terça-feira, 8 de novembro de 2011

Crónicas 10 minutos - Fragmentos escritos

Imagem retirada AQUI 




A cultura 

Não há homens cultos; há homens que se cultivam
(Ferdinand Foch) 


A cultura é um elemento essencial da sociedade, definindo-se como amálgama de conceitos. É conhecimento, arte, regras de conduta, costumes, atitudes e valores, educação, descobrimento, desafio. 
É muitas vezes sinónimo de criatividade, de originalidade, de genialidade. 
Mas acima de tudo é um conceito de subjectividade, individualista e não conformista. 

A inconformidade é um elemento essencial da cultura. 
Quem segue o rebanho, perde-se nele. Não existe valor na uniformidade. 
Quem se destaca, quem pensa e age sobre o meio envolvente, ultrapassa os seus limites e constitui-se como elemento de mudança. 
É influência positiva sobre o pensamento, sobre o estar na vida. 

A cultura e a arte andam de mãos dadas mas não são sinónimos. 
A segunda é parte integrante da primeira. A arte é essencial, a cultura ainda mais. 
Tudo o que leva o indivíduo a questionar-se e aos outros conduz a um maior esclarecimento e, por conseguinte, a uma melhor sociedade. A um mundo mais interessante. 
Os dogmas, as certezas inquestionáveis e inabaláveis, são prejudiciais ao desenvolvimento humano. Mentes abertas conduzem a descobertas impressionantes e a ideias inovadoras. 

Por isso, vá ver um filme, vá a um concerto, a uma exposição de arte. Veja uma série, leia um livro, desenhe, pinte, escreva. Ouça música. Procure explorar o mundo em que vive, questionar o que está pré estabelecido, descobrir coisas novas e, quem sabe, descobrir novas facetas de si mesmo. Não se acomode. Acomodar-se é morrer. 

Seja você mesmo, seja livre. 
Crónica de Márcia Leal 


E assim iniciamos a "Crónicas 10 minutos" sobre cultura, a pessoa responsável por esta crónica é a Dra. Márcia Leal, que é Assistente Social de formação, mas no futuro será certamente uma referência no mundo das letras. 
Como dizia Vergílio Ferreira : A cultura é o modo avançado de se estar no mundo, ou seja a capacidade de dialogar com ele. Estabeleça contacto com o blogue, dando a sua opinião sobre está crónica. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Márcia dou-te os meus sinceros parabéns, o texto está óptimo!

    Nos dias de hoje a cultura é um bem mais que precioso a uma sociedade em eterna mudança e rapidez...a cultura define um povo, define uma civilização mas parece que se esqueceram desse facto...o apoio à cultura, nas suas diferentes artes e variantes, é um apoio ao desenvolvimento e afirmação intelectual do país...jovens com cultura, originam adultos com capacidades argumentativas e de combate, o que não é o que se vê por aí.
    Estamos a viver uma crise de cultura que muito arrepia-me e assusta, já nao há procura por novos saberes nem se cultiva este hábito em casa, nas escolas, nas colectividades....o que é um erro crasso...apesar disso há jovens ávidos por saber, por descobrir, por conhecer, o que mto me apraz, só é triste que nao haja incentivos nem apoios a estes jovens...
    este é o momento de se pensar e repensar a cultura e a forma como a encaramos no país...e se és um destes jovens que quer saber mais, conhecer mais e dar mais, faz algo de útil e por uns minutos, procura inteirar-te de algo que te fascina, desde a Música, ao Cinema, à Literatura, à História...o importante é empenhares-te!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do que escreveu, pois conseguiu transmitir motivação!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. A sua crónica tem um certo sabor de aventura e desafio. É bem verdade que sem cultura, nem espírito inovador, ninguém consegue seguir em frente e contribuir para a sociedade humana. Descobrir sempre, sem nos acomodarmos é dificil, mas é empreendedor e permite que o nosso pequeno ego vá abrindo portas, visionando mais além e mais alto... Gosto da sua crónica ela é, provavelmente o retrato do seu espírito. Isso é bonito e eficaz... Parabens natalícios e mantenha sempre esse espirito inovador e de combate...Obrigado - ml

    ResponderEliminar