terça-feira, 29 de novembro de 2011

A vida de Eunice Muñoz - Parte 2

(imagem retirada da internet)

Eunice Muñoz sobe hoje ao palco do Auditório Municipal com o seu nome, em Oeiras, para estrear 'O cerco a Leninegrado', exactamente 70 anos depois de se ter estreado, como actriz, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Vendaval, de Virgínia Vitorino, foi a peça com que Eunice Muñoz iniciou a carreira, aos 13 anos, na então Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro. O seu talento foi rapidamente reconhecido tendo entrado, pouco depois, para o grupo que então detinha a residência no Teatro Nacional.

Nascida a 30 de Julho de 1928, na Amareleja, localidade do concelho de Moura, numa família de atores, Eunice Muñoz ainda hoje recorda «a avó, que nunca saiu do Alentejo, mas era uma excelente actriz, e que [lhe] lia textos, quando criança de colo», recordou, em entrevista à agência Lusa.

«Não podia ser outra coisa, só podia ser actriz», disse Eunice Muñoz que, em 70 anos de carreira, apenas abandonou o teatro, «um grande amor» na sua vida, entre os 23 e os 27 anos, para ser secretária de uma empresa onde o seu primeiro marido trabalhava.

Os grandes atores da época, como Raul de Carvalho ou João Villaret reconheceram-lhe o talento, tal como Amélia Rey Colaço ou Palmira Bastos com quem, em 1943, contracenou, também no D. Maria II, em Riquezas da sua avó.

Um ano mais tarde, aos 16 anos, integrou o elenco de Labirinto, de Manuel Pressler, e ainda no verão de 1944 interpretou a primeira opereta – João Ratão –, ao lado de Estêvão Amarante.

Maria Lalande e Irene Isidro foram actrizes com quem trabalhou e ao lado das quais obteve sucesso. Foi ainda dirigida por Maria Matos, em A Portuguesa, de Carlos Vale.

Eunice Muñoz ingressou cedo no Conservatório Nacional de onde saiu com 18 anos e uma média final de 18 valores.

A popularidade pode, porém, dizer-se que chegou à sua carreira quando, no Teatro Variedades, faz parte do elenco de Chuva de Filhos, de Margaret Mayo, ao lado de Vasco Santana e de Mirita Casimiro.

A estreia no cinema aconteceu em 1946 quando, pela mão de Leitão de Barros fez Camões, papel com o qual venceu o prémio do SNI – Serviço Nacional de Informação, para a melhor actriz cinematográfica do ano.

Um homem do Ribatejo, de Henrique Campos (1946), e Os vizinhos do rés-do-chão, de Alejandro Perla (1947), são as peças que levou ao teatro Variedades.

Outono em flor, de Júlio Dantas, em 1948, assinalou o regresso da actriz ao Nacional, onde a seguir desempenhou Espada de Fogo, de Carlos Selvagem, numa encenação de Palmira Bastos, que se revelou um êxito.

A Morgadinha dos Canaviais, de Caetano Bonuccio e Amadeu Ferrari, adaptação do romance homónimo de Júlio Dinis, em 1949, marcou o seu regresso ao cinema.

Em 1950 e 1951, duas grandes comédias celebrizadas por Ernst Lubitsch, no cinema, são recriadas com êxito pela actriz: na primeira,Ninotchka, de Melchior Lengyel, Eunice Muñoz toma o papel que fora de Greta Garbo, ao lado de Igrejas Caeiro, Maria Matos e Vasco Santana; em A loja da esquina, de Edward Percy, em 1951, a actriz integra a Companhia de Teatro Gynásio, dirigida por António Pedro, para reviver em palco os mal entendidos que juntaram James Stewart e Margaret Sullavan na tela.

Eunice Muñoz passou ainda pelo Teatro da Trindade mas retirou-se de cena, já mãe da primeira filha, para um interregno entre os 23 e os 27 anos.

Regressou aos palcos em 1955 para interpretar Joana d'Arc, de Jean Anouilh, no Teatro Avenida, que constituiu um grande êxito. Dois anos depois interpretou A desaparecida, de Pirandello, e, pouco depois, com Maria Lalande, Isabel de Castro, Maria José, Ruy de Carvalho, Curado Ribeiro e Fernando Gusmão, entrou para o Teatro Nacional Popular, sob a direcção de Francisco Ribeiro (Ribeirinho), de quem assegura guardar «gratas e boas memórias».

Noite de Reis, de Shakespeare, Um serão nas laranjeiras, de Júlio Dantas, ou Pássaros de Asas Cortadas, de Luiz Francisco Rebello, foram algumas das peças em que foi dirigida por Ribeirinho.

Na década de 1960, entrou na comédia na Companhia de Teatro Alegre, ao Parque Mayer, juntamente com António Silva e Henrique Santana.

Monumental e Variedades foram teatros onde também representou, após o que, em 1965, fundou, com Raul Solnado, a Companhia Portuguesa de Comediantes, com sede no então recém-inaugurado Tetaro Villaret.

Laura Alves, Virgílio Teixeira, Mimi Muñoz – sua mãe - eram atores com quem contracenava ao mesmo tempo que ia pisando palcos de diferentes salas. Em 1970 estreou-se na encenação com A Voz Humana, de Jean Cocteau.

Nos anos de 1970 integrou uma nova formação artística, no Teatro S. Luiz, mas a poucas horas da estreia de A mãe, de Stanislaw Wiktiewicz, a censura da ditadura proibiu a peça e o então director Luiz Francisco Rebello demitiu-se.

Passou então a dedicar-se à divulgação de poetas que ama, regressando ao teatro para interpretar, com Glicínia Quartin, As criadas, de Jean Genet, pela mão de Carlos Avilez, no Teatro Experimental de Cascais. Com Avilez fará uma longa digressão por África, regressando aos palcos portugueses apenas em 1978.

Peças de Donald Coburn, John Murray, Bertolt Brecht, Hermann Broch, Athol Fuggard, Eurípedes, e encenadores como João Perry, João Lourenço ou Filipe La Féria, em Passa por Mim no Rossio(1992), foram algumas das pessoas com quem trabalhou no teatro.

Os filmes Manhã Submersa, de Lauro António (1980), e Tempos Difíceis, de João Botelho (1987), fazem parte do seu currículo.

Em 1991, quando comemorou 50 anos de carreira, Vítor Pavão dos Santos, então director do Museu do teatro, organizou uma grande exposição sobre a vida profissional de Eunice Muñoz. Na mesma altura foi condecorada pelo então Presidente da República Mário Soares.

A Banqueira do Povo, de Walter Avancini, em 1993, assinalou a sua estreia nas telenovelas.

Miss Daisy, encenada por Celso Cleto em 2006, e O comboio da madrugada, de Tennessee Williams, dirigida este ano por Carlos Avilez, foram as últimas peças que representou.

Sem saber o que vai ser o futuro – estava previsto fazer Rei Lear, em Março de 2012 no Teatro Nacional D. Maria II, com Diogo Infante – Eunice Muñoz diz que apenas quer «fazer sempre melhor».

De resto, assegura, é «uma mulher como as outras»: «Mãe de seis filhos, com netos e bisnetos para os quais quer todo o bem», conclui.

Saber mais AQUI

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário