domingo, 16 de outubro de 2011

Revista de Imprensa - 16 Outubro 2011

(imagem retirada da internet)


A palavra «Indignados» lê-se na primeira página de três dos quatro jornais diários publicados hoje em Lisboa, numa referência às manifestações populares ocorridas sábado em sete cidades portuguesas e em centenas de outras pelo mundo.

«Indignados mobilizam milhares em todo o mundo contra a crise» é a manchete do Público, enquanto o Diário de Notícias (DN) titula na metade superior da primeira página «Indignados» com caracteres vermelhos, acrescentando ao lado «Protestos tensos em Portugal e violência à solta na Europa».

«Polícia teve de acalmar os ânimos na ‘manif’ que juntou 150 mil em Lisboa e no Porto» é a legenda que acompanha a foto principal na capa do DN, onde se vê uma manifestante a dirigir-se com ar suplicante a um polícia do Corpo de Intervenção junto à Assembleia da República, em Lisboa.

Uma segunda imagem ilustra o «dia de caos» vivido em Roma e mostra um manifestante de rosto coberto, capacete e um pau na mão frente a uma viatura da polícia em chamas.

A fotografia principal da capa do Público mostra uma multidão à frente do edifício do Parlamento e esclarece na legenda que «Manifestantes ocuparam a escadaria de S. Bento».

Também o Correio da Manhã (CM) dedica a principal fotografia da primeira página à concentração popular junto à Assembleia da República associada ao título «Polícia varre indignados», explicando no subtítulo que a polícia «limpou as escadarias do parlamento e fez duas detenções».

O Jornal de Notícias (JN) é o que menos espaço dedica na página principal à jornada de manifestações de sábado, escrevendo no canto superior esquerdo «Indignação nas ruas de todo o Mundo contra ‘farsa’ democrática», ao lado de uma foto pequena onde cabe uma multidão. O destaque principal deste jornal vai para «Ouro roubado vendido a lojas a 1/4 do preço», devido a uma «lei obsoleta [que] facilita receptação».

A manchete do CM, por seu lado, anuncia que a empresa ferroviária «CP encomenda 13 carros de luxo para chefes».

O DN realça também na primeira página que «Função Pública ganhará em 2013 menos 500 euros do que em 2005».

Outros destaques na imprensa diária de hoje noticiam que queixas contra clínicas privadas de medicina dentária aumentaram 40% (Público), «PGR controla casos que envolvam políticos» (CM), «Passos Coelho cortou na Função Pública porque ganham mais que os privados» e Luís Filipes «Menezes critica novo riquismo de Lisboa e denuncia megalomania da Metro do Porto».

Nos três diários desportivos, as manchetes são todas dedicadas à vitória do Sporting em Famalicão por 2-0 na eliminatória da Taça de Portugal em Futebol e aos dois golos marcados pelo holandês Wolfswinkel. «Letal dos pés à cabeça», considera O Jogo, «Holandês Voador», chama-lhe A Bola e «Wolfswinkel não perdoa», considera o Record.

Lusa/SOL


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário