(imagem retirada da internet)
Os cortes de que a função pública vai ser alvo nos orçamentos de 2012 e 2013 são hoje tema de primeira página em toda a imprensa matutina.
«Função pública perde 350 euros/mês», titula o Correio da Manhã, acrescentando que o poder de compra dos trabalhadores do Estado está em quebra abrupta desde a adesão ao euro.
Já o Diário de Notícias opta por titular: «Patrões só podem cortar subsídios com OK dos trabalhadores», referindo ainda que empresários e economistas defendem que só as empresas em dificuldades tentarão negociar um eventual corte dos subsídios de férias e Natal no sector privado, que afectaria 60 por cento dos trabalhadores. O jornal acrescenta ainda que «se necessitarem, as empresas despedem».
Também o jornal i titula em primeira página que «privados ficam sem subsídio de férias e de Natal», acrescentando que «mais autoridade provoca recessão de 3%». «Empresas públicas passadas a pente fino» e «Passos procura responsáveis» são igualmente títulos de primeira página no i, que chama também para a primeira página o ranking das escolas.
O Público opta por fazer manchete com o título «Governo proíbe RTP de pagara avenças a políticos», acrescentando, «salários nas chefias limitados ao do PR».
Segundo o matutino, as «poupanças no Estado levam a cortes em 600 Km de linhas da CP».
As manifestações previstas para hoje em 962 cidades de 85 países, sete das quais em Portugal, são ainda tema de primeira página no Público, assim como o ranking das escolas, do qual este jornal faz um suplemento especial com 32 páginas.
«Procurador-geral vai controlar casos com deputados e governantes» é outro dos temas de primeira página neste matutino.
«Hospital pagou a médio prazo 744 mil euros num ano», titula o Jornal de Notícias, que acrescenta tratar-se do pagamento a um único especialista em oftalmologia que trabalha no barlavento algarvio.
«Passos aplica mais 5% a empresas com lucros superiores a 10 milhões» é outro dos títulos de primeira página do Jornal de Notícias.
A vitória, por 2-0, do Benfica sobre o Portimonense, obtida na sexta-feira à noite em casa do clube algarvio, faz hoje o pleno na imprensa desportiva. «Chuta sempre», «Rodrigo é dos bons» e «Rodrigo à matador», titulam O Jogo, Record e A Bola.
«Alex Sandro e Iturbe em estreia», «Quero o terceiro dragão de ouro» – uma reclamação do portista Hulk -, e «Iturbe atracção entre os dragões» merecem ainda chamadas de primeira página em A Bola, O Jogo e Record.
«Não sinto que tenha de pedir desculpa aos portugueses» é a manchete do semanário Expresso, citando uma frase do primeiro-ministro, Passos Coelho, sobre as medidas anunciadas para 2012. O semanário acrescenta que «Passos acredita que 2013 será um ano de 'recuperação robusta`», «Gaspar queria cortar salários em 14%», «Governo aumenta penas e multas contra evasão fiscal» e «Secretário de Estado da Energia bateu com a porta».
«Dívidas às empresas destruíram 72 mil empregos em cinco anos», titula ainda o Expresso, acrescentando que «se as empresas recebessem a 60 dias a economia ganhava um impulso de 22 mil milhões de euros e gerava 120 mil empregos».
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Sem comentários:
Enviar um comentário