domingo, 15 de janeiro de 2012

Hoje quem manda?

Imagem retirada AQUI


A "Sousa Mendes Foundation" (em colaboração com a portuguesa Fundação Sousa Mendes, o Comité Francês de Homenagem e ainda o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes) lançou uma campanha para encontrar o maior número possível das mais de 30 mil pessoas salvas pelo Cônsul português Aristides de Sousa Mendes em 1940, em Bordéus, França, durante o Holocausto.

Segundo Aristides de Sousa Mendes, neto do cônsul e presidente do Conselho Geral da fundação portuguesa, o projecto de procura de «todos aqueles que foram directamente salvos ou os seus descendentes visa reunir a grande família». «A família representa a dádiva da vida e o húmus de todo este esforço tem como referência isso mesmo, agregar aqueles que são descendentes directos e aqueles que estão vivos graças à sua corajosa intervenção».

A iniciativa já começou a dar os seus frutos e esperemos que continue assim, que haja mais "salvos" e seus descendentes a contactar a Fundação, em memória do "Justo entre as Nações"!

Aristides de Sousa Mendes é um dos meus ídolos e não posso deixar de reiterar a grandeza e importância desta iniciativa e de lembrar a todos, que hoje e sempre, sejam humanos, sejam solidários! Numa era em que a rapidez da vida não nos deixa saborear o momento, nem as pessoas que nos rodeiam, em que ignoramos a amizade e o amor, que são bens essenciais à vida, paremos para "olhar" e "ver" o outro! Se quiser conhecer mais e melhor a vida fantástica deste Grande português, veja a minha crónica AQUI

Sugestão de Francisco Miguel Nogueira, 
Mestre em História Moderna e Contemporânea, Especialidade em Relações Internacionais 
Historiador/Investigador 

Mande sugestões para esta rubrica para meio.crescente@gmail.com

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

7 comentários:

  1. A forma como falas dele, deixou.me com vontade de saber mais e espero que consigam reunir todos, seria uma homenagem valente.

    ResponderEliminar
  2. Em nome da boa vontade, da humanidade, da solidariedade e da memória, adiramos a este grupo e façamos ouvir a nossa voz...é necessário restaurar a casa de Aristides Sousa Mendes e fazer desta casa-museu, um santuário para a preservação da memória deste diplomata e da sua acção!
    https://www.facebook.com/group.php?gid=124249230931453

    ResponderEliminar
  3. Continua o teu trabalho de divulgação, que é essencial nesta ilha deserta de ideias e de acções.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por esta informação que desconhecia e apreciei....

    ResponderEliminar
  5. Interessa dizer e fazer por divulgar ou mesmo projetar Aristides de Sousa Mendes, como português e cidadão universal que pela sua ação e postura de vida foi um companheiro herói, na liberdade e na perseveração da vida dos seus concidadãos. Importa recuperar muito do seu espólio para dar a conhecer a todos, sobre a sua vida e obra.
    Julgo que é uma boa iniciativa. Parabéns Francisco
    ml - 16 Jan.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que devemos juntar e acho que é msm necessário fazer-mos um projecto para a uma casa-museu que funcione e que divulgue e preserve a memória deste grande homem...é tempo de Portugal dar valor e o espaço a este homem, que soube como poucos, ser humano...

    ResponderEliminar
  7. Finalmente consegui ler a tua homenagem sempre necessária ao "Justo entre as Nações", ñ sendo já a 1ªvez q dás enfoque a este Grande Homem e visto já termos trocado ideias sobre o mesmo, resta me parabenizar te nova/te pela lembrança do mér...ito de alguém q pôs o bem comum acima dos interesses individuais.. Algo tão raro ou mesmo inexistente nos dias q correm... Acho q posso dizer te q a tua escala de valores assume se como correcta qd a tua admiração recaí sob Aristides Sousa Mendes...

    ResponderEliminar