domingo, 10 de março de 2013

Made in Portugal

(imagem retirada da internet)



Portugal leva 114 marcas à mais importante feira do calçado do mundo

É a maior representação de sempre num evento de promoção da indústria do calçado. A Micam, a mais importante feira para o sector, arrancou em Milão com 114 marcas portuguesas que, no seu conjunto, exportam cerca de 500 milhões de euros em sapatos e emprega seis mil pessoas. “É uma oportunidade de eleição para promover o calçado português à escala internacional”, diz Paulo Gonçalves, porta-voz da Associação Portuguesa da Indústria do Calçado (APPICAPS) que, com a AICEP, a agência de promoção externa nacional, define a estratégia de divulgação no exterior do sector com o apoio financeiro do programa Compete. Entre os vários países representados, e além de Itália, que recebe o evento, só a Espanha supera Portugal na presença da feira.
A indústria do calçado exporta para 132 países e, em 2012, vendeu para fora 71 milhões de pares de sapatos, num total de 1,6 mil milhões de euros (mais 4,5% face a 2011). A presença na Micam, permite aos empresários contactar com potenciais clientes de todo o mundo, sobretudo os que estão fora do espaço europeu, muito atingido pela crise financeira.
De acordo com Paulo Gonçalves, o crescimento das exportações o ano passado foi quase todo sustentado pelas vendas para fora da Europa, que aumentaram 33%, em comparação com a subida de 2% das exportações europeias. “Muito do desempenho do sector está associado à capacidade de adaptação a esses mercados”, sustenta o porta-voz da APPICAPS. Na Micam vão estar representadas empresas de 30 países e espera-se que cerca de 40 mil pessoas visitem os mais de 1600 expositores.
Com as verbas do programa Compete, este ano o sector vai reforçar a promoção externa, sobretudo em mercados como a China. No total, serão investidos 12 milhões de euros numa grande campanha em 30 países, com o slogan The Sexiest Industry in Europe. A intenção é “reposicionar a oferta portuguesa a nível mundial”, diz a APPICAPS, e passar a mensagem de que esta é uma indústria europeia. “A portugalidade está presente na nossa campanha e temos o chapéu de sermos europeus”, diz Paulo Gonçalves, acrescentando que os produtos do Velho Continente são valorizados no resto do mundo. 
Mais de 95% da produção de sapatos baseada em Portugal é exportada para 132 países, o que faz deste sector o mais internacionalizado da economia nacional. Os sapatos nacionais têm o segundo preço mais elevado, a seguir ao da Itália (22,17 euros em 2012, mais 15% do que em 2011).
Créditos: Público/Economia


Universidade do Minho: Investigador português premiado na Áustria

O português Carlos Faria, doutorando de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho (UMinho) acaba de ser distinguido com o prémio "Best Student Paper Award", que lhe foi atribuído durante a Conferência Internacional de Engenharia Biomédica, em Innsbruck, na Áustria. O trabalho de Carlos Faria laureado internacionalmente consiste num esforço para traçar o perfil robótico mais adequado para desempenhar tarefas cirúrgicas ligadas à estimulação cerebral profunda, um dos procedimentos mais eficazes no tratamento de desordens neurológicas decorrentes de doenças como Parkinson, tremor essencial e distonia (congelamento dos movimentos durante uma ação).
Desde a década de 1950 que as técnicas e equipamento usados para guiar os elétrodos de estimulação permaneceram quase inalterados, mas, no âmbito do trabalho do jovem português, foram criadas e avaliadas várias ferramentas de simulação orientadas à operação de sistemas robóticos no interior de um bloco operatório, bem como estratégias de controlo específicas para as respetivas tarefas cirúrgicas. "O objetivo é utilizar uma plataforma robótica para guiar elétrodos e probes [tubos] ou, então, outra instrumentação cirúrgica, que seja mais simples e intuitiva para os neurocirurgiões", explica Carlos Faria, mestre em Engenharia Biomédica, em comunicado enviado pela UMinho ao Boas Notícias. "Na área da instrumentação neurológica, pretende-se tirar proveito da tecnologia robótica, que conta com grande precisão e estabilidade, características essenciais nestas situações", acrescenta o cientista.
Com base neste trabalho, intitulado "Robotic Assisted Deep Brain Stimulation Neurosurgery: First steps on system development", bem como no panorama emergente da neurocirurgia roboticamente assistida, foi confirmada a viabilidade e atratividade do projeto por especialistas das áreas médica e robótica. 
O trabalho foi orientado pela professora Estela Bicho, do Departamento de Eletrónica Industrial, e por Manuel Rito, do Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Desenvolvido no âmbito da dissertação do mestrado, a investigação contou ainda com a estreita colaboração dos cientistas Wolfram Erlhagen e Sérgio Monteiro, respetivamente das escolas de Ciências e de Engenharia da UMinho.
Créditos: Boas Notícias


Aluno de Aveiro vence maior prémio de eletrotécnica

Alírio Boaventura, aluno de doutoramento na Universidade de Aveiro (UA), inventou um telecomando que funciona sem pilhas. O projeto que pretende desenvolver novos dispositivos na área de transmissão de energia sem fios acaba agora de receber o prémio Graduate Fellowship de 2013, o maior do mundo na área da eletrotécnica. O estudante cabo-verdiano é o primeiro aluno de uma universidade portuguesa a receber este prémio, considerado o maior galardão na área e atribuído anualmente a 10 investigadores e estudantes universitários de todo o mundo. Alírio Boaventura recebeu uma bolsa de estudos de pós-graduação no valor de cerca de 5.300 euros.
Segundo a UA, "a atribuição desta bolsa é tanto mais importante quanto este galardão" que tem sido, maioritariamente, atribuído a universidades norte-americanas, como o California Institute of Technology ou a Georgia Tech, e a institutos de ensino superior no Canadá. "Telecomandar sem pilhas" é o nome do projeto de Alírio Boaventura que pretende revolucionar a área de transmissão de energia sem fios. O estudante criou um comando de televisão que não precisa de pilhas ou baterias para funcionar. A invenção do aluno da UA está alinhada com um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do seu doutoramento e de um trabalho do grupo de Sistemas Rádio daquela universidade.
Todos os anos, o IEEE atribui as distinções com base no mérito académico dos alunos a concurso, na sua nota média da parte curricular do curso, nas publicações científicas relevantes e na importância do projeto apresentado. Também o mérito do orientador e a instituição de ensino têm peso na atribuição destes galardões. Alírio Boaventura é também investigador do Instituto de Telecomunicações e está sob a orientação científica do professor Nuno Borges de Carvalho, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]
Créditos: Boas Notícias


Vila Real recebe prémio internacional de biodiversidade

A cidade portuguesa de Vila Real foi distinguida como um exemplo a seguir, a nível internacional, pelas suas ações de sustentabilidade e de preservação e educação ambiental. O Programa da Biodiversidade desenvolvido no município foi reconhecido como um dos cinco melhores projetos mundiais nesta área. O projeto foi galardoado pelo incentivo educacional e sensibilizador que tem prestado, tendo sido elogiado o envolvimento da sociedade civil para a construção de uma consciência ambiental focada na preservação da biodiversidade.
No site oficial da Associação Internacional de Cidades Educadoras, a organização sublinhou a "dificuldade" que teve em selecionar os cinco melhores programas, graças à "quantidade extraordinária de excelentes projetos" de todo o mundo que se direcionam para esta área.
"A cidade portuguesa de Vila Real mostra as ações e os resultados de um ambicioso projeto dirigido à promoção da conservação da biodiversidade de forma compatível com o desenvolvimento económico e social da população", realçou a associação.
O projeto luso vai assim integrar a quarta monografia da Associação Internacional de Cidades Educadoras, juntamente com outras experiências ambientais que se encontram em desenvolvimento em outras quatro cidades do mundo: Barcelona (Espanha), Munique (Alemanha), Sorocaba (Brasil) e Changwon (Coreia do Sul). "Este reconhecimento internacional vem provar que estamos a concretizar um projeto de sustentabilidade ambiental inovador e que Vila Real desempenha um papel decisivo na importante tarefa de preservar o património biológico europeu", sublinha Miguel Esteves, vereador do ambiente da autarquia, no site oficial do município.
A cidade já tinha sido distinguida a nível nacional graças ao mesmo programa, tendo sido classificada como o município da biodiversidade em Portugal. Com cerca de metade do território integrado no sistema nacional de áreas classificadas e com um dos maiores jardins botânicos da Europa, Vila Real tem ainda em vigor a criação de um Observatório da Biodiversidade para observação de espécies locais.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]
Créditos: Boas Notícias


Sistema inovador português prevê jogadas de snooker

Com o PoolLiveAid qualquer um pode concretizar o sonho de ser o "rei" do snooker. Alunos da Universidade do Algarve criaram um sistema inteligente que ajuda a escolher a trajetória ideal da bola num jogo de snooker ou de bilhar, conforme o posicionamento do taco. O projeto foi divulgado no Youtube e está a tornar-se viral. O "PoolLiveAid" recorre a uma câmara fixa no teto da sala que reconhece os limites da mesa de bilhar, localiza a posição da bola e o ângulo do taco de snooker para projetar na mesa o resultado da jogada que o utilizador planeia fazer, consoante a direção do taco.
De forma a prever o movimento da bola, o sistema utiliza um processamento em tempo real que calcula e projeta a trajetória da bola na mesa, através de uma linha de luz azul. Luís Sousa e Ricardo Alves, alunos de mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica, estão ainda a desenvolver este protótipo mas já são populares nas redes sociais e no Youtube. Até ao momento, o vídeo de apresentação do "PoolLiveAid" foi visto mais de 700.000 vezes.
O programa pode funcionar com qualquer webcam que tenha uma resolução de alta definição, numa mesa de snooker comum, com um projetor que permita reajustar os cantos de projeção. Neste momento, os alunos estão a ser coordenados pelo professor João Rodrigues, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
O "PoolLiveAid" poderá ser ideal para jogadores de snooker ou bilhar menos experientes uma vez que lhes indica quais as melhores jogadas da modalidade. Para que o sistema reconheça a trajetória futura da jogada, o utilizador apenas necessita de apontar o taco à bola, na direção desejada.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Maria Manuela Mendes]
Créditos: Boas Notícias



Mobiliário urbano português exportado para Marrocos

A empresa portuguesa de mobiliário urbano Larus ganhou um projeto em Marrocos no valor de 1,3 milhões com o objetivo de mobilar o troço rodoviário que liga a capital do país, Rabat, à cidade de Agadir, um dos mais importantes trabalhos do Magrebe a este nível promovido por iniciativa do Rei de Marrocos, Mohamed VI. A Larus foi selecionada pela Autoroutes du Marroc, a maior empresa do país, para equipar as 27 estações de serviço que se encontram ao longo deste troço de 840 quilómetros com pérgolas de ensombramento, bancos duplos com costas, bancos individuais com e sem costas, mesas, papeleiras e floreiras em materiais como o aço e a madeira.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Larus adianta que, além do fornecimento dos equipamentos, será também responsável pelo estudo dos solos e pela implementação local do projeto, cuja data de conclusão está prevista para junho próximo. De destacar que a Larus já tinha vencido, também em Marrocos, o concurso para mobilar a autoestrada que liga Rabat a Oujda (ao longo de um troço de 500 quilómetros) em 2011.
Segundo a marca portuguesa, "o design, a segurança e a sustentabilidade dos materiais voltaram a ser decisivos" para que a empresa vá continuar a "humanizar o território e a dar identidade a estes espaços públicos utilizados diariamente por milhares de condutores".
Para Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, este projeto resulta do desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização iniciada em 2010 e de um trabalho local em Marrocos que incluiu a apresentação de soluções inovadoras distinguidas pelos prémios internacionais Red Dot em 2011 e DME Award em 2010.
Em 2013, prevê-se que a atividade exportadora da Larus seja responsável por 55% do seu volume de negócios com os mercados da África do norte, centro da Europa e Emirados Árabes a registarem as maiores taxas de crescimento.
Créditos: Boas Notícias


Universidade de Lisboa vai produzir energia solar

A Universidade de Lisboa (UL) vai começar a produzir energia através do sol. A instituição de ensino superior prepara-se para inaugurar, esta terça-feira, as suas primeiras centrais fotovoltaicas e prevê ter mais de 10.000 painéis solares instalados já em Outubro, o suficiente para abastecer 1.600 famílias. Em declarações à Lusa, Márcia Vila, diretora do serviço de sustentabilidade do campus universitário, revelou que os painéis já estão instalados nas coberturas dos edifícios abrangidos pela primeira parte do projeto e em fase de ligação.
Na terça-feira será feita uma apresentação pública do projeto de minigeração de energia e da eficiência energética dos edifícios da UL, sendo que esta iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com a Galp, sem custos para a universidade e com partilha das receitas obtidas com a venda de energia elétrica à rede.
A universidade conta com mais de 30 edifícios e o objetivo do projeto é abranger o máximo possível, para que todas as unidades orgânicas (faculdades e refeitórios) tenham uma central fotovoltaica instalada, referiu Márcia Vila. Projeto vai evitar emissão de 12.106 toneladas de CO2 por ano.
Atualmente, está a ser efetuada a ligação de quatro unidades de produção de eletricidade. Os painéis fotovoltaicos (os primeiros 2.627) estão a ser colocados nas coberturas dos edifícios, nos parques de estacionamento e nas áreas de lazer.
Os equipamentos, instalados nos edifícios da Faculdade de Ciências, na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação e no Refeitório 1 vão produzir cerca de 1.028 Gwh de energia renovável por ano, "evitando assim a emissão anual de 12.106 toneladas de dióxido de carbono (CO2)", pode ler-se num documento divulgado pela UL e citado pela Lusa.
O projeto beneficia da "excelente orientação de alguns edifícios" a Sul e de outros já construídos para este fim, nomeadamente na Faculdade de Ciências. "Foram fatores decisivos para a existência de painéis solares fotovoltaicos, facilitando o melhor aproveitamento das coberturas", explica ainda a UL, que reclama o desenvolvimento de um projeto pioneiro a nível universitário em Portugal.
Segundo a instituição universitária, trata-se de um dos maiores projetos de energia elétrica a partir de fontes renováveis na cidade e nas instituições de ensino superior em Portugal. Além disso, o facto de ser instalado na própria universidade permite que o projeto seja estudado no local por recursos existentes na Academia.
Créditos: Boas Notícias


DJ português sagra-se vencedor de concurso europeu

O jovem DJ português João Rodrigues sagrou-s vencedor da competição europeia de DJing organizada pela Drum&Bass & Arena & Pioneer. O português foi premiado com o seu projeto de música eletrónica Médio. De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Boas Notícias, João Rodrigues, de 24 anos, apresentou um set de 34 músicas em 30 minutos com o recurso a 3 pistas, incluindo ainda um tema de sua autoria.
O seu desempenho valeu-lhe o primeiro lugar entre centenas de participantes de toda a Europa, que os júris decidiram atribuir ao DJ e produtor português pela demonstração de "um elevado nível de técnica, aliado a uma forte escolha musical".
Licenciado em Som e Imagem e estudante do curso de mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, Médio conta já, no seu currículo, com o EP "Cokbitch in The Sky", de 2012, e também com uma faixa destacada na compilação internacional "Generation Noize Vol. 3", ao lado de nomes como Cyberpunkers ou Fukkk Off.
João Rodrigues deu início à sua formação musical quando tinha apenas 15 anos, tendo estudado música e aprendido a tocar guitarra numa escola de Jazz. Com o tempo, o jovem português acabou por descobrir que a música era a sua grande paixão e decidiu dedicar a vida à sua compreensão. Em 2006, João integrou a banda de Trip Hop "Imkino" como guitarrista e co-compositor, o que lhe deu a oportunidade de gravar, em estúdio, variadas faixas. Entretanto, o jovem iniciou os seus estudos universitários, começando a desenvolver uma atração crescente pela cultura da música eletrónica. Três anos mais tarde, após a conclusão do curso, o DJ tornou-se professor no curso de Produção de Música Eletrónica, que ele próprio criou, na escola de Jazz onde tinha arrancado a sua formação musical.
O projeto Médio surgiu como uma "identidade criativa que é tão ampla como os géneros" explorados pelo jovem e que são "a forma encontrada para exteriorizar tudo o que foi sendo aprendido durante o percurso", explica na sua página na rede social Soundcloud.
Créditos: Boas Notícias


Atum: Fábrica deve criar 200 empregos no Alto Minho

Uma empresa espanhola da área das conservas pretende instalar, no Alto Minho, uma fábrica para transformação do atum. A companhia está ainda a estudar três possíveis localizações em território nacional, mas a futura unidade industrial deverá gerar 200 novos postos de trabalho. A notícia foi avançada, esta sexta-feira, à agência Lusa pelo presidente da câmara de Valença. De acordo com Jorge Mendes, aquele concelho é um dos três candidatos "em estudo" para receber este investimento, que deverá rondar os cinco milhões de euros, juntamente com Viana do Castelo e Ponte de Lima.
"Trata-se de uma fábrica para cozer e transformar o atum, para ser enviado para embalagem na fábrica da Galiza, em Espanha. Estamos posicionados para que o investimento fique cá na região norte", acrescentou o autarca, citado pela Lusa. Entre os argumentos utilizados pelo grupo espanhol para a escolha de Portugal para a instalação, de raiz, de uma nova fábrica, estão os benefícios fiscais e os custos de produção mais reduzidos.
O primeiro contacto para a instalação deste grupo em Portugal aconteceu em novembro passado por via da câmara de Valença, tendo o processo transitado, entretanto, para a coordenação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
[Notícia sugerida por Lídia Dinis]
Créditos: Boas Notícias


Série com Diogo Morgado bate recordes nos EUA

Diogo Morgado dá vida a Jesus Cristo em "The Bible", série que está a ser transmitida ao longo deste mês no History Channel, nos EUA. Este é já um dos programas mais vistos de 2013, tendo atingido os 13,1 milhões de espectadores. Os recordes foram revelados pelo portal de notícias norte-americano The Huffington Post que adiantou que o programa conseguiu bater esta semana os níveis de audiência da série "The Walking Dead", um dos programas favoritos dos públicos norte-americano e português.
Diogo Morgado é elogiado pelo portal online The Christian Post e descrito como "uma estrela em ascensão". Quando questionado pelo jornal se este era o papel mais desafiante da sua carreira, o ator respondeu "isso ainda se pergunta?". "Não existe nada mais difícil do que este papel. Jesus é a personagem mais completa e complexa de toda a humanidade", explicou.
Os produtores Roma Downey e Mark Burnett filmaram a totalidade dos episódios em Marrocos e ilustrando as passagens mais marcantes do livro mais vendido em todo o mundo nos últimos 50 anos. "Tentámos contar a história do amor de Deus pelo seu povo", explicou Roma Downey, que também interpreta o papel de Maria, ao The Huffington Post.
"Não podíamos estar mais entusiasmados com este sucesso espontâneo de 'The Bible' no Canal História", salientaram os produtores. "O mundo está a assistir à série neste momento e nós estamos incrivelmente espantados com a reação criada. Finalmente "The Bible" vai ser vista e sentida por milhões em todo o planeta", acrescentaram.
"The Bible" retrata os acontecimentos registados no Antigo e no Novo Testamento. A série está a ser exibida desde o início deste mês e tem prevista a transmissão do episódio final para o dia 31 de Março, Domingo de Páscoa. Contactado pelo Boas Notícias, o gabinete de comunicação do canal História português afirma que, por enquanto, não está prevista a exibição em Portugal.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]
Créditos: Boas Notícias


Ana Bacalhau canta entre 25 vozes da ONU

A portuguesa Ana Bacalhau é uma das 25 cantoras que interpretam a música "One Woman", criada pelas Nações Unidas. A vocalista dos Deolinda foi selecionada para integrar o grupo de vozes femininas, numa canção que pretende comemorar o Dia Internacional da Mulher e promover a igualdade de direitos em todo o mundo. A música foi escrita no âmbito do projeto UN Women que tem como objetivo apoiar todas as mulheres do mundo que sofram com a violência, a falta de paz e segurança, o desfavorecimento económico e com desvalorizações e abusos derivados do seu género.
"Da China à Costa Rica, do Mali à Malásia, músicos e cantores aclamados, homens e mulheres, juntaram-se para espalhar uma mensagem de união e solidariedade: Nós somos 'Uma Mulher'", salienta o site oficial dedicado a esta causa. "One Woman" foi lançada esta sexta-feira e fala das condições vividas por muitas mulheres em todo o planeta. A música reforça a necessidade de lhes garantir direitos iguais aos dos homens e elogia o trabalho feito pelo projeto UN Women para garantir a felicidade das mulheres em todos os cantos do mundo. Música pode ser descarregada por 70 cêntimos
No site dedicado a "One Woman" pode ficar a saber como foi produzida a música e o videoclip com os 25 cantores mundiais e ainda ficar a conhecer histórias de várias mulheres que enfrentaram o mundo em prol da igualdade de direitos.
As pessoas interessadas poderão fazer o 'download' da música no site oficial, por um custo unitário de 70 cêntimos. As receitas geradas com estas vendas revertem integralmente para o UN Women e para os seus projetos solidários e humanitários.
Clique AQUI para aceder ao site oficial de "One Woman" e AQUI para conhecer o projeto "UN Women".
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]
Créditos: Boas Notícias


Ciência: "Nature" aponta portuguesa como exemplo

A bióloga portuguesa Mónica Bettencourt-Dias surge como única representante das mulheres cientistas da Europa num artigo da revista Nature que comemora o Dia Internacional da Mulher e a sua contribuição para o mundo científico. A cientista de 39 anos ganha, assim, destaque numa das mais antigas e prestigiadas publicações científicas do mundo. Mónica Bettencourt-Dias é especialista no estudo das células e o seu trabalho é distinguido ao lado de outras três cientistas internacionais. A imunologista brasileira Keity Souza Santos, a neurocientista norte-americana Kay Tye e a cosmologista sul-africana Amanda Weltman completam o artigo especial dedicado às mulheres.
O artigo "A partir da linha da frente: a ciência aos 30 e tal" revela uma pequena biografia sobre cada uma das investigadoras e distingue os seus esforços para conjugar as responsabilidades profissionais que têm com o papel de mães a tempo inteiro. "Partilhar é uma filosofia da vida de Mónica Bettencourt-Dias; as suas descobertas são feitas nesses termos. No laboratório, ainda se concentra na comunicação apertada e na organização imposta pelas células", salienta o artigo.
O percurso da bióloga portuguesa é marcado pela sua descoberta na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, de um regulador principal do centrossoma, região específica da célula, que lhe valeu o seu primeiro artigo publicado na Nature.
Este progresso fez com que Mónica Bettencourt-Dias voltasse a Portugal e montasse o seu próprio laboratório, em 2006, no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras. Investigadora principal do grupo de Regulação do Ciclo Celular, a bióloga recebeu, em 2010, uma bolsa Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação no valor de 1,5 milhões de euros. A sua mais recente distinção ocorreu no início deste ano, com a bolsa "Keith R. Porter", atribuída pela Sociedade Americana de Biologia Celular, que reconheceu a excelência do seu trabalho. 
Clique AQUI para consultar o artigo completo da revista Nature (em inglês).
[Notícia sugerida por Ana Oliveira e Carla Neves]
Créditos: Boas Notícias


Prémio de Indústrias Criativas recebe candidaturas

As candidaturas para a 5ª edição do Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock/Serralves estão abertas até ao próximo dia 7 de Abril. A iniciativa pretende apoiar e incentivar jovens empreendedores a criarem os seus próprios projetos de negócio. O vencedor desta nova edição recebe um prémio de 25 mil euros, a oportunidade de ter o seu projeto implementado e ainda de representar Portugal no concurso internacional de empreendedorismo Creative Business Cup. Os finalistas deste ano vão também beneficiar do acesso à incubadora virtual da Serralves.
Joana Queiroz Ribeiro, diretora Pessoas e Comunicação da Unicer, empresa promotora do evento, destaca em comunicado ao Boas Notícias a "maturidade do prémio, que já impulsionou muitos e bons projetos a nível nacional e internacional". "Esperamos este ano receber muito bons projetos e que possamos, a cima de tudo, transformá-los em negócio", salienta.
Podem candidatar-se ao prémio nacional os cidadãos com mais de 18 anos de idade, individuais ou em grupo, e micro e pequenas empresas em fase de expansão, com sede em Portugal. As inscrições devem ser feitas no site oficial do concurso, em http://www.industriascriativas.com.
Os projetos apresentados a concurso devem estar inseridos no conceito das indústrias criativas e incidirem em áreas como o ambiente, cultura, desporto, educação, solidariedade social, turismo e lazer ou urbanismo.
Segundo a organização do evento, os potenciais vencedores são aqueles que apresentam ideias pautadas pela inovação, que potenciam a criação de novos postos de trabalho qualificado e que produzem um "efeito impulsionador na afirmação da criatividade e inovação portuguesas nos mercados nacional e internacional".
Créditos: Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário