sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Crónicas 10 minutos - Viver o passado para construir o futuro!


Imagem retirada AQUI

A minha História 

A cultura de um povo mede-se pela forma como preserva a sua História, apesar dos nossos governantes terem-se esquecido desse facto. Temos assistido ao abandono, destruição e queda do património português, o que é de lamentar. Não podemos esquecer que um povo sem memória, é um povo sem História, pois conhecer o nosso passado, é compreender o nosso presente, as nossas atitudes e, assim, corrigir determinadas acções. 

Durante anos o nosso povo protegeu-se dos inimigos, com uma força e uma garra de gigantes…construiu castelos e fortes…fez pontes e estradas…abriu o caminho dos descobrimentos e das especiarias…deu mundos ao Mundo…infelizmente isso hoje é um passado esquecido. 

Portugal é o país com as mesmas fronteiras há mais séculos, tornando-o o mais velho do Mundo. Por cá, passaram povos de diferentes culturas, línguas e religiões, que deixaram marcas na nossa História e enriqueceram os nossos costumes e o nosso património. Olhando para os nossos castelos, podemos orgulhar-nos do papel activo que tiveram na defesa da independência deste pequeno país, que bateu-se lado a lado com os gigantes da Europa, e manteve-se orgulhosamente de pé…um país que desafiou o mar e que soube conduzir o maior empreendimento alguma vez feito pelo Homem. 

Hoje olho para o estudo da História e fico triste com a forma como é ensinada. A História tem de ser criativa e divertida, de forma a prender a atenção dos alunos, dos leitores e de fazê-los ter curiosidade em conhecer e saber mais. Abrir o apetite pela nossa História, é incentivar a cultura dos nossos jovens. É verdade que vemos muitos jovens a dizer que não gostam de História, mas o mais interessante, é que desde que comecei a escrever crónicas históricas no jornal A União em Angra do Heroísmo, tenho tido uma boa resposta por parte da juventude. Acho que o problema está na forma como a História é transmitida, pois quando contamos as aventuras e desventuras de um povo único, como o português, todos ficam deliciados e deixam-se levar pela imaginação, o que lhes abre o entusiasmo pela investigação e pelo conhecimento, a força motriz de qualquer sociedade. A partir de hoje e semanalmente à sexta-feira, podem acompanhar as minhas crónicas aqui e deixarem-se levar pela nossa História e, nem que seja por um minuto, viver o passado para construir o futuro! 

Assim damos inicio a rubrica "Crónicas 10 minutos". Cada crónica terá um dia específico, hoje, 6ª Feira é o dia dedicado fundamentalmente a História de Portugal. O responsável pela crónica é o Dr. Francisco Miguel Nogueira, Mestre em História Moderna e Contemporânea, Especialidade em Relações Internacionais, Investigador e Historiador, natural da Ilha Terceira, Açores. Desde muito jovem o Dr. Francisco Nogueira sempre foi um defensor feroz e um apaixonado por história, o que vai ser perceptível ao longo das suas crónicas.

E porque Os riscos da vida tem a cor da esperança e o sabor da conquista (autor desconhecido) esperamos conquistar a sua visita semanal!


.

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

13 comentários:

  1. Que a aventura comece! Boa sorte aos navegadores. Aos navegados. E aos que ficam em terra.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por este delicioso presente sobre a nossa tão grandiosa História de Portugal, na verdade somos um povo Grande, com uma determinação e coragem invejável a qualquer outro país da Europa, temos um passado que muito nos deve orgulhar pelas vitórias e descobertas conquistadas em naus de papel e Homens de muita coragem e amor à Pátria. Hoje falta-nos esta coragem de aceitar-mos a nossa força e recuperarmos o orgulho merecido ao nosso país e a todos quantos deram por ele a vida. Elevemos a nossa auto-estima até à dignidade merecedora de termos um país chamado Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Grande Miguel... Continua a escrever sobre a nossa História para todos nós, acredito que com a tua ajuda as pessoas estão a ficar mais cultas (incluindo eu) é sempre bom ficar a saber um pouco das nossas raízes, mesmo não sendo da Terceira, adoro saber o quão ela foi importante para o nosso País!
    Não desistas de passar esse conhecimento, as pessoas agradecem e talvez a partir daí consigam preservar aquilo que têm de melhor, o seu património!
    Força, continua, que terás sempre uma leitora assidua, eu! :D

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Sr. Mestre.. :) Vai ter de ser o senhor a despertar o interesse nesta gente sobre a nossa Historia! A mim ja tem despertado, e eu sou umas das k detestava as aulas de Historia por serem dadas de forma mto monotona.. por isso acredito que darás um excelente professor, qd começares as tuas aulas :)
    Continua o bom trabalho my friend :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o comentário da Sra. Eduarda Borba e concordo que a autoestima dos portugueses necessita de um "update" porque hoje em dia há poucos que se orgulham do país que têm. Fomos fortes, corajosos, lutadores. Hoje somos uma espécie de criaturas a sabor do vento, refilões, mandriões e negativistas.
    Agora outro ponto que gostaria de focar é a necessidade de reeducar e reensinar os professores de Historia a saberem fazê-lo de forma cativante e não secante. A mensagem que a postura deles transmite é que aquilo não serve para nada, é uma seca e eles próprios são frustrados por darem essa disciplina. Portanto há que mudar este paradigma. Mais quero perguntar ao meu amigo Mestre Dr. Francisco que não tendo ministério da cultura... vai-se lutar para preservar a história e património com quem? Eu concordo perfeitamente que se lute até aqui na região já há muito que lutar mas se cortaram os apoios pela raíz... "metemos a viola no saco"?!?

    ResponderEliminar
  6. A História de Portugal é extremamente enriquecedora para qualquer Jovem Português e para os das restantes nacionalidades que optem por cá viver. Somos exemplo de Bravura ( porém, e já mencionado por muitos, infelizmente "deixada à margem"!)
    Cabe aos Historiadores preservar, cultivar, pesquisar e divulgar a coragem dos nossos antepassados dando exemplo à nova geração.
    O Dr. Miguel é um exemplo de tal atitude! Um abraço :)

    ResponderEliminar
  7. Estou preparado para iniciar esta viagem rumo ao nosso passado e trazer para todos, as histórias, os factos e acontecimentos, as pessoas que fizeram a nossa História. Sem dúvida cheia de momentos de luta e de bravura, cheia de dor e angústia, mas também cheia de esperança e optimismo, o que tem faltado actualmente ao nosso povo...
    Drª Lara, é verdade que não há ministério da cultura, há apenas um secretário de estado, o que mostra a importância que este governo dá à cultura, ao património, nenhum msm...contudo está na sociedade civil, nas associaçoes, nas câmaras, em todos nós, o dever de lutar pelo que é nosso, pela nossa identidade...já disse e reitero, um povo sem memória, é um povo sem História, que perde a sua cultura, os seus sabers...no que depender de mim, vou dar o meu máximo para, como diz a rubrica, viver o passado para construir o futuro!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Bro! Temos que começar a preparar o nosso artigo em conjunto... Grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela excelente crónica:)
    As crónicas do nosso Historiador Francisco Nogueira elevam mesmo a auto-estima dos portugueses:) E é essa IDENTIDADE que não nos devemos esquecer, pois sempre houveram tempos conturbados de crise ao longo da história do nosso país e sempre se ultrapassou e não havia FMI!
    Em relação às tuas crónicas natural que tenhas sucesso;),porque são poucos os historiadores que conseguem contar a História do nosso país de forma interessante e divertida, isso para não falar da tua vocação:) não só nessa área como em outras;) até eu k já à mt tempo não olhava pa esse tema e agora não perrco uma crónica...:)
    Um dos problemas do ensino português é que não ajudam a direccionar os jovens para as suas reais vocações, e mt vezes o que acontece é que acaba-se por ver pessoas k n tem a minima vocação para a profissão que exercem,o que não é o teu caso:)Acertaste em xeio:)
    Continua com o excelente trabalho :)

    ResponderEliminar
  10. Estou mais que preparado para o nosso artigo...o tema é mto interessante e acho que tem tudo para acabar com rivalidades que não fazem sentido...lool
    Bem Lulu, agradeço as palavras e fico contente por conseguir transpor para a minha escrita, o meu amor pela nossa História...pelo nosso Património...pois desde pequeno que soube que nao podia fugir de seguir um caminho na área histórica...
    e saber que pessoas que nao gostavam tanto de história, agora lêem a minha crónica, deixa-me contente, pois cumpri o meu objectivo, transmitir um saber e um gosto!

    ResponderEliminar
  11. Espere que seja mais um de muitos desafios na tua vida profissional e que consigas ultrapassar barreiras através dele e atingir o teu público com a tua forma de escrever.

    ResponderEliminar
  12. Gostei!! (:
    E tem toda a razão... A história deveria ser apresentada de uma forma que despertasse mais interesse!

    ResponderEliminar