sexta-feira, 29 de março de 2013

Recordar é viver!

(imagens retiradas da internet)



Viver o passado: 
Efemérides semana de 23 a 29 de março 


Estreito de Magalhães 

A 23 de março de 1843, o Chile tomava posse do Estreito de Magalhães. O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km localizado entre o sul da parte continental da América do Sul e a chamada Terra do Fogo (arquipélago formado por três ilhas) e o Cabo Horn. 
Estreito significa um canal de água que une dois mares e por sua vez separa dois pedaços de terra, assim o estreito de Magalhães une o Oceano Atlântico ao Pacífico. Recebeu o nome de Magalhães quando o navegador português Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação passou pelo estreito em novembro de 1520. Era o 1º europeu a conhecer aquelas águas. 
Magalhães queria provar que a Terra é redonda, portanto, durante a primavera de 1520, a serviço do Rei da Espanha, Fernão de Magalhães comandou a expedição denominada Armada das Molucas, com destino ao Oceano Pacífico e passou pelo estreito. Por longas semanas o navegador português percorreu as águas geladas e o frio extremo da região, para finalmente descobrir uma passagem que ninguém sonhava existir. Contudo, o Magalhães veio a falecer em Mactan, nas Filipinas, em combate com nativos, não cumprindo o seu sonho de completar a viagem. Magalhães entrou no estreito dia 1 de novembro de 1520 e por isso foi chamado inicialmente de estreito de Todos os Santos. 
O Chile tomou posse do estreito a 23 de março de 1843, há exatos 170 anos, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina e o Chile. Até à criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a única passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico, evitando-se assim o tempestuoso cabo Horn. 


Isabel I de Inglaterra 

Há exatos 410 anos, a 24 de março 1603, a rainha Isabel I de Inglaterra morria. Isabel I nasceu a 7 de setembro de 1533. Filha de Henrique VIII e de sua segunda esposa Ana Bolena, Isabel foi considerada ilegítima quando sua mãe foi acusada de bruxaria e morta. Mesmo assim Henrique VIII inclui-a no seu testamento como herdeira legítima. 
A Rainha Isabel acedeu ao trono, em 1558, após a morte da meia-irmã, a rainha Maria, que tentou converter o país ao Catolicismo. Isabel I restaurou os poderes da Igreja anglicana. Na política nacional, tentou resolver as tensões religiosas e lutas de poder entre protestantes e católicos, e a nível internacional estabeleceu estreitos laços com os seus aliados, dividindo os seus inimigos. 
Em 1588, numa surpreendente vitória militar, elaborou a defesa da invasão da formidável Armada Invencível espanhola. Além disso, estimulou as viagens e os descobrimentos, como a navegação à volta do mundo de Sir Francis Drake. A longa regência da chamada "Rainha Virgem" coincidiu com o florescimento do Renascimento inglês, associado a William Shakespeare e outros artistas e escritores. Após os 45 anos de reinado isabelinos, a Inglaterra tinha-se transformado numa potência mundial em todos os aspetos, e Isabel I entrava para a lista dos maiores monarcas da História da Inglaterra. 


Júlio Verne 

A 24 de março de 1905 morria o escritor francês Júlio Verne. É um dos maiores escritores de romances de aventuras, tendo escrito mais de 100 livros. É o segundo autor mais traduzido de todos os tempos, segundo dados da UNESCO, em 148 línguas, e diversas das suas obras foram adaptadas ao cinema. É considerado como um dos pais da ficção científica, embora, para sermos mais exatos, fosse um escritor de literatura científica que previu quase com exatidão muitas das invenções tecnológicas do século XX, como a televisão, os helicópteros, as naves espaciais ou os submarinos. 
A classificação da sua obra divide-se em três partes. A 1ª, descobertas, heróis que descobrem novos mundos, como Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas ou Da Terra à Lua. A sua fase de maturidade literária foi assinalada com o romance A Volta ao Mundo em 80 Dias. A 3ª e última parte, os problemas pessoais de Júlio Verne acabaram por marcar a sua vida, já que começou a escrever textos que criticavam o capitalismo, como O Eterno Adão ou A Espantosa Aventura da Missão Barsac


José de Espronceda 

Há exatos 205 anos, a 25 de março de 1808, nascia José de Espronceda, um dos maiores poetas românticos espanhóis. José Ignacio Javier Oriol Encarnación de Espronceda Delgado dedicou-se à política e ao jornalismo desde que, na sua condição de exilado liberal, viajou por grande parte da Europa e participou nas famosas revoluções de 1830. Foi eleito deputado parlamentar perante as Cortes Gerais em 1842 pelo Partido Progressista. 
No início da sua carreira, começou a escrever o poema histórico El Pelayo. Mais tarde escreveu o romance histórico Sancho Saldaña o El Castellano de Cuéllar e um tomo de Poesías que teve um grande êxito. Os temas abordados eram o prazer, a liberdade, o amor, o desengano e a pátria, entre outros. 
Considera-se que Espronceda é o poeta romântico espanhol cuja poesia foi influenciada por Lorde Byron, exprimindo o pessimismo romântico, com a tendência a se revoltar contra os outros e contra a sociedade, sobretudo nos seus dois poemas narrativos mais extensos: El Estudiante de Salamanca e o incompleto El Diablo Mundo. Também escreveu grande quantidade de poemas curtos que denominou Canções, de entre os quais se destacam Canción del Pirata, El Reo de Muerte ou Canción del Cosaco. Todos estes poemas inspiraram-se em personagens marginalizadas ou excluídas da sociedade. 


Beethoven 

A 26 de março de 1827, há 186 anos, morria, em Viena, Ludwig van Beethoven, um dos maiores compositores da História. Ludwig van Beethoven nasceu provavelmente, a 16 de dezembro e batizado - no dia seguinte - a 17 de dezembro de 1770. Beethoven foi um compositor e pianista alemão, considerado como o último grande representante do classicismo vienense e um dos compositores mais importantes da História da música. 
O legado musical de Beethoven abrange o período clássico até ao romantismo e a sua arte refletiu-se em inúmeros géneros, embora as sinfonias tenham sido a razão principal da sua fama. A sua obra pode dividir-se em três etapas: a primeira abrange as composições escritas até 1800, caracterizado por seguir o modelo de Mozart e Haydn; na segunda etapa ou período de maturidade, Beethoven faz gala do seu domínio da forma e da expressão musical (ópera "Fidelio", as suas oito primeiras sinfonias, os seus três últimos concertos para piano, o "Concerto para Violino"). A última etapa está dominada pelas suas obras mais inovadoras e pessoais pela sua linguagem harmónica pouco convencional ("Sinfonia Nº9", com base na "Ode à Alegria", escrita por Friedrich von Schiller em 1785, ou a "Missa Solemnis"). 
A partir de 1796, Beethoven começou a ficar surdo, assim os últimos anos da sua vida foram marcados pela solidão e por uma introspeção progressiva, apesar de ter sido nessa altura que compôs as suas melhores obras musicais. 


Ponce de León 

Há exatos 5 séculos, a 27 de março de 1513, explorador espanhol Juan Ponce de León avistou pela 1ª vez a a Flórida, achando se tratar de uma ilha. Juan Ponce de León nasceu Santervás de Campos, em 1474. Nos inícios do século XVI, tornou-se um conquistador ao serviço de Espanha. 
Depois de avistar a Flórida, deu o nome ao território. Esta descoberta deu-se aquando da expedição em busca da Fonte da juventude, que segundo a lenda, possuía água capaz de rejuvenescer a quem a bebesse. Em 1521, Juan Ponce de Léon regressou à América, mas foi morto juntamente com os seus homens por uma tribo de Calusa, com uma flecha envenenada. 


Alexandre Herculano 

Há exatos 203 anos, a 28 de março de 1810, nascia Alexandre Herculano, um dos maiores nomes do Liberalismo português. Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em Lisboa, e cedo demonstrou a sua aptidão pelas letras. Estudou Humanidades no colégio dos Oratorianos S. Filipe de Néry, instalado no Convento das Necessidades. O pai ficou cego e Herculano teve de desistir de entrar na Universidade, fazendo um curso prático de Comércio, estudos de Diplomática (Paleografia) e de Línguas, como o inglês, o francês, o italiano e o alemão, ou seja, uma formação mais clássica. Assim, entrou em contacto com escritores românticos, que leu, admirou e traduziu. 
Herculano, inspirado pelo estilo romântico, começou a escrever poesia e frequentou os salões da Marquesa de Alorna. Acabou por conhecer António Feliciano de Castilho, inventor do Método Castilho de leitura e responsável pela criação das escolas gratuitas, umas de instrução primária, outras de instrução secundária. 
O sangue da juventude fervilhava e o sentimento pelos ideais da revolução francesa cresciam e consolidavam-se em Herculano. Em 1831, com apenas 20 anos, participou na tentativa falhada de derrube do regime absolutista de D. Miguel. Acabou por exilar-se em Inglaterra e depois em França, dedicando-se ao estudo na Biblioteca de Rennes, entrando em contacto com os autores franceses Thierry, Guizot, Victor Hugo e Lamennais, que fortemente o influenciaram. A sua personalidade literária começava a formar-se. 
Em março de 1832, Herculano entusiasmado com a oposição absolutista na Ilha Terceira, onde na cidade de Angra se tinha criado um Conselho de Regência Liberal do Reino, embarcou para os Açores. Herculano foi até um dos 7 500 “Bravos do Mindelo” que desembarcou na praia de Arnosa de Pampelido, participando no cerco do Porto. Em recompensa pelo seu empenho como soldado, foi nomeado, em 1833, bibliotecário da Biblioteca Pública do Porto. 
Após o fim da Guerra Civil, Herculano colaborou no Repositório Literário (1834 -1835) com vários artigos, em que teoriza o romantismo. Em 1836, seguiu-se a primeira série de A Voz do Profeta e no ano seguinte, fundou a revista O Panorama, que dirigiu (1837-1839), com o objetivo de divulgar a estética romântica, publicando então as suas primeiras narrativas históricas. 
Em 1839, Herculano saiu da revista e foi nomeado bibliotecário-mor das Reais Bibliotecas das Necessidades e da Ajuda, tendo iniciado uma profunda pesquisa de fontes históricas, que resultou nas Cartas sobre a História de Portugal, e mais tarde os 4 volumes da História de Portugal. Em 1844, publicou uma das suas obras de referência, o romance histórico Eurico, o Presbítero, onde fala da história dos amores entre Eurico e Hermengarda, na Península Ibérica, no séc. VIII.  Alexandre Herculano chegou a ser eleito deputado pelo Porto em 1840, mas desiludido com a vida política, retirou-se para uma quinta em Vale de Lobos, nos arredores de Santarém, onde exerceu um autêntico magistério moral sobre o País, sobretudo devido ao carácter e aos valores que sempre defendeu ao longo da vida. 
Alexandre Herculano morreu em 1877. Jaz no Mosteiro dos Jerónimos. 


Gustavo III 

A 29 de março de 1792, o rei sueco Gustavo III era assassinado. O rei era considerado um déspota esclarecido. Gustavo III era filho do rei Adolfo Frederico da Suécia e de Luísa Ulrica da Prússia, irmã de Frederico II, o Grande, da Prússia. 
O Rei Gustavo III fundou a Academia Sueca (que atribui atualmente o Prémio Nobel da Literatura), em 1786, com o objetivo de dignificar a língua sueca, assim elaborou-se uma gramática e um dicionário da língua sueca, e de outros trabalhos que servissem de exemplo na arte de bem escrever. 
Gustavo III foi assassinado durante um grande baile de máscaras, na Ópera. O assassinato do Rei pôs fim ao Barroco na Suécia. A ópera Un ballo in maschera de Giuseppe Verdi foi inspirado no assassinato de Gustavo III. 
O Rei era um grande colecionador e ordenou a doação das suas obras privadas ao Estado após sua morte. Assim, em 1792 fundou-se o Museu Real, hoje Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia, na capital do país (Estocolmo). 


Porque recordar é viver, para a semana continuaremos a aprender! 
Francisco Miguel Nogueira 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário