segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Portugueses na vanguarda da investigação

(imagem retirada internet)

Nova esperança anti-leucemia?


Um grupo de investigadores portugueses ambiciona lançar para comercialização uma terapia celular capaz de evitar a rejeição de transplantes de medula, o que pode constituir uma nova esperança para doentes com leucemia (Diário de Notícias). 

O desejo de lançar este tratamento no mercado surge depois de testes realizados pela equipa em sete doentes que tinham contraído a doença «do enxerto contra o hospedeiro» após a transplantação. «Pode ocorrer após transplante a cerca de 50 por cento das pessoas, porque há rejeição do sistema imunitário do dador que é transplantado com as células, atacando uma grande amplitude de órgãos», explicou Francisco dos Santos, um dos investigadores, ao Diário de Notícias.Face a esta situação, a terapia celular desenvolvida por Francisco e três outros colegas poderá constituir um enorme passo, uma vez que permite «modelar o sistema imunitário de modo a que ele deixe de atacar o corpo do paciente». Nos casos analisados, a doença evoluiu favoravelmente. «Alguns pacientes passaram a graus um e dois, podendo depois ser tratados com esteroides», acrescentou.

Os quatro jovens envolvidos na investigação são, também, os criadores da Cell2B, uma empresa de biotecnologia que se encontra à espera de investidores para poder levar o projeto adiante e disponibilizar o tratamento. «O projeto empresarial nasce porque para comercializar este produto é exigido um ensaio clínico», contou David Braga, outro dos elementos da equipa, ao jornal.Se o ensaio clínico for realizado e os resultados demonstrarem benefícios para os pacientes, a Cell2B adquirirá autorização por parte da European Medicins Agency (EMA) para comercializar esta terapia celular no espaço europeu e poderá solicitá-la futuramente para alargar a venda aos EUA. 

Créditos: Revista Pais&Filhos

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário