quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como usar as redes sociais para conseguir emprego?

(imagem retirada da internet)



Graças às redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o LinkedIn, as pessoas que procuram trabalho estão mais perto do que nunca dos potenciais empregadores e, por isso, também mais vulneráveis às decisões e a primeiras impressões. 

Por isso, é importante que não se desperdicem oportunidades de trabalho por erros cometidos na rede. Para potenciar as suas qualidades, o especialista e criador da Rezscore, uma aplicação que lê, analisa e avalia currículos automaticamente. 

Diz Gerrit Hall que 10,9% dos CV têm, actualmente, pelo menos um link que os liga a alguma das redes sociais disponíveis. O número tende a crescer e as referências a tornarem-se cada vez mais completas e diversificadas. Incluir o URL das suas páginas de Twitter, Facebook ou LinkedIn no seu CV é uma óptima maneira de dar-se a conhecer melhor, e ao seu dia-a-dia. 

Outra das dicas tem a ver com a actualização da informação: de nada serve enviar propostas de trabalho massivamente se o CV não está actualizado. É importante que o actualize sempre que houver alterações na sua experiência laboral ou sempre que considerar necessário dar conta de novidades. 

O seu currículo junta um conjunto de informações sobre a sua vida e a sua experiência pessoal e profissional: sinta-se livre para usar todos os detalhes nas redes sociais. 

No entanto, em vez de copiar e colar a informação de um formato para outro, lembre-se de seleccionar conteúdo. Ninguém vai querer ler que participou naquele campo de férias quando tinha 12 anos...Certifique-se de que do seu perfil online só consta informação realmente relevante acerca de si e que pode servir de mais-valia na hora de convencer um potencial empregador. 

Depois da atenção à sua formação e experiências, tenha em atenção a linguagem que usa: deve adequar-se às áreas em que quer procurar trabalho e, por isso, tenha em atenção que não deve ser nem demasiado formal, nem exageradamente coloquial. 

Já que as redes sociais assumem um papel cada vez mais importante, é pertinente actualizar a informação e tirar partido das potencialidades. 

Créditos: Dinheiro vivo

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário