domingo, 24 de março de 2013

Made in Português!

(imagem retirada da internet)


Caldo verde em destaque no jornal The Guardian

O caldo verde está entre as 10 melhores receitas com vegetais folhosos compiladas pelo The Guardian num artigo publicado no passado sábado. O jornal britânico convida os amantes da gastronomia a "darem amor aos vegetais" recorrendo a pratos que os transformam num "prazer". Ao longo da peça, a publicação apresenta várias sugestões - muitas delas combinadas com queijos, ovos ou bacon - e que vão desde sopas, a tartes e saladas cruas, passando por opções que podem ser ideais para um brunch, como é o caso de uma receita de ovos cozinhados com vegetais e molho holandês.

No "top 10" das hipóteses que dão uma nova vida aos vegetais folhosos, muitas vezes neglicenciados na alimentação, o The Guardian dá destaque ao caldo verde, que pode ser acompanhado "com tostas de queijo de cabra". Segundo o jornal, o caldo verde é "uma sopa portuguesa robusta que transforma uma combinação básica de batatas e vegetais num prato surpreendentemente reconfortante e delicioso". Junto à descrição do prato surge uma receita desta iguaria tradicional, "à qual podem ser acrescentadas rodelas de chouriço". A receita da sopa apresenta, no entanto, algumas modificações em relação à original, nomeadamente o recurso a abóbora-menina como ingrediente "para dar cor", justifica o jornal.

 Clique AQUI para aceder ao artigo completo publicado no The Guardian (em inglês).
Créditos: Boas Notícias


Ana Moura conquista crítica e público norte-americano

O concerto em Manhattan da fadista portuguesa Ana Moura esgotou por completo a sala City Winery e valeu à cantora vários elogios por parte da imprensa norte-americana. Cerca de 400 pessoas assistiram ao espetáculo na passada segunda-feira e aplaudiram de pé a sua atuação, por duas vezes. O espetáculo de Ana Moura recebeu importantes críticas por três dos mais influentes jornais norte-americanos. O New York Times, o Boston Globe e o Times Herald fizeram um resumo da atuação e não pouparam elogios à cantora portuguesa.

 A publicação online do jornal californiano Times Heral dedicou um artigo à fadista, onde afirmou que se Ana Moura "tivesse visitado Alcatraz nos anos de 1930 e 40" os prisioneiros nunca teriam fugido por ficarem "hipnotizados" pela voz da cantora. Da mesma forma, o New York Times considerou a artista "uma super-estrela distintamente global: elegante, expressiva e convictamente de mente aberta", enquanto que o Boston Globe destacou a sua capacidade para "personificar, a um alto nível, a dualidade do fado moderno".

Ana Moura atua esta quarta-feira em Washington, para depois regressar a Portugal e continuar a sua digressão internacional, que termina a 6 de Abril, no Canadá. Reino Unido, Colômbia, México, Brasil, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Marrocos e Venezuela já têm datas confirmadas para as próximas atuações da fadista portuguesa.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]
Créditos: Boas Notícias


Vinho português viaja para cidades norte-americanas

As cidades de Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, vão acolher nos próximos dias 5 e 7 de março dois eventos de promoção dos vinhos portugueses. O objetivo da iniciativa, da responsabilidade da ViniPortugal, é promover a importação e distribuição nos dois principais estados norte-americanos. Em comunicado, a organização explica que vão ser levados a cabo encontros de 37 produtores com mais de 180 compradores, entre importadores e distribuidores, pretendendo-se "reforçar a presença dos produtores portugueses no mercado dos EUA e incrementar a importação e distribuição do vinho português".

 Segundo a ViniPortugal, "estas ações são um convite ao conhecimento e à degustação dos vinhos portugueses", estando criadas "de forma a proporcionar encontros individuais dos produtores com importadores e distribuidores, com vista a desenvolver contactos e futuros negócios". 
Além de produtores que estão a iniciar a sua implementação, vão também participar nas duas iniciativas os produtores que pretendem enraizar as suas exportações no mercado dos EUA, "um dos maiores e mais difíceis mercados do mundo". "Os principais compradores deste mercado estão recetivos aos vinhos portugueses, sensíveis que estão à valorização da crítica especializada norte-americana", afirma Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal. "Neste sentido, estas ações pretendem quebrar barreiras e comprovar que existem inúmeros produtores de vinhos portugueses com muita qualidade por descobrir no mercado americano", acrescenta o dirigente. 

 A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. O plano de marketing da associação para 2013, no montante de 7 milhões de euros, atingirá 11 mercados estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 ações de diferentes perfis para ajudar o vinho português a conquistar uma posição cada vez mais firme além-fronteiras.
Créditos: Boas Notícias


Vhils: Artista português expõe a solo na Austrália

O artista português Alexandre Farto inaugura esta quinta-feira a sua primeira exposição a solo na Austrália. O escultor de fachadas, que assina com o nome de Vhils, conseguiu conquistar mais um continente e vai ter as suas obras apresentadas numa mostra intitulada "Dissolve", em Sidney. A galeria Skalitzers vai inaugurar as suas mais recentes instalações com os trabalhos do artista português, que ficarão expostos até ao próximo dia 6 de Abril. A companhia que se dedica essencialmente à arte urbana é detida por dois australianos e está também representada em Berlim, na Alemanha.
 Alexandre Farto tem vindo a conquistar cada vez mais fãs em todo o mundo, tendo visto as suas obras expostas pela Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia. O artista de 25 anos captou a atenção do mundo com os seus retratos escavados nas paredes, em portas de madeira, ou mesmo em materiais como esferovite, metal ou estuque.
 O sucesso de Vhils tem permitido ao jovem autor viver da arte que cria, expõe e comercializa através das galerias com que trabalha. Lisboa, Porto e Aveiro são cidades portuguesas que acolhem algumas das obras do artista, à semelhança de Medelim, Bogotá e Cali, na Colômbia, Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos, Grottaglie, Itália, e ainda Londres, Moscovo e XangaiAs obras do artista português têm recebido elogios em todo o mundo, sendo que, durante o ano passado, o diretor da galeria londrina Lazarides, Ralph Taylor, disse à agência Lusa que as obras de Vhils poderiam conviver com as do pintor Francis Bacon numa coleção privada. "Nós trabalhamos com compradores de todos os espetros, e é possível ver uma peça de Vhils exibida junto de uma tela de Francis Bacon ou de uma obra de Banksy", salientou, à data, Ralph Taylor.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]
Créditos: Boas Notícias


Vinhos portugueses trazem 78 medalhas da China

Os vinhos portugueses arrecadaram, no início deste mês, 78 medalhas no prestigiado concurso China Wine & Spirits Awads, trazendo distinções de prata, ouro e ouro duplo. A 4ª edição do maior e mais prestigiado concurso de vinhos da China premiou ao todo 26 produtores nacionais que competiram ao lado de concorrentes de 25 países de todo o mundo. No total, os portugueses arrecadaram 28 medalhas de prata, 42 de ouro e oito de duplo ouro. Entre os galardões dourados, a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões e a Casa Santos Lima foram as produtoras mais premiadas, com quatro distinções cada.

A produtora de Pegões venceu com as suas variedades de "Cabernet Sauvignon", "Syrah", "Red" e "Touriga Nacional", enquanto que a produtora de Santos Lima (Alenquer) foi distinguida pelas suas produções de vinho branco, com "Portas de Lisboa" e "Vale Perdido", e de vinho tinto, com "Espiga e "Foral de Lisboa".
A cooperativa de Santo Isidro de Pegões arrecadou ainda seis medalhas de prata para os vinhos "Moscatel de Setúbal", "Colheita Selecionada" e ainda para as duas gamas de tinto e branco de "Portinho do Covo" e de "Fontanário de Pegões". Também a produtora lisboeta Quinta do Convento se destacou no evento arrecadando duas duplas medalhas de ouro, com o vinho "Quinta do Convento de Nossa Senhora da Visitação", nas variedades de "Reserva" e de "Merlot-touriga Nacional".

3.300 amostras dos melhores vinhos do mundo

O principal critério para a avaliação dos vinhos é a relação qualidade-preço. Cerca de 100 juízes fizeram parte da competição de provas cegas e procuraram avaliar os concorrentes de acordo com oito níveis de classificação. São concedidas medalhas dentro de cada categoria e os vencedores têm a oportunidade de mostrar a sua aptidão e aprovação no mercado vitivinícola internacional.
O CWSA 2013 bateu o recorde de participações nesta 4ª edição com a presença de 3.300 amostras dos melhores vinhos do mundo. A competição decorreu a 4 de Março, no Salão do Mira Hotel, em Hong Kong, e reuniu vinhos, bebidas espirituosas e produtos espumantes.
 Clique AQUI para consultar a lista de todos os premiados.
Créditos: Boas Notícias


Turismo: Editora internacional promove Portugal

A maior editora de viagens do mundo de língua inglesa apresenta, no seu site, as oito melhores razões para visitar Portugal. A Fodor's dedicou, esta semana, um artigo ao turismo nacional tendo destacado algumas das cidades ideiais para passar uma temporada durante o período de férias. No seu site oficial, a editora elogia as "delícias" do ambiente urbano da capital portuguesa e a variedade de retiros rurais do norte ao sul do país. "Oito razões para ir já para Portugal" dá especial destaque à cidade de Lisboa, às regiões do Alentejo e Algarve, às Serras de Aire e Candeeiros, ao  Minho e ainda à cada vez mais famosa Rota Vicentina.
No artigo, são elogiados os atributos gastronómicos, hoteleiros e culturais de Lisboa, com especial atenção para o Museu da Cerveja, "onde é explicado de A a Z o ciclo da bebida", e para o Lisboa Story Centre, "exposição interativa que em 60 minutos recria a história dramática de Lisboa ao longo dos séculos".
Numa perspetiva rural, a Fodor's apresenta "outros cantos de Portugal onde se pode aventurar para além da capital do país". O Alentejo é distinguido pelo Villa Extramuros, um alojamento à moda da região com espaços solarengos onde é possível viver "dias no sossego" e aproveitar para visitar a cidade de Évora.
A Rota Vicentina está entre as escolhas da editora britânica para viver uma aventura. O passeio pedestre de 340 quilómetros na "costa selvagem e preservada" entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de São Vicente, é uma boa oportunidade para conhecer um ambiente caracterizado por "terrenos de sobreiros, quintas e campos de urzes". A componente hoteleira do Minho e do Algarve não passa despercebida à equipa da Fodor's que dá destaque à "histórica cidade costeira de Tavira". Ainda a norte do país, as Serras de Aire e Candeeiros são os pontos de eleição para experimentar a "comida, diversão e natureza" locais, numa região que prima pela "inspiração entre olivais, florestas e espaços rurais".
Clique AQUI para aceder ao artigo da Fodor's (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]
Créditos: Boas Notícias


Jovens "empresários" lusos premiados na Letónia

Quatro jovens alunos portugueses do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB) venceram, a semana passada, no âmbito do programa 'A Empresa', a prestigiada competição de empreendedorismo "JA-YE Europe Trade Fair 2013", que decorreu em Riga, na Letónia. Portugal esteve representado por Gonçalo Lopes, Helena Domingues, Mafalda Anjos e Nuno Pacheco, estudantes bracarenses que frequentam o 10º e o 11º ano do CLIB e que foram selecionados em Lisboa no decorrer da primeira edição do EwB Accenture Day, uma iniciativa da Junior Achievement Portugal (JAP).

O programa "A Empresa", inserido naquele evento, envolveu cerca de 50 alunos de todo o país, espalhados por 10 'mini-empresas', que foram convidados a criar os seus próprios projetos de empreendedorismo. O projeto dos bracarenses, que já tinha vencido a nível nacional, brilhou agora na competição internacional na Letónia. Os jovens portugueses, orientados pela professora Amanda Moreton Chohfi, foram distinguidos graças à apresentação de um produto que eles próprios idealizaram: a Virtual Bag, uma plataforma informática que pretende facilitar o dia-a-dia de alunos e professores, substituindo cadernos, livros, fichas de avaliação, etc. 

"Conseguimos trazer dois prémios para Portugal, nomeadamente o Best Overall Company, atribuído à empresa que obteve a melhor classificação composta de todos os critérios de avaliação, e o EwB Collaboration Award, que distingue a excelência na colaboração além-fronteiras", explica, em comunicado ao Boas Notícias, Gonçalo Lopes, um dos jovens 'empresários' vencedores. No decorrer da viagem a Riga, os alunos da Big Bang Enterprise - como batizaram a sua mini-empresa - tiveram ainda a oportunidade de se familiarizarem com o dia-a-dia de diversas multinacionais, bem como esclarecer dúvidas junto dos quadros superiores de gestão das mesmas.
Créditos: Boas Notícias


Guinness: Maior Álbum de Fotos do mundo é português

O projeto "Portugal, o Melhor Destino" conquistou o título de Maior Álbum do Mundo nos recordes do Guinness após reunir 10 mil fotografias do país. A distinção que até agora pertencia à Itália foi obtida com a ajuda de 15 mil portugueses que deram origem a um super livro fotográfico. O álbum tem 4,5 metros de altura e 8 metros de comprimento e reúne registos de todas as regiões de Portugal. A produção destacoletânea de fotografias digitais é da autoria da empresa portuguesa Dreambooks, especialista na área a nível internacional, que reuniu 768 fotografias por cada uma das regiões existentes em Portugal.
 "'Portugal, O Melhor Destino' quer demonstrar que este pequeno canto da Europa que foi brindado com uma diversidade ímpar e maravilhosa, tem recantos por descobrir tradições singulares, monumentos únicos, paisagens e praias espetaculares e sobretudo pessoas", explica o site oficial do projeto. A campanha decorreu entre Julho e Setembro de 2012 e, em apenas dois meses, conseguiu reunir 77.053 imagens. Durante este período, o projeto ganhou expressão mundial, tendo recebido a visita de mais de 400 mil internautas de todos os cantos do planeta, com especial destaque para o Brasil, Estados Unidos da América e Canadá. 
O álbum do "Portugal, o Melhor Destino" está em digressão nacional desde o mês de Novembro do ano passado, sendo que até agora esteve presente nas cidades do Porto e Vila Real. Coimbra, Braga, Guarda, Beja e Lisboa também já manifestaram o interesse em acolher a exposição. 
Clique AQUI para visitar a página oficial de "Portugal, o Melhor Destino".
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]
Créditos: Boas Notícias


Ginastas portugueses de ouro na Taça do Mundo

O par misto português composto por Gonçalo Roque e Leonor Oliveira ganhou a medalha de ouro na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, que decorreu este fim-de-semana. Com nota máxima na dificuldade, os ginastas da seleção nacional bateram as equipas rivais inglesa e russa e chegaram ao primeiro lugar do pódio com um total de 29,615 pontos. Os atletas portugueses são agora os primeiros do ranking internacional e vão continuar a sua preparação para a Taça do Mundo na Bulgária, que se realizará entre os dias 11 e 16 de Maio.

A Federação de Ginástica de Portugal (FGP) considerou, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que a prova do par foi "fenomenal" e adiantou que os dois ginastas estão agora focados em "trabalhar muito" para manter o nível de resultados obtidos até então. Alice Upscott e Domici Smith, par inglês em competição, ficaram a 335 milésimas de distância dos atletas portugueses e à frente dos ginastas russos Alexander Kurennoy e Anna Ivaseva, que nas provas de qualificação tinham obtido o 4º lugar.
 Portugal esteve representado por um par misto e três grupos femininos na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, que este ano se realizou no Acro Clube da Maia e que contou com ginastas de oito países diferentes. O grupo das atletas Sónia Pinto, Marta Carvalho e Maria Leonor Andrade ocupou o 6º lugar da classificação geral com um total de 25,165 pontos, atrás dos trios da Bélgica e Inglaterra. A organização da Taça do Mundo é da responsabilidade da Federação Internacional de Ginástica e contou com o apoio da FGP e do Acro Clube da Maia pela segunda vez consecutiva.

Ainda este ano, a federação portuguesa vai organizar o Campeonato da Europa de Acrobática, que se vai realizar em Odivelas durante o mês de Outubro, e mais quatro taças do mundo, nas modalidades de ginástica rítmica, aeróbica, artística e de trampolins.
Créditos: Boas Notícias


Deficiência: Portugal com ouro e prata em atletismo

Os atletas portugueses Lenine Cunha e Tiago Duarte conquistaram esta sexta-feira as medalhas de ouro e prata, respetivamente, na prova de pentatlo do campeonato europeu de atletismo para deficiência intelectual, que decorre em Istambul, na Turquia. Lenine Cunha, medalha de bronze no salto em comprimento (F20 - deficiência intelectual) nos Jogos Paralímpicos Londres2012, terminou a prova com 2.963 pontos, impondo-se a Tiago Duarte, que totalizou 2.738, e ao francês Daniel Royer, que arrecadou o bronze com 2.559 pontos. O atleta português, que revalidou o título europeu do pentatlo, é recordista mundial e europeu da especialidade. Portugal, que defende em Istambul os títulos coletivos de masculinos e femininos, está representado por 14 atletas.
O sexto campeonato da Europa Open de Pista Coberta INAS (Federação Internacional pata Atletas com Deficiência Intelectual) vai juntar na Turquia, até domingo, atletas de 12 países europeus e uma seleção de Hong Kong.
[Notícia sugerida por Paula Rocha e Elsa Martins]
Créditos: Boas Notícias


Aplicação facilita mobilidade de deficientes motores

A Associação Salvador lançou uma aplicação para smartphones que permite aceder de forma rápida a informações sobre a acessibilidade de diversos espaços a nível nacional. Para além de ajudar à mobilidade de deficientes motores, o programa permite aos utilizadores avaliar e comentar esses espaços em tempo real, partilhando opiniões através de uma rede online. A "Portugal Acessível Mobile", lançada esta quinta-feira, promete facilitar e agilizar as deslocações diárias de todas as pessoas com dificuldades de mobilização. A aplicação pode ser usada em qualquer smartphone com sistemas iOS, Android e Windows phone.
Segundo o comunicado na página da Associação Salvador, o programa disponibiliza informações sobre a acessibilidade física de 3.500 espaços de alojamento, cultura, lazer, restauração, praias e transportes, estando para breve a aplicação de conteúdos relacionados com itinerários turísticos acessíveis. "A grande mais-valia em relação a outros guias é o facto de todos os espaços serem visitados pessoalmente por um elemento da Associação Salvador, garantindo assim a fiabilidade da informação disponibilizada", explica o comunicado no site oficial.
Para Salvador Mendes de Almeida, fundador desta associação, "'Portugal Acessível Mobile' não é um mero guia de locais acessíveis para as pessoas com deficiência motora". É também "uma forma de explicar que, para uma sociedade ser democrática, é fundamental que, todos, sem exceção, tenham o direito a aceder aos mesmos locais em condições de igualdade". 
O projeto pretende ainda fomentar o turismo acessível, sendo que a aplicação se destina também a quem visita Portugal. Salvador Mendes de Almeida explica no site da associação que "os turistas estrangeiros com mobilidade reduzida podem ter acesso a informação útil que possa facilitar a sua estadia".

Clique AQUI para aceder ao site "Portugal Acessível" da Associação Salvador.
Créditos: Boas Notícias


Revista sobre produtos nacionais chega a 60 países

A "Veja Portugal", uma nova revista dedicada aos produtos portugueses e às comunidades portuguesas lançada recentemente, vai poder ser lida, já na primeira edição, por habitantes de mais de 60 nações, que assim poderão conhecer o que de melhor se faz no nosso país e o melhor que os portugueses fazem além-fronteiras. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, José Frazão, diretor e administrador da nova revista, propriedade da Exposalão-Centro de Exposições da Batalha, revela que o primeiro número está a corresponder às expetativas.
"Temos recebido críticas positivas e bons conselhos para que a possamos melhorar nalguns aspetos. A distribuição já chegou a 61 países, o que nos satisfaz bastante", acrescenta o responsável. Entre os países que receberam mais exemplares da revista estão Angola, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Cabo Verde e Moçambique, mas o objetivo da direção da publicação é fazê-la chegar, "dentro de algum tempo, à grande maioria das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo".

Esta edição, com 80 páginas, tem uma tiragem inicial de seis mil exemplares, um número que, de acordo com José Frazão, deverá ser "aumentado em mais quatro mil exemplares nas próximas edições". A revista "Veja Portugal", de periodicidade trimestral, é destinada às empresas exportadoras e aos empresários que, no estrangeiro, importam produtos portugueses. O seu objetivo é também marcar uma presença forte junto das comunidades portuguesas e de luso-descendentes.

Além das questões económicas - que ocupam dois terços das suas páginas - a publicação, distribuída em papel, por assinatura e em suporte digital (PDF), inclui também secções de turismo e de tradições e gentes portuguesas.
Clique AQUI para aceder ao site da "Veja Portugal". 
Créditos: Boas Notícias


Pão-de-ló de Margaride mantém 20 empresas

O Pão-de-Ló de Margaride nasceu há 283 anos em Felgueiras e hoje é um dos principais motivos pelo qual 20 empresas daquela cidade mantém a sua atividade. A receita que passou de pais para filhos é produzida por casas familiares que se dedicam à confeção desta iguaria da doçaria tradicional portuguesa. A "Casa do Pão-de-Ló de Margaride" é o berço desta doçaria tradicional portuguesa. A empresa tem visto as suas vendas aumentar após ter criado um site na Internet onde é possível comprar o doce.

A venda online tornou-se uma "ferramenta importante" e potenciou a comercialização do pão-de-ló para além da comunidade local. O negócio tem hoje "outro potencial" graças ao sucesso desta aposta. "Esta empresa, apesar de ter quase 300 anos, tem de se atualizar. A presença em termos de multimédia é fundamental", explicou à agência Lusa Guilherme Likfold, proprietário da casa centenária e descendente dos fundadores.
O centenário Pão-de-Ló de Margaride é ainda hoje produzido por métodos e receituários tradicionais e tem vindo a registar, cada vez mais, uma grande procura por quem vive em Felgueiras e por quem apenas está de passagem.


Uma tonelada de Pão-de-Ló por dia
Com a chegada da Páscoa são produzidas em Felgueiras muitas toneladas de Pão-de-Ló de Margaride, que são vendidas a dezenas de confeitarias espalhadas por todo o país. A vereadora da câmara municipal Carla Meireles contou à Lusa que a "Fábrica do Pão-de-Ló de Margaride" mantém a sua atividade deste 1700 e hoje consegue produzir cerca de "uma tonelada desta iguaria por dia". "É a partir daqui que o pão-de-ló cresce e confere toda a notoriedade e reconhecimento a este produto tradicional, com característica próprias, confecionado à base açúcar, farinha e ovos", observou a vereadora.
O Pão-de-Ló de Margaride é celebrado este fim de semana num festival que se realiza em Felgueiras pelo quarto ano consecutivo. O Mosteiro de Pombeiro, monumento nacional que integra a Rota do Romântico, acolhe pessoas vindas de todo o território nacional e ainda do país vizinho."Estamos a promover o evento para além de Portugal, incluindo na Galiza. Por isso, esperamos a presença de muitos espanhóis", contou Carla Meireles.
Nos dois dias do festival, que decorre nos claustros do convento, são milhares as pessoas que vão a Felgueiras procurar diferentes especialidades da doçaria tradicional local, como as lérias e as cavacas, além de outros produtos, como é o caso dos vinhos verdes da zona de Felgueiras.

Clique AQUI para visitar a página oficial da "Casa do Pão-de-Ló de Margaride".
Créditos: Boas Notícias


Está a chegar o índice de bem-estar dos portugueses

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai disponibilizar, já no primeiro trimestre de 2014, um índice de bem-estar dos portugueses. O projeto, que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, destina-se a aferir o bem-estar dos cidadãos e a qualidade de vida das famílias com vista a contribuir para melhorar as políticas dirigidas às pessoas. Em declarações à Lusa, Paulo Gomes, coordenador deste trabalho, revelou que a informação abrangerá o período de 2004 a 2011 e que a morosidade do projecto em curso se prende com a grande quantidade de informação a tratar. 
Esta informação que traça, no fundo, "o quadro de vida das pessoas", assenta em 90 indicadores relacionados com as mais variadas áreas, como a saúde, a educação, a segurança, a criminalidade, entre outras. Para Paulo Gomes, "uma estrutura desta natureza é singularmente importante e ajusta-se particularmente bem ao momento em que vivemos e que vamos viver na próxima década" que, no entender do coordenador, será uma década de opções. 
“A vivência democrática não pode nem deve ficar enfraquecida pelo facto de vivermos em tempos de austeridade. Pelo contrário, pode ser fortalecida, na medida direta de uma participação mais informada e consequente por parte dos cidadãos”, declarou.


Dar ênfase ao que conta para a vida das pessoas
A elaboração do índice de bem-estar dos portugueses decorre "de uma forte dinâmica internacional", protagonizada por organismos como as Nações Unidas, a Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económica, o Banco Mundial e a Comissão Europeia. "[Estes organismos] entenderam que, neste momento, a ênfase que tem sido dada aos indicadores de produção económica deviam ter também correspondência numa ênfase de indicadores que de alguma forma contassem mais diretamente para a vida das pessoas", explicou Paulo Gomes. 

"Os tempos de crise em que a Europa e o mundo vivem acentuaram a necessidade de trabalharmos a este nível", acrescentou ainda o responsável do INE, que acredita que esta informação complementar permitirá aos decisores políticos um melhor conhecimento da realidade, podendo constituir "um embrião de políticas públicas direcionadas para os cidadãos". 


Desigualdades, trabalho, consumo e poupança
Um dos indicadores fundamentais deste novo índice está relacionado com as condições materiais de vida e outro está associado à qualidade de vida, sendo tidos em conta, para o bem-estar económico, indicadores relacionados com o consumo, a riqueza, o rendimento e a taxa de poupança. Além disso, a equipa do INE vai também procurar caraterizar as desigualdades. "Interessa-nos analisar o comportamento que a população tem para percebermos onde estão os sintomas de declínio ou quais são as melhorias", frisou Paulo Gomes. 
Outros elementos importantes na abordagem que será dada a conhecer serão o trabalho e a remuneração, que ocupam "um papel central na vida das pessoas", não sendo "compartimentos estanques" e encerrando "realidades que têm efeitos colaterais". Um desempregado de longa duração “não é apenas um número, é uma pessoa que, contra as suas expectativas, não consegue trabalhar e isso vai ter efeitos no relacionamento social, no ambiente familiar, na sua saúde”, exemplificou. Segundo Paulo Gomes, o aspeto multidimensional deste projeto é o seu principal fator de inovação, já que a análise será feita com recurso a informação estatística já produzida, quer a nível nacional, quer europeu.
Créditos: Boas Notícias


Tuberculose em Portugal baixou 6,1% em 2012

Os níveis de tuberculose em Portugal sofreram uma redução de 6,1% em 2012, em comparação com o ano anterior. Apesar de não ser ainda um país com baixa incidência desta doença, os especialistas indicam que Portugal está a aproximar-se dessa realidade, a cada ano que passa. Os dados que foram avançados esta semana pela Direção-Geral de Saúde à Lusa indicam que também o grau de "tuberculose suscetível e multirresistente tem diminuído de forma consistente ao longo dos anos".
A especialista Raquel Bessa de Melo disse à agência de notícias que a incidência de tuberculose multirresistente (TBMR)  no país tem vindo "a diminuir de forma consistente nos últimos anos, mais evidente desde 2008, apresentando Portugal valores sobreponíveis aos outros países da Europa ocidental".
Apesar destes resultados ainda existe "uma proporção preocupante de casos extremamente resistentes entre as formas multirresistentes". No sentido de resolver este problema foram criados em 2008 os centros de referência regional de TBMR que, executando em Lisboa, estão em funcionamento desde essa altura.


Diagnóstico precoce é fundamental
Para Raquel Bessa de Melo, uma "redução mais eficaz" da tuberculose em Portugal exige uma "deteção precoce" do caso e do diagnóstico e o tratamento célere do doente, "cortando a transmissão da doença na comunidade". O rastreio da Tuberculose pode ser feito junto do médico de família ou num  Centro de Diagnóstico Pneumológico e tem como objetivo identificar pessoas que, tendo tido contacto com o bacilo da tuberculose e apesar de não apresentarem sintomas da doença, podem estar mais susceptíveis de adoecer. 
No rastreio é feito um inquérito ao paciente sobre sintomas, realizada uma prova tuberculínica (Mantoux), uma radiografia de tórax, colheitas de expetoração, teste IGRA (se necessário) e são prestados esclarecimentos sobre a doença.


Dia Mundial de Combate à Tuberculose
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado este domingo, dia 24, com o tema "Stop à tuberculose na minha vida". O mote serviu de base para os dois últimos anos de campanhas de sensibilização e prevenção da Organização Mundial da Saúde e encerra em 2013. A data que assinala a descoberta do bacilo da tuberculose pelo investigador Robert Koch, em Marços de 1882, constitui uma oportunidade para as pessoas afetadas, as comunidades e as organizações de saúde e de sociedade civil discutirem e planearem as ações que devem ser levadas a cabo para travar a evolução da doença.

[Notícia sugerida por Ana Isabel Veríssimo]
Créditos: Boas Notícias


Universidade do Minho abre curso de assistente e comissário de bordo

A UMASA - Academia de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Minho vai promover, a partir de Abril, um curso de Assistente e Comissário de Bordo, que permitirá a quem o frequenta desempenhar funções de tripulante de cabina numa companhia aérea. De acordo com um comunicado enviado pela UMinho ao Boas Notícias, as inscrições para o novo curso estão abertas até 15 de Abril e poderão ser efetuadas através do site http://www.umasa.uminho.pt, sendo que o curso tem um custo de 1.500 euros.
Os candidatos interessados na frequência do curso deverão ter, no mínimo, 18 anos e o 12º ano de escolaridade, bem como bons conhecimentos de língua portuguesa e inglesa e aptidão física para a função, tendo também de saber nadar.  
A formação teórica, que corresponde a um total de 70 horas, terá lugar no campos de Gualtar, em Braga, ao passo que a componente de instrução prática (11 horas) será lecionada em diversos locais certificados, respondendo aos requisitos da formação em sobrevivência na água, combate a fogos, primeiros socorros e procedimentos operacionais. Segundo a UMinho, está previsto que o curso seja realizado em regime laboral, salvo se a maioria dos candidatos preferir a sua realização em horário pós-laboral. 
A UMASA, centro de excelência sediado naquela universidade portuguesa e que trabalha em parceria com o Instituto de Formação Aeronáutica, disponibiliza ainda, atualmente, os cursos de Piloto de Linha Aérea (ATPL - Airline Transport Pilot's License), de Piloto Particular de Helicóptero PPL (H), de Instrutor de Voo (FI) e de Qualificações Tipo (Type Ratings). 
A academia aeronáutica minhota planeia ainda abrir, em breve, os cursos de Técnico de Manutenção Aeronáutica e de Técnico de Gestão e Operação de Voo, que assim irão juntar-se à oferta formativa já existente.
Créditos: Boas Notícias


Ana Free apresenta álbum de estreia em Los Angeles

A portuguesa Ana Free vai viajar até aos EUA, este domingo, para apresentar o seu álbum de estreia "To.Get.Her", em Los Angeles, num ‘showcase’ íntimo de uma hora. O espetáculo vai acontecer no café-concerto "The Charleston" que tem lotação para 150 pessoas. O preço dos bilhetes, à porta do evento, é de 10 euros. Segundo o site da MTV Portugal, na bagagem, Ana Free vai levar temas do seu álbum de estreia e várias músicas novas. 

A confirmação do concerto foi feita pela própria artista no seu site oficial: “Olá a todos!! Estou entusiasmada porque o meu primeiro concerto em Los Angeles acaba de ser anunciado!”, escreveu Ana Free. 
“TO.GET.HER” é uma mistura de pop, R'n'B e alguns ritmos latinos e foi gravado, em 2012, entre Buenos Aires, Londres e Lisboa. A produção esteve a cargo de Rodrigo Crespo, que já colaborou com Shakira. O álbum inclui o tema ‘Electrical Storm’ - que já liderou o MTV Blue Top - e o mais recente single ‘Perfection’.
Créditos: Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!



Sem comentários:

Enviar um comentário