sexta-feira, 1 de março de 2013

Recordar é viver!

(imagens retiradas da internet)



Semana de 23 de fevereiro a 1 de março

Zeca Afonso 

A 23 de fevereiro de 1987, há exatos 26 anos, morria um dos maiores cantores e compositores portugueses, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, conhecido por Zeca Afonso. Zeca Afonso foi umas das principais figuras da música de intervenção portuguesa dos anos 60 e 70. A sua música tinha uma forte componente de crítica ao Estado Novo, eram canções de intervenção. Zeca Afonso gravou a “Grândola, vila morena”, em 1971, a música que o colocaria na História de Portugal. A música foi elaborada como homenagem à "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense", onde em 1964, tinha feito uma atuação e gostado do lugar. Para o Estado Novo esta música estava associada á fraternidade alentejana e, por isso, ao comunismo. 
A canção “Grândola, Vila Morena" tornou-se importante porque foi utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas (MFA). Às 00h20m do dia 25 de Abril de 1974, a canção era emitida pela Rádio Renascença, dando início às operações militares para o derrube do regime. O MFA iniciou então a revolução dos Cravos, que instaurou a democracia, em Portugal. Esta música tornou-se, assim, símbolo da liberdade e da democracia. 
Zeca Afonso morreu a 23 de fevereiro de 1987, no Hospital de Setúbal, às três horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica. 
A sua música marcou os primeiros anos da Democracia. 


D. José I 

Há exatos 236 anos, a 24 de fevereiro de 1777, morria o rei de Portugal D. José I, o Reformador. D. José I nasceu a 6 de junho de 1714, filho do Rei D. João V, o Magnânimo e de D. Mariana Vitória de Bourbon. Criado numa Corte absolutista, foi educado para ser Rei. Em 1729 casou com D. Mariana Vitória de Bourbon, infanta de Espanha. 
O novo Rei subiu ao trono em 1750, contudo a figura mais destacada do seu reinado foi o seu ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. O reinado de José I foi marcado pela reorganização das leis, da economia e da sociedade portuguesas, transformando Portugal num país moderno. A 1 de novembro de 1755, Lisboa sofreu um terramoto demolidor, D.José I e a sua família sobreviveram à destruição do Paço Real e o Rei viveu o resto da sua vida num complexo luxuoso de tendas no Alto da Ajuda, em Lisboa. As reformas e a reconstrução da cidade, incentivada e organizada por Pombal, deram o cognome de o Reformador a D. José. 
O Rei foi vítima de uma tentativa de regicídio que sofreu a 3 de setembro de 1758. A 14 de dezembro de 1758 dava-se início ao Processo dos Távoras, a marquesa Leonor de Távora, o seu marido, o conde de Alvor, todos os seus filhos, filhas e netos foram presos, assim como o duque de Aveiro e os genros dos Távoras, o marquês de Alorna e o conde de Atouguia foram presos com as suas famílias. Eram acusados de serem os mandantes do atentado de "lesa majestade" a D. José I. Os Távoras negaram todas as acusações mas a sentença ordenou a execução de todos, incluindo mulheres e crianças. Apenas as intervenções da Rainha e a herdeira do trono, salvaram a maioria deles. A marquesa, porém, não seria poupada. Ela e outros acusados que tinham sido sentenciados à morte foram torturados e executados publicamente a 13 de janeiro de 1759, em Belém. A execução foi violenta mesmo para a época, as canas das mãos e dos pés dos condenados foram partidas com paus e as suas cabeças decapitadas e depois os restos dos corpos queimados e as cinzas deitadas ao rio Tejo. O rei esteve presente, juntamente com a sua corte. Os Távoras eram os seus semelhantes, mas o rei quis que a lição fosse aprendida e para que nunca mais a nobreza se rebelasse contra a autoridade régia.
D. José I, o 25º rei de Portugal, morreu, em 1777, sucedendo-lhe no trono a sua filha, a 1ª rainha reinante mulher em Portugal, D. Maria I. Jaz no Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa. 


Renoir

A 25 de fevereiro de 1841 nascia Pierre-Auguste Renoir, um importante pintor impressionista francês. Renoir nasceu em Limoges. A sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Para Renoir, o essencial era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Assim, apesar da sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir nunca deixou de dar importância à forma. 
A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis. Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O resultado foi uma série de obras-primas bem no estilo Ticiano, assim como de Fragonard e Boucher, a quem ele admirava. 
O seu primeiro reconhecimento oficial veio quando o governo francês comprou Ao Piano, em 1892. Pierre Auguste Renoir morreu a 3 de dezembro de 1919, tendo marcado a História da Pintura e da Arte em geral. 


Organização da Luftwaffe 

Hitler iniciou a organização da Luftwaffe, a Força Aérea alemã, há exatos 78 anos, a 26 de fevereiro de 1935. Com Hitler a Luftwaffe organizou-se secretamente sob a direção de Hermann Goering, apesar do Tratado de Versalhes de 1919 proibir a aviação militar na Alemanha, a linha aérea civil Lufthansa permitiu o voo de instrução para futuros pilotos da Luftwaffe. 
Após assumir o poder em 1933, o líder nazi Adolf Hitler iniciou o desenvolvimento secreto da sua força aérea. Em Fevereiro de 1935, a Luftwaffe organizou-se formalmente e, em Março, Hitler deu-a a conhecer ao mundo. Apenas dois anos depois, um pequeno exemplo do novo poder aéreo mostrou-se no brutal bombardeamento de Guernica durante a Guerra Civil espanhola. 
Em pouco tempo, a Força Aérea da Alemanha nazi era já ultramoderna. Assim quando se iniciou a II Guerra Mundial (1939-1945), a Polónia, França e sobretudo a Grã-Bretanha e a Rússia, descobriram que a Luftwaffe era a mais mortífera das forças armadas alemãs. 
A Royal Air Force (RAF), embora com superioridade numérica de dois para um, proporcionou à Luftwaffe a sua primeira derrota na batalha da Grã Bretanha. Mais tarde, as forças norte-americanas uniram-se à RAF numa batalha pelos céus europeus e a anteriormente orgulhosa Luftwaffe foi finalmente desfeita. 


Victor Hugo 

Há exatos 111 anos, a 26 de fevereiro de 1802, nascia Victor-Marie Hugo, um dos maiores escritores franceses. Victor Hugo foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e até ativista pelos direitos humanos. 
Filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet, cresceu em Paris. Passou algum tempo em Nápoles e em Espanha, o que influenciou a sua obra posterior. Em 1819, fundou com os seus irmãos uma revista, o Conservateur littéraire (Conservador literário), onde deu mostras do seu talento. No mesmo ano, ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux.
Publicou, em 1827, Cromwell e alcançou o sucesso. Os anos seguintes foram marcados pela escrita e publicação de grandes obras. Educado pela mãe no espírito da monarquia, acabou por se convencer, pouco a pouco, do interesse da democracia. Tendo-se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária, foi eleito deputado da II República em 1848, e apoiou então a candidatura para a presidência do príncipe Luís Napoleão, sobrinho de Napoleão Bonaparte. 
Victor Hugo exilou-se após o golpe de Estado de 2 de dezembro de 1851, que tornou Luís Napoleão Imperador no chamado II Império. Condenou vigorosamente o golpe por razões morais em Histoire d'un crime. Passou então a viver em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. 
Tornou-se um dos únicos proscritos a recusar a amnistia decidida algum tempo depois. Só após o fim do II Império, regressou a Paris, onde morreu a 22 de maio de 1885
De acordo com o seu último desejo, o seu corpo foi depositado em um caixão humilde e enterrado no Panthéon. Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, estima-se que 1 milhão de pessoas prestaram-lhe uma última homenagem.
Foi autor, entre várias obras memoráveis, de Notre-Dame de Paris e Les Misérables, obra que faz parte das minhas leituras para 2013. 


Ivan Pavlov 

A 27 de fevereiro de 1936 morria Ivan Pavlov, fisiólogo russo conhecido pela sua contribuição para a lei do reflexo condicionado. Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1904. 
Pavlov nasceu em Ryazan, no Império russo, a 26 de setembro de 1849. Pavlov começou por estudar Teologia, mas abandonou o curso para se dedicar à Medicina e à Química em São Petersburgo. Anos depois, na Alemanha, aprofundou os estudos sobre a Fisiologia intestinal e o funcionamento do sistema circulatório. 
Pavlov tornou-se conhecido mundialmente pela elaboração da lei do reflexo condicionado que desenvolveu depois de concluir que a salivação dos cães, que utilizava nas suas experiências, podia ser resultado de uma atividade psíquica. 
O clima político instável, a guerra civil russa e a chegada do Comunismo não influenciaram as suas investigações. Embora não fosse simpatizante do novo regime, continuou a trabalhar ativamente no seu laboratório até morrer aos 87 anos, a 27 de fevereiro de 1936 em São Petersburgo, chamada à época de Leninegrado. 


Afonso de Albuquerque 

Há exatos 503 anos, a 27 de fevereiro de 1510, Afonso de Albuquerque conquistava Goa para o reino de Portugal. 
Afonso de Albuquerque, um dos nomes mais importantes na conquista e estabelecimento do Estado português da Índia. Conhecido pelo seu génio e estratégia militar, Albuquerque foi chamado, entre vários cognomes, de O Grande, o César do Oriente, do Leão dos Mares e até do Marte Português, o que revela o relevante papel que desempenhou na afirmação de Portugal no Índico. 
Uma de suas primeiras ações como o novo e 2º Vice-rei da Índia foi o início de uma fase de afirmação e crescimento de Portugal. Primeiro conquistou Goa, em 27 de fevereiro de 1510. Em 1511, submeteu a cidade de Malaca, essencial ponto de controlo de toda a navegação entre a Índia e o Extremo Oriente, edificando de seguida uma fortaleza para proteção de Malaca e do seu estreito. Ao regressar a Goa, encontrou a cidade cercada, mas através de uma hábil estratégia militar, conseguiu tomar ao inimigo o Forte de Benastarim, e salvar a sua cidade. 
Nas cidades conquistadas, Afonso de Albuquerque seguiu uma política de miscigenação, estimulando o casamento das indianas com os seus soldados e marinheiros, que depois ficavam a servir na administração do território. Assim, formaria uma nova geração luso-indiana que seria incapaz, no futuro, de expulsar do território a ascendência portuguesa. Outra política muito importante. 
Com a construção da fortaleza de Ormuz, em 1515, Albuquerque concluiu o seu plano de domínio dos pontos estratégicos que permitiam o controlo marítimo e o monopólio comercial da Índia. O Estado Português da Índia era já uma realidade. 


II República francesa 

A 28 de fevereiro de 1848 era proclamada oficialmente a Segunda República, na França, apesar de tal feito ter sido anunciado provisoriamente antes, mais concretamente no dia 24. 
A II República foi o último regime nascido depois de uma revolução. Durante a mesma, produziram-se grandes reformas, tais como a implantação do sufrágio universal masculino ou a abolição definitiva da escravatura. 
O príncipe Luís Napoleão, sobrinho de Napoleão Bonaparte, foi o 1º e único Presidente da República da II República, que a 2 de dezembro de 1851, fez um golpe de estado e seguindo os passos do tio, tornou-se o Imperador Napoleão III no chamado II Império. 


Chopin 

Há exatos 203 anos, a 1 de março de 1810, nascia Frédéric François Chopin, Żelazowa Wola, na Polónia. Chopin foi um dos maiores pianistas e compositores do período Romântico. Fez a sua carreira em França. A sua técnica refinada e a sua elaboração harmónica em piano vêm sendo comparadas historicamente com as de outros génios da música. 


Botticelli 

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli nasceu a Florença, a 1 de março de 1445, há exatos 558 anos. Botticelli foi um célebre pintor italiano renascentista. As principais características da sua pintura foram a perspetiva, a arte de figura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria. 
Botticelli foi protegido dos Médici, para os quais executou várias obras cunho mitológico, entre as quais se destaca “O Nascimento de Vénus” (1485), encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. A pintura representa a deusa Vénus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. Trabalhou também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina. 
A 17 de maio de 1510, Botticelli morria, em Florença. 


Universidade de Coimbra 

Há exatos 723 anos, a 1 de março de 1290, o Rei D. Dinis assinava o Scientiae thesaurus mirabilis, em Leiria, que criava a Universidade de Coimbra.


Porque recordar é viver, para a semana continuaremos a aprender! 
Francisco Miguel Nogueira

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento! 


1 comentário:

  1. Superaste te nesta rúbrica! Adorei.. mto transversal a nível historico, temporal e cultural! José Afonso no caso bem lembrado pelos tempos de convulsão social e idearios de Abril! "Grandola" uma musica simbolo da revolução, q lá fora, por ignorancia e por inferiorizarem sempre o nosso papel historico e cultural e a nossa postura permissiva em relação a isso, atribuem a Chico Buarque... mais um episódio triste p a nossa cultura tão rica mas tão ignorada e maltratada dentro e fora de portas... José Afonso homenageou nela a "Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense" depois da sua atuação e tb devido às afinidades ideologicas de cariz "comunista e de resistencia ao regime salazarista" q lá encontrou, pois era nesse local q se organizavam reunioes e assembleias do povo c participação de membros da comunidade grandolense ligados ao PC, abertas à discussão e q fugiam ao controlo do regime, através da clandestinidade e fuga e vigilancia às autoridades! Daí a inspiração da letra! Mais uma vez adorei!

    ResponderEliminar