terça-feira, 22 de novembro de 2011

Adolescentes - Deitar tarde e tarde acordar!

(imagem retirada da internet)


Com o início das aulas surgem pontos de atrito entre pais e filhos relativamente aos horários de dormir e de acordar. Desta vez, vamos debruçar-nos sobre o sono típico dos adolescentes – deitar tarde e acordar tarde - e sobre os conflitos que estes ritmos originam.

Existe a ideia de que à medida que vamos crescendo necessitamos de menos horas de sono. No caso dos adolescentes, isto não se verifica. É exactamente nesta fase da vida que necessitam de, pelo menos, nove horas de sono para poder dizer-se que descansaram o suficiente. Daí que a vontade dos adolescentes de dormirem muito não seja uma birra. É sim uma necessidade.

Saber como funciona o relógio biológico interno nesta fase pode ajudar, pais e filhos, a evitar tantos conflitos na hora de dormir ou acordar. O nosso relógio biológico tem uma forma específica de funcionar. Na adolescência é como se tivesse sido adiantado. Por isso, os jovens não têm sono à hora dita “normal”, mas sim muito mais tarde. Por outro lado, acordar cedo também não é coisa que agrade a um cérebro jovem.

Não haveria problema se as exigências do dia-a-dia não obrigassem a ritmos que implicam ir cedo para as aulas e estar atento desde o início da manhã, algo que não condiz com este ritmo de adolescente.

A falta das tais nove horas de sono pode também constituir um problema, reflectindo-se no cansaço, apatia, irritabilidade e, no que diz respeito às capacidades cognitivas, na falta de atenção e concentração, dificuldades a nível de memória, instrumentos essenciais para quem enfrenta um novo ano lectivo.

Então que fazer para os ajudar?
Bem, podiam ficar a dormir umas horitas a mais no fim-de-semana. Isso de certeza que lhes ia agradar, tanto mais que os adolescentes quando podem dormir à vontade conseguem ultrapassar, facilmente, as nove horas de sono. Mas além de não resolver a questão da falta de horas de sono durante a semana, esta medida só servirá para confundir o relógio interno.

Que que pode então fazer? 
Ajudar o seu filho a criar alguns hábitos de sono e a tentar mantê-los. Claro que, uma vez que está a lutar contra um cérebro que não quer mesmo dormir cedo, e não contra o seu filho. Terá de ser muito persistente para o ajudar a ajudar-se.
Comece por interiorizar que, de facto, nesta fase da adolescência há coisas que nem o seu filho adolescente consegue compreender e controlar, ainda que gostasse. Isso vai ajudá-lo a si a diminuir aquela irritabilidade que surja na altura de começar a impor os horários de dormir, pois se não conseguir manter a regra pode ter a certeza que ele também não.

Para reajustar esse relógio interno, siga alguns destes conselhos:
  • É importante acalmar antes de dormir. 
  • Exercício físico intenso, música demasiado alta, jogos de vídeo, e tudo o que estiver relacionado com o uso do computador devem ser evitados. 
  • A televisão também deve ser desligada a partir de determinada hora; 
  • A cafeína deve ser evitada. Tenha atenção não só ao café, mas a bebidas que contenham cafeína.
  • As luzes também desempenham um papel importante no sono. Deve utilizar luzes menos intensas, nomeadamente uma de cabeceira para manter o resto do quarto numa semi-escuridão. 
Estas são algumas das regras que pode aplicar para ajudar o seu filho adolescente, mas é importante que antes de começar a aplicá-las fale com ele e o faça entender que entende que é difícil para ele adormecer cedo, mas que é importante. Estabeleça com ele um horário razoável que deverá ser mantido, mesmo aos fins-de-semana.

Zélia Parijs, psicóloga

Créditos: Em Letra Miúda

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário