sábado, 5 de novembro de 2011

Revista de Imprensa - 5 de novembro 2011

(imagem retirada da internet)

Uma entrevista com o líder do PS, a situação na Grécia e a crise internacional e o processo Face Oculta são alguns dos temas hoje em destaque na imprensa de Lisboa.

O Expresso faz manchete com uma entrevista do líder socialista, puxando para título a afirmação «Eu queria votar a favor do OE-2012».

Na entrevista, António José Seguro explica as razões da decisão do PS abster-se na votação do Orçamento de Estado para 2012, confessando que o seu impulso inicial teria sido votar a favor, mas os quatro mil milhões que o Governo considera desvio impediram o PS de cumprir «a responsabilidade de votar a favor».

Com o título «Governo vai estudar valor máximo para pensões de reforma», o semanário noticia que o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, admite reforma da Segurança Social, com teto para as pensões mais altas, mas também com limite para contribuições.

No Caderno Economia, o semanário noticia «Estado só vai vender 35% da REN».

O Público optou por fazer manchete com a situação na Grécia, titulando Público «Papandreou ganha no Parlamento mas Grécia vai ter novo governo», sobre uma fotografia do Governo grego a aplaudir a votação favorável da moção de confiança.

«PS propõe corte de apenas um dos subsídios da função pública no orçamento para 2012», é outro título em destaque no Público, que noticia ainda que a Câmara de Lisboa admite «fechar um dia por semana» para cortar nas despesas.

O Diário de Notícias titula «Líder da proposta radical de cortes no metro já foi administrador da empresa».

Segundo o jornal, Pedro Gonçalves, presidente do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para estudar as alterações nos serviços de transportes públicos foi, de 1992 a 2000, administrador do metro de Lisboa e um dos responsáveis pela expansão das linhas.

Pedro Gonçalves esteve depois na presidência da Normetro (que desenvolveu a Metro do Porto) e agora propõe cortes radicais nos horários de funcionamento.

«Urgências em risco com limite de horas extras por médico», «devolução de impostos deixa de ser automática» e «Obama dá voto de confiança à Europa no G20», são outros temas do jornal.

O processo Face Oculta preenche a manchete do Correio da Manhã, titulando «Destino de Sócrates nas mãos dos juízes».

A decisão do Tribunal Constitucional, que aceitou o recurso de Paulo Penedo relativamente às nulidades levantadas na destruição das escutas envolvendo José Sócrates e Armando Vara, poderá reabrir a investigação ao crime de atentado contra o Estado de Direito, adianta.

«Deputados gastam três milhões em ajudas de custo», «’Disparei para salvar a minha vida’ (ourives do Carregado que atirou em legítima defesa contra ladrões)» e «Alunos condenados por violarem colega» são outro temas em destaque no diário.

«Bruxo dá aula a futuros enfermeiros» é tema principal do Jornal de Notícias, acrescentando em subtítulo: «Sala da Escola Superior de Enfermagem esteve à pinha para ouvir palestra de curandeiro de Fafe. Até os professores quiseram assistir».

O JN chama ainda à capa os títulos «Morta deixada em lavadouro», «Preventiva para pai que abusou da filha menor», «polícia baleado andava em carro digno de sucata e «infecções contraídas em hospitais não param de aumentar».

O jornal i ilustra a primeira página com uma fotografia do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que serve de pano de fundo à manchete «Mamma mia».

«Itália: FMI e Comissão Europeia vão para Roma vigiar o governo de Berlusconi», «Grécia: Papandreou ganhou moção de confiança com os gregos à beira do precipício» e «G20: Ninguém quer dar dinheiro à Europa», são os títulos que completam a manchete.

Outro destaque do jornal vai para uma entrevista com o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, João Salgueiro, em que conta como os bancos portugueses ficaram sem dinheiro a financiar projectos do Estado a troco de juros elevados.

A imprensa desportiva preenche as primeiras páginas com a atribuição da bota de ouro a Cristiano Ronaldo, com a lesão do jogador leonino Rinaudo e a reabertura do mercado de transferências no Sporting.

A Bola escreve em manchete «’Levanto bem alto a bandeira de Portugal’ (Ronaldo recebeu bota de ouro)», enquanto o Record titula «Sporting vai ao mercado (médio é alvo prioritário em Janeiro)» e «Rinaudo ‘só’ para três meses».


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário