sexta-feira, 7 de outubro de 2011

10 formas de poupar na Universidade

(imagem retirada da internet)


Ideias simples para aprender a poupar!

1. Residências universitárias – Se morar longe é o alojamento mais barato. Inscreva-se meses antes para conseguir vaga. Os preços variam conforme a universidade: andam entre os 50 e os 170 euros e depende se quer ficar num quarto individual ou com mais alunos. Se tiver de alugar uma casa, divida com outras pessoas e escolha os apartamentos que tenham as despesas fixas incluído no preço. Se tiver de pagar água, luz e gás, procure nos fornecedores de energia as tabelas mais baratas e fale com o senhorio para mudar.

2. Comida – Sempre que puder coma em casa. Compre nos supermercados os produtos de marca branca e evite adquirir alimentos que depois não usa ou se estragam. Se tiver de comer fora vá à cantina da universidade ou traga uma refeição de casa. Conselho tupperware: uma vez por semana cozinhe (se não sabe aprenda) sopa e carne picada (dá para um rolo, lasanha, bolonhesa…), reparta e congele.

3. Manuais e material escolar – Livros: compre em segunda mão ou em leilões da internet, procure descontos online, requisite livros nas bibliotecas, peça emprestado, troque. Material escolar: recicle. Reutilize capas e transforme fotocópias velhas em blocos de apontamento.

4. Transportes – Não se arme em fino. Autocarro, metro e comboio são o meio de locomoção. Se tiver carro, partilhe boleias. Para quem mora nas ilhas: a TAP oferece uma peça extra com peso até dez quilos. Nos comboios há descontos entre 10 e 20% com cartão estudante.

5. Internet – As universidades têm wireless grátis: aproveite. Internet pessoal: consulte os tarifários da variada oferta que há no mercado e escolha o mais barato.

6. Telemóvel – Tenha apenas um e procure os que estão bloqueados para todas as redes. Adira aos “moche” e “xtreme” das operadoras: é mais barato falar par pessoas da sua rede. Para poupar na conta do telemóvel pode servir-se da internet para telefonemas grátis para os pais e amigos através de programas como o Skype.

7. TV Cabo – Tenha o pacote mais barato, apenas com o essencial: esqueça as Sport TV, as Fox e as Telecine.

8. Ginásio – O exercício ao ar livre é grátis. Resista aos ginásios mesmo que sejam baratos. Se a universidade tiver ginásio ou equipas de desporto inscreva-se.

9. Roupas e gadgets  – Contente-se com o que tem. Se os outros têm roupa nova e de marca, boa, parabéns para eles. Se há um modelo novo de Ipod, espere pelo Natal ou pelos anos: pode ser que alguém ofereça.

10. Noites e diversão – Ninguém é de ferro mas não abuse. Limite as saídas às que ninguém quer perder ou não pode faltar, como os anos dos melhores amigos. Noites: opte pelo bar universitário se existir ou pelas discotecas com noites para estudantes ou happy hours. Festas: convide os amigos e imponha uma “multa”: cada um traz um prato ou uma bebida.


Créditos - Jornal de Notícias e Dinheiro Vivo

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário