o Banco Santander Totta, para distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, a trabalhar em Portugal há pelo menos cinco anos, cujos trabalhos, de reconhecido mérito científico e/ou cultural, tenham contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou da Cultura e para a projeção internacional do país.
Segundo o júri do Prémio, João Lobo Antunes, de 68 anos, é uma das figuras que mais contribuiu para o desenvolvimento e projeção da moderna cultura científica em Portugal. A ele se deve uma vigorosa expansão de fronteiras institucionais, com particular destaque para a criação do Instituto de Medicina Molecular e, mais recentemente, para o processo de fusão que conduziu à nova Universidade de Lisboa. Homem de densa cultura humanística e científica, João Lobo Antunes alia, de forma exemplar, a sua formação como neurocirurgião e professor universitário a uma intensa atividade de investigação e de intervenção cívica, sublinha o júri.
Atualmente, o premiado é diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, presidente da Academia Portuguesa de Medicina e do Instituto de Medicina Molecular. João Lobo Antunes foi ainda o primeiro médico português a implantar o olho eletrónico num invisual, em 1983, e tem publicados mais de uma centena de artigos científicos, além de quatro livros de ensaios. O júri, que atribuiu o Prémio por unanimidade, é constituído por várias personalidades de reconhecido mérito nestas áreas, tendo como presidente o Reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, e como vice-presidente, o Administrador do Banco Santander Totta, Luís Bento dos Santos.
Esta é a 7ª edição do Prémio, que tem vindo a distinguir importantes personalidades, como Eduardo Lourenço, Maria Odette Santos Ferreira, António Coutinho, Filipe Duarte Santos e Jorge Miranda. A relação com o Ensino Superior continua a ser a grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora atualmente com 45 universidades portuguesas.
O Banco investe anualmente em Portugal mais de 5 milhões de euros em ações de responsabilidade social corporativa. Deste investimento, 80% destinou-se ao Ensino Superior, através do apoio ao conhecimento, à Mobilidade Internacional e da concessão de Bolsas de Mérito e Prémios Científicos. O Banco Santander, através do Santander Universidades, colabora com 1.027 universidades e centros de investigação de todo o mundo.
Créditos: CienciaPT


Filmes portugueses ganham destaque em França
Dois filmes portugueses foram selecionados para fazer parte do festival Reflexos do Cinema Ibérico e Latino-Americano, em França. "A Última Vez Que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, e "As Linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, vão estar em destaque até dia 27 de Março, na 29ª edição do festival de Villeurbanne, na periferia de Lyon.
Este ano, a organização do evento decidiu abordar a "Edição dos Retratos", tema que pretende retratar pequenas histórias sobre as relações entre seres humanos e os laços que estabelecem entre si. "Histórias de vida, de sobrevivência, de criação e de inspiração, histórias de combate, mas também retratos da infância à velhice", explicou Pascale Amey, presidente da Associação Para o Cinema, ao Instituto Camões.
Enquanto ponto de encontro do cinema ibérico e latino-americano, o festival de Villeurbanne tem contribuído para divulgar o cinema português em França, não sendo esta a primeira vez que dá destaque a criações cinematográficas portuguesas.
Na edição de 2012, o certame elegeu a dupla de filmes portugueses "O Estranho Caso de Angélica", do realizador Manoel de Oliveira, e "O Cônsul de Bordéus", de Francisco Manso e João Corrêa. "As Linhas de Wellington" (2012) conta a história de um episódio final das invasões francesas em Portugal que, em 1810, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Arthur Wellesley.
Por sua vez, "A Última Vez Que Vi Macau" (2012) é um documentário sobre um homem que recebe em Lisboa um e-mail de uma amiga que não via há anos e que lhe pede para ir ter com ela a Macau. A viagem é um regresso às memórias do personagem, com episódios estranhos e assustadores.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]
Créditos: Boas Notícias


Novo vídeo promove talento e potencial português
"Escolha Portugal" é o título de um novo filme promocional lançado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) que destaca o potencial do país e as condições de excelência de Portugal para o investimento. O filme tem a duração de cinco minutos e atravessa várias dimensões da atividade nacional retratando a história, os talentos, as indústrias e as suas condições únicas para o turismo e para potenciais investidores.
O novo vídeo promocional faz uma recolha de momento mediáticos que envolvem portugueses talentosos e reconhecidos como o treinador José Mourinho, o escritor José Saramago, a pintora Paula Rego ou o arquiteto Eduardo Souto Moura, entre muitos outros. A segunda parte do filme foca-se nas principais indústrias portuguesas, como por exemplo as energias renováveis, a indústria do ramo automóvel e da aeronáutica, passando pelo vestuário, a investigação e tecnologia , o calçado, a cortiça e o papel.
O filme está disponível em cinco línguas - português, inglês, castelhano, francês e mandarim - e será utilizado no quadro de todas as atividades promocionais da AICEP.
[Notícia sugerida por Escapadelas]
Créditos: Boas Notícias


Pousadas de Portugal são as preferidas dos turistas
As Pousadas de Portugal são as preferidas dos turistas. De acordo com um estudo realizado, recentemente, pela Deco/Proteste, as pousadas nacionais atingiram o mais elevado índice de satisfação num estudo que ouviu mais de 15 mil turistas portugueses e internacionais. Os resultados do estudo foram divulgados num comunicado, citado pela agência Presstur, que revela que o conforto, o bar, o serviço de limpeza, o pequeno-almoço e a simpatia da equipa foram alguns dos critérios de avaliação tidos em conta.
Além da satisfação dos turistas face às pousadas portuguesas, o estudo deu ainda a conhecer a confiança depositada pelos mesmos nos hostéis do Grupo Pestana, o único grupo hoteleiro português a destacar-se entre as cadeias de hotelaria internacionais. "Neste inquérito, que pretende analisar vários setores do Turismo, tais como o país preferido para umas férias de sonho, o tipo de destino, as agências de viagens ou os cruzeiros, as unidades Pestana aparecerem no topo da lista das cadeias mundiais que mais satisfazem os turistas", congratula-se o grupo.
O estudo, agora publicado, foi realizado entre junho e julho, por inquérito direto, e em setembro, por correio eletrónico, baseando-se em questões efetuadas a 15 mil turistas provenientes de Portugal, Espanha, Bélgica e Itália. 
Créditos: Boas Notícias


Exames nacionais adaptados a deficientes visuais
As provas finais de ciclo e os exames nacionais vão ser adaptados a alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas. As alterações vão ser aplicadas já a partir deste ano e têm como objetivo melhorar as condições destes alunos para a realização das provas. Segundo o comunicado conjunto do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) e do Júri Nacional de Exames (JNE), a adaptação das provas para alunos daltónicos compreende a introdução do código internacional ColorADD em "todas as provas com cor", podendo ser realizadas "indistintamente por alunos normovisuais e daltónicos".
Os estudantes cegos vão ter acesso a provas no formato áudio-digital DAYSY ou em alfabeto Braille, adaptação que "será assegurada para 2013 e para os anos seguintes". Quanto aos alunos com baixa visão ou com limitações motoras severas, as avaliações vão ser realizadas com recurso ao computador onde o enunciado será ampliado conforme as necessidades de cada caso.
Segundo o comunicado do GAVE, estas adaptações pretendem dar uma "resposta técnica a um conjunto de dificuldades que se pretendem continuar a ver corrigidas ou minimizadas, considerando a heterogeneidade do universo de alunos".
Clique AQUI para consultar o comunicado conjunto do GAVE e do JNE.
Créditos: Boas Notícias


Empresa lusa pioneira no uso de código para daltónicos
A ISA, uma empresa de soluções de eficiência energética, integrou um sistema de código ColorADD nas embalagens dos seus produtos para facilitar o reconhecimento de cores por parte de clientes daltónicos. A ideia é inédita a nível mundial e pretende ajudar os portadores de daltonismo a identificar as cores dos aparelhos eletrónicos que a empresa comercializa.
O Cloogy, um produto tecnológico português que permite ao utilizador conhecer quais os seus consumos de eletricidade em casa ou no escritório, inclui um código monocromático na sua embalagem para que a pessoa daltónica reconheça os conceitos universais de interpretação de cores. Nuno Martins, gestor de produto da empresa, explicou no site oficial da empresa que "a utilização do código ColorADD é um valor acrescentado para a ISA, uma vez que promove um projeto de inclusão reconhecido pelos diversos quadrantes da sociedade".
A tecnológica portuguesa torna-se assim no primeiro grupo comercial a diferenciar a utilização deste sistema na área das tecnologias e a "eliminar barreiras e facilitar o acesso ao universo Cloogy à sociedade global".
O ColorADD é um código monocromático inventado por Miguel Neiva, professor da Universidade do Minho, que consiste na associação de símbolos a cores para que as pessoas com daltonismo consigam fazer uma interpretação correta do sistema universal de cores.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]
Créditos: Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário