sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Revista de Imprensa - 11 de novembro 2011

(imagem retirada da internet)


O fim dos descontos nos passes sociais para estudantes e idosos, o risco da meta orçamental de 2013 e o facto do Ensino Superior voltar a ter liberdade para contratar estão em destaque nos jornais de hoje.

“Estudantes e idosos perdem passes sociais”, titula o Correio da Manhã, indicando que os “Descontos de 50 por cento acabam” e que o “Secretário de Estado disse ao CM que estuda apoio apenas para utentes de rendimentos mais baixos”.

O Diário de Notícias anuncia que um “Estado obrigado a cobrar mais 1.200 milhões em impostos” e diz que a “Meta orçamental de 2013 está em risco”.

Segundo o mesmo jornal, que indica que “A recessão portuguesa será a maior da Europa em 2013”, a “Comissão Europeia exige que o Governo garanta mais receitas fiscais e que corte forte na despesa”.

O Diário Económico revela que o “Governo recua e volta a dar liberdade ao Ensino Superior para contratar”, explicando que “O ministro Nuno Crato propôs às finanças que anulassem o congelamento de contratações em universidades e politécnicos no texto do Orçamento para 2012”.

“Governo dará apoio à banca em troca de créditos às empresas” faz manchete no Público, segundo o qual os “Salários nominais vão cair pela primeira vez em Portugal, que terá a pior recessão da zona euro em 2012”.

De acordo com o Jornal de Negócios, os “Bancos ameaçam processar o Estado” e os “Banqueiros querem que o Estado entre no capital ao valor contabilístico”.

O Jornal de Negócios sublinha igualmente que a “Transferência de fundos de pensões custa entre 1 e 2 mil milhões de euros”.

“Cavaco conforma-se” é o título principal do semanário Sol, segundo o qual o “Presidente [da República] não volta a falar dos subsídios” de Natal e de férias, explicando depois “Como Miguel Relvas [Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares] deixou criar o equívoco”.

Por seu lado, o Jornal i limita-se a afirmar que “Há 735 mil casas em Portugal para vender ou arrendar”.

O Jornal de Notícias escolhe para manchete a notícia “Matou o pai pelo póquer”, referindo que o “Jovem tinha fascínio pelas cartas e queria ser profissional” e que viu o “Crime facilitado pela mobilidade reduzida da vítima”.

Nos desportivos a atenção vai toda para a primeira mão do play-off de apuramento para o Euro2012 a realizar a partir das 19:00 entre a Bósnia e Portugal.

“O jogo da coragem” faz manchete em A Bola, que fala numa “Seleção preparada para a intimidação bósnia”.

O Record diz que “Não temos medo deles” e que o “Capitão Ronaldo responde à letra à campanha suja dos bósnios” enquanto O Jogo diz que CR7 esteve “Na mira”, explicando que os “Bósnios apontaram mesmo a Ronaldo”, “Até a laser”.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário