terça-feira, 8 de novembro de 2011

A enurese infantil - Como ajudar?

(imagem retirada da internet)


É fundamental relembrar que a enurese é involuntária, pelo que a criança não deve ser castigada ou culpabilizada. Um ambiente de ansiedade ou rigor excessivos em relação a este problema podem tornar-se nocivos e adiar a resolução.

A enurese consiste na micção involuntária a partir de uma idade na qual já se deveria ter adquirido o controlo da bexiga. 
Na ausência de situações adversas, o controlo dos esfincteres, quer diurno quer noturno, ocorre, em cerca de 98% das crianças, até aos 5 anos de idade. 
A enurese pode ser noturna (quando ocorre apenas durante o sono) ou diurna (quando ocorre com a criança acordada). A noturna é de longe a mais comum. São vários os fatores que contribuem para esta situação e, geralmente, estão relacionados com a profundidade do sono, a menor capacidade da bexiga e uma maior produção de urina durante a noite. 
A enurese noturna considera-se primária quando ocorre todas as noites e secundária quando se verifica após um período de controlo prévio, geralmente mais de um ano. A secundária exige a investigação de fatores orgânicos e emocionais. 

Conselhos para ajudar crianças com enurese 
Os pais devem ajudar a criança a resolver este problema incentivando-a através de um sistema de prémios, à medida que vai conseguindo o controlo. É fundamental relembrar que a enurese é involuntária, pelo que a criança não deve ser castigada ou culpabilizada. Um ambiente de ansiedade ou rigor excessivos em relação a este problema podem tornar-se nocivos e adiar a resolução. 

Existem ainda medidas práticas que ajudam na resolução do problema
- O quarto da criança deverá sempre ficar o mais próximo possível da casa de banho, de modo a facilitar o acesso; 
- deixar uma luz acesa; 
- não encorajar o uso de fraldas; 
- proteger o colchão; 
- estimular a criança a ingerir líquidos durante o dia para que possa reconhecer a sensação de bexiga cheia; 
- reduzir a ingestão de líquidos à noite.

Na maioria das crianças, a enurese trata-se seguindo estas recomendações. Se optar por recorrer ao uso de fármacos, deve fazê-lo com a prescrição de um médico especialista na área. Estes medicamentos fundamentam a sua ação na produção de um efeito antidiurético. O mais comum é a desmopressina, que pode ser administrada por via oral ou intranasal. É de salientar que o seu uso só é recomendado em crianças com mais de 5 anos de idade, devendo a dose ser adequada ao seu peso e administrada sob vigilância médica. Estes fármacos têm como efeitos secundários a hiponatremia (baixa de sódio) e, consequentemente, convulsões e retenção de água. 
Na consulta de pediatria, a dose é ajustada de acordo com a evolução da criança, à qual é pedido o preenchimento de um calendário onde deverá apontar os dias em que não ocorrem "acidentes", de modo a avaliar os progressos alcançados. 
Por todos estes aspetos, a criança com enurese deverá ser seguida numa consulta de especialidade, onde a avaliação e o tratamento serão individualizados e adequados à especificidade da situação. 

Serviço de Pediatria do Hospital de Braga 

Créditos: Educare.pt 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário