domingo, 18 de dezembro de 2011

Programação de Guimarães2012

(imagem retirada da internet)


Fura del Baus e Marretas 
abrem programação de Guimarães2012


A programação da Capital Europeia da Cultura Guimarães2012 arranca com o espetáculo de rua dos catalães Fura del Baus e encerra com a antestreia nacional do novo filme dos conhecidos personagens criados por Jim Henson, "Os Marretas".

O arranque de Guimarães 2012 está marcado para 21 de janeiro, com animação noturna que terá a renovada praça do Toural como epicentro, mas que tem cerimónia de abertura marcada para o pavilhão Multiusos, pelas 18:00, com um espetáculo que contará com os músicos Cristina Branco, Chico César, Rão Kyao e os Danças Ocultas, entre outros, e com a participação da Fundação Orquestra Estúdio e o Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.

A animação urbana deverá ter outro ponto alto no fim de semana seguinte, com o programa "Mi casa es tu casa", programada por Fernando Alvim, em que músicos e outros artistas farão o seu palco em diversas casas particulares do centro de Guimarães.

Um concerto dos Buraka Som Sistema, no dia 28 de janeiro, e de Legendary Tiger Man e Rita Red Shoes, no dia 29, ajudam a completar a programação de cariz mais popular.

Nas várias propostas que arrancam com a abertura da capital, mas que se prolongam por todo o ano, destaque para dois eventos que irão passar pelos passeios no espaço urbano, com "Descobrir Guimarães" e pela sua reinvenção com "Pop Up Culture" que poderá incluir "mostras de arte popular, intervenções musicais, ateliers de artistas e exposições", conforma relata o catálogo da programação distribuído hoje.

O cinema arranca com o ciclo "Filmes de 1962, 50 anos depois", oportunidade para rever filmes da Nova Vaga francesa, algumas produções de Hollywood, o esplendor da produção italiana e as mudanças que se pressentiam no cinema português. O primeiro filme é "Lawrence da Arábia" de David Lean e será exibido no Centro de Artes do Espetáculo São Mamede.

O resultado de uma das muitas residências de artistas que decorrem durante a capital poderá ser visto no espetáculo "Estrangeiros", com coreografia de Né Barros e música de Alexandre Soares e José Queijo. É no dia 28 de janeiro, no auditório da Universidade do Minho.

Outro evento criado a partir da permanência de artistas na cidade é "Cartografia da Memória e do Quotidiano", uma exposição a inaugurar no dia 21 de janeiro e que se prolonga até 03 de março, na Sociedade Martins Sarmento e que reúne os retratos que vários ilustradores foram fazendo da cidade.

De assinalar ainda a realização de várias oficinas, workshops e ações de formação que arrancam mesmo antes da data de oficial de abertura da programação, como é o Laboratório de Criação Digital, o Laboratório de Moda, a residência de escrita de Edson Athayde ou a discussão sobre as cidades de pequena e média dimensão, em "Smaller Cities". 

Créditos: Jornal i

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário