sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Filhos vs Birras




Como ser mais inteligente que os seus filhos...

Veja aqui algumas estratégias delineadas por psicólogos para lidar com os seus filhos, fitando-os ou, assumamos, ganhando-lhes sem que eles sequer reparem que estão afinal a fazer o que os pais querem. Só precisa mesmo de reformular a maneira como faz os pedidos, estabelecer desafios, de um boião de dinheiro e de calma. Muita!

1.º Passo
Em vez de dizer aos seus filhos o que NÃO devem fazer, diga-lhes o que DEVEM FAZER. Desta forma, ajuda-os a planear as acções de forma correcta na sua cabeça.
Ex.: Dizer-lhes que devem olhar para ambos os lados da rua antes de atravessarem
é mais eficaz do que dizer: Não corras para a rua sem olhar.

2.º Passo
Quando quiser que o seu filho faça algo que não suspeita não vai querer fazer, proporcione-lhe diferentes opções. A criança, tal como o adulto, tende a colaborar se sentir que tem algum controlo. É uma opção conciliadora, tanto mais que remove a possibilidade de dizer “não” uma vez que a questão não foi colocada para ser respondida sob a forma de “sim” ou “não”.
Ex.: "Qual destes vestidos queres vestir?" funciona melhor do que perguntar simplesmente “Queres vestir este vestido?”

3.º Passo
Recorra à psicologia inversa, ou seja, proíba-os de fazer algo que quer que façam. Este tipo de psicologia funciona melhor com crianças com menos de 7 anos de idade.

4.º Passo
Transforme uma ordem num desafio. E em vez, por exemplo, de dizer “tens de comer os vegetais”, diga “aposto que não consegues comer os vegetais”.

5.º Passo
Acrescente um elemento divertido ou de surpresa, numa tarefa. Vão estar tão ocupados a tentar estar à altura do desafio que nem sequer vão querer contrariá-lo.
Ex.: “Será que consegues arrumar os brinquedos a saltar ao pé coxinho?” 

6.º Passo
Coloque dinheiro num boião e diga-lhes que de cada vez que fizerem algo de errado (algo que façam habitualmente, como puxar o cabelo ou bater nos outros meninos) vai tirar dinheiro do boião. No final de quatro semanas, - o tempo considerado necessário para quebrar maus hábitos -, diga-lhes que podem ficar com o dinheiro que sobrou. Isto dá-lhes o incentivo para acabar com maus hábitos e perceber que o que fazem de errado tem consequências. NUNCA utilize o boião para fazer com que a criança coma algo, pode estar a passar a mensagem de que existem elementos bons e maus.

7.º Passo
Tente manter a calma quando o seu filho fizer uma birra. Manter a calma é mais eficaz do que gritar ou enervar-se e vai contra aquilo que ele próprio está à espera.

A percentagem de pais que acredita no castigo físico desceu de 94%, em 1968, para 61%, em 2004, de acordo com um estudo realizado.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento! 

1 comentário: