quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como ensinar ao seu filho o valor do dinheiro?

(imagem retirada da internet)

A maioria dos pais não costuma falar com os filhos sobre dinheiro. Mas como é de pequenino que se torce o pepino, nada como lhes explicar como devem poupar a pensar no futuro. Com o mundo em acelerada mudança e mergulhado num mar de incertezas, nada como preparar os mais jovens para o mundo real, longe da asa protectora dos pais.

1. Comece cedo e com regularidade. As crianças começam a aprender o valor do dinheiro bem antes da primeira conta bancária, emprego ou cartão de crédito. Por isso, mesmo antes de eles irem para a escola, comece a falar-lhes sobre o dinheiro e o trabalho. As actividades do dia-a-dia podem ser momentos de aprendizagem. Uma ida ao supermercado ou um levantamento no Multibanco podem ser bons momentos para lhes explicar termos e valores relacionados com a poupança. Há sites online que o podem ajudar nestas tarefas, como o Feedthepig.org

2. Dar e receber. Desde cedo, as crianças devem dar valor ao que têm e como isso pode ser usado para o bem comum, aprendendo que o dinheiro não tem que ser utilizado exclusivamente em proveito próprio. Pode ser vir para ajudar os outros. Envolva as crianças em eventos e actividades de solidariedade. 

3. Mesada. Antes de os seus filhos conseguirem andar sozinhos pelo mundo do trabalho, ensine-lhe a relação entre trabalho e dinheiro. Atribua-lhe uma mesada e imponha alguns bónus para determinadas tarefas. 

4. Abrir uma conta. Muitos bancos têm contas especiais para os mais novos. Abra uma conta para o seu filho e explique-lhe de que forma funcionam as taxas de juro e a importância de poupar. Nem que seja 25 cêntimos por cada euro de que ele dispõe. 

5. Poupança. Quando forem mais velhos, incuta-lhes a ideia de que quanto mais cedo começarem a poupar para a reforma futura, melhor. Vai criar bons hábitos de que, mais tarde, tirará dividendos. 

6. O que não fazer. Não desespere se os seus filhos não seguirem os seus conselhos em termos financeiros. Também precisam de cometer alguns erros para perceberem as consequências. Não lhes imponha os seus objectivos. Deixe-os criar os deles e vá gerindo a situação nos bastidores.

Créditos - Dinheiro Vivo

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!


Sem comentários:

Enviar um comentário