quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dicas para Entrevista de Emprego de A a Z - Parte 1


(imagem retirada da internet)

À vontade!
Deixe os nervos à entrada e mostre o seu melhor sorriso. Uma postura descontraída e gestos comedidos transparecem naturalidade e confiança em si mesmo.

Bagagem! 
Entre nesta nova viagem sem receios. Evite levar consigo as experiências negativas e aposte numa atitude firme e otimista. 

Confiança!
Confie em si e nas suas capacidades. Cumprimente o entrevistador, mostrando-se atento e interessado. Evite os exageros: nem a arrogância, nem os auto elogios irão ajudá-lo a conseguir o emprego.

Discurso! 
Tenha atenção à linguagem usada. O entrevistador não é seu amigo e, como tal, deve certificar-se de que utiliza um discurso cuidado, claro e conciso. Evite as abreviaturas tanto quanto possível. 

Expectativa!
Mostre as suas expectativas com entusiasmo e permita ao entrevistador saber o que lhe despertou a atenção naquele emprego. Pense de que forma a sua experiência pode interessar à empresa, e diga-o.

Focus!
A concentração é algo fundamental nas tarefas diárias que requerem bons resultados, quer a curto ou a médio/longo prazo. Por isso mesmo, foque a sua atenção no entrevistador e nas questões que lhe são colocadas, esquecendo tudo o resto. 

Garantir!
Garanta a si mesmo que vai dar o seu melhor na entrevista, sem se culpabilizar caso não seja o escolhido. Arrisque e, embora os resultados possam não corresponder às expectativas, pense que para a próxima será diferente.

Humildade! 
Qualquer que seja o cargo para o qual se candidata lembre-se de ser humilde consigo próprio e com o entrevistador. Não indique competências que não correspondem às suas capacidades reais. 

Imagem!
Use roupa simples, dando prioridade aos tons neutros. São de evitar padrões com riscas ou floridos, bem como a utilização de demasiados acessórios. Não é conveniente, nos homens, a barba por fazer. 

Justificar! 
Não responda apenas sim ou não. Deve fundamentar as ideias, evitando falar o mínimo possível. Lembre-se de que a entrevista é uma interação entre si e o entrevistador. 

Km!
Saiba previamente o local da entrevista e planeie o trajeto no dia anterior. Lembre-se de sair de casa com a antecedência necessária, de modo a que não chegue atrasado. Evite ter mais do que uma entrevista no mesmo dia.

Lealdade!
Seja leal às suas convicções. Ainda que o entrevistador tenha opiniões diferentes das suas, não as mude por empatia. A diferença é enriquecedora e dela se colhem os melhores frutos. 

Meditação!
Esqueça as preocupações do dia-a-dia. Sossegar a mente ajuda à concentração e estimula a paz interior. Aposte no silêncio e sinta o dissipar do nervosismo típico que antecede o momento da entrevista.

Créditos: Especial estudantes

Brevemente Parte 2 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário