quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Braga vs Açores

Imagem retirada AQUI


Investigadora da Universidade do Minho lança antologia de autores açorianos contemporâneos


O livro “Antologia Bilingue de Autores Açorianos Contemporâneos” é lançado esta quarta-feira, dia 30, pelas 14h30, no anfiteatro da Escola Básica 2/3 da Maia. A apresentação da obra vai ser feita pelas coautoras Rosário Girão, coordenadora do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho, e Helena Chrystello, coordenadora do Departamento de Línguas da escola anfitriã.

A antologia de 237 páginas pretende ser sobretudo uma ferramenta didática para as comunidades portuguesas da diáspora, em especial os EUA e Canadá, que conhecem pouco os escritores açorianos, mas também poderá ser utilizada no ensino regular em Portugal. O livro editado pela Calendário das Letras reúne excertos de 15 autores, como Álamo de Oliveira (tem 33 livros de prosa e poesia), Vasco Pereira da Costa (é traduzido em 14 línguas), Daniel de Sá, Fernando Aires e Urbano Bettencourt. Os excertos não foram escolhidos ao acaso, uma vez que se identificam com o arquipélago e de certa forma servem para o caracterizar.

As autoras propuseram em 2008 ao Governo Regional dos Açores a elaboração de uma antologia de autores açorianos contemporâneos passível de ser integrada no plano curricular do Ensino Básico. Decidiram, depois solicitar o apoio da Direção Geral das Comunidades para uma edição português-inglês, menos longa do que a antologia monolingue, concluída há cerca de um ano. Os objetivos do livro são proporcionar às comunidades açorianas, luso-falantes, e não só, o acesso a uma obra (esgotada, na maioria dos casos) nascida naquele arquipélago e facultar um estudo temático-estilístico das características idiossincráticas que a diferenciam, como por exemplo o imaginário dinâmico do ilhéu, confinado ao isolamento e à insularidade, imbuído de um sentimento inegável de religiosidade popular e bipartido, em termos de sonho emigratório, entre o anelo da partida e o desejo do regresso. 

Texto do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho
Créditos: Correio do Minho

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

1 comentário:

  1. Uma iniciativa muito interessante e importante...é bom divulgarmos os nossos autores, e nao falo apenas como açoriano, falo tb como português que sou...é importante que se dê a conhecer a literatura portuguesa...e os autores açorianos, em particular, são esquecidos, mas têm mta qualidade...

    ResponderEliminar