sábado, 12 de novembro de 2011

Dicas para Entrevista de Emprego - Parte 2

(imagem retirada da internet)



Naturalidade!
Seja natural. Não tente parecer quem não é. Enalteça as suas qualidades aos olhos do entrevistador. Mas lembre-se de cooperar caso este o questione acerca dos seus defeitos.

Otimismo!
Pense positivo e utilize mais frases afirmativas do que negativas. É importante que o entrevistador o sinta como alguém perseverante e capaz de ultrapassar as adversidades sem desistir à primeira oportunidade.

Pormenor! 
Atenção aos pequenos pormenores. Comportamentos como interromper o entrevistador enquanto este fala, ou mexer-se demasiado na cadeira podem prejudicar a sua imagem durante a entrevista.

Qualidade! 
Lembre-se de que mais do que a quantidade de experiências ou informações partilhadas com o entrevistador, importa a qualidade do conteúdo da entrevista e a sua capacidade de a tornar interessante. 

Relógio! 
Nem atrasado, nem demasiado cedo. A primeira opção demonstra irresponsabilidade, a segunda, insegurança e ansiedade. Opte pelos cinco minutos antes da hora marcada e descontraia.

Salário! 
Esta é sem dúvida uma das premissas mais importantes. Evite que esta pergunta surja no início da entrevista. Certamente que é legítimo saber a remuneração que o espera, no entanto permita que a questão apareça naturalmente. 

Tecnologias! 
Desligue o telemóvel ou coloque-o no silêncio. Assim não será tentado a atender chamadas durante a entrevista. Lembre-se de que naquele momento o mais importante é o entrevistador e as questões que lhe são colocadas.

Único! 
Entre uma centena de entrevistas, destaca-se quem faz a diferença. Indique as suas melhores características e mostre porque deve ser o escolhido. Tem de dar a entender desde logo que é a pessoa CERTA para aquele cargo, por ser ÚNICO. 

Versátil! 
Se tem experiência na área, ótimo. No entanto, caso seja a sua primeira entrevista mostre-se entusiasta, disponível para sair da sua safe zone e diga que aprende depressa. A vontade de querer fazer bem é meio caminho andado para o sucesso.

Window! 
Aproveite as oportunidades. Por vezes, fecha-se uma porta e abre-se uma janela. Encare esta entrevista como uma possibilidade e não como um facto consumado. Se não for chamado, não desanime. Dê sempre o seu melhor e as oportunidades surgirão. 

Xadrez!
Saiba como atuar a cada jogada. Aguarde pela questão e não queira responder antecipadamente. Cada resposta sua é como uma peça de xadrez que pode conduzir à aceitação ou à recusa do emprego por parte do entrevistador.

Yin Yang! 
O equilíbrio sugere ponderação e responsabilidade. Não demonstre opiniões muito radicais e taxativas. Lembre-se de que uma moeda tem duas faces. Quando questionado acerca de algo, mostre preferências, mas não seja extremista. 

“Zzzz”!
Durma bem na noite anterior. Permita ao seu cérebro as horas de descanso que ele merece. Dê a si mesmo o tempo de sono suficiente para que a mente se encontre desperta quando chegar o momento da entrevista.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário