terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Revista de Imprensa - 6 de dezembro 2011

(imagem retirada da internet)


A primeira queda no consumo desde 2001, a substituição de gestores hospitalares e a contratação de advogados por parte do Estado por ajuste directo dominam a atenção nos jornais de hoje.

«Alimentação: 1.ª queda no consumo desde 2001» faz manchete no Jornal de Notícias, segundo o qual a «Redução do poder de compra das famílias abala supermercados» e «Nem o aumento de marcas brancas evita queda na facturação».

Na sua manchete, o Público refere que o «Governo ignora troika e substitui gestores hospitalares do PS por outros do PSD e do CDS», sublinhando que o «Ministério da Saúde assegura que selecção de dirigentes por concurso só se aplica a institutos públicos e direcções gerais». O mesmo diário avança que a «Dança de cadeiras também ocorreu no IEFP».

«Estado paga milhões a advogados por ajuste directo» é o título principal do Diário de Notícias, segundo o qual «O Estado gastou mais de cinco milhões de euros, sem concurso público, com serviços contratados a escritórios de advogados».

O jornal i prefere chamar a atenção para o facto de que com o aumento do preço das portagens nas SCUT «Vai ficar muito caro ir passar o Natal à terra».

Por seu lado, o Diário Económico revela que o «Novo tratado europeu facilita regresso de Portugal aos mercados», explicando que «A proposta de Sarkozy e Merkel para a cimeira de sexta-feira impede incumprimentos como aconteceu na Grécia, o que facilita o financiamento de Portugal quando esgotar o dinheiro da troika».

«Dívidas do Estado em atraso sobem mil milhões em três meses» é a manchete do Jornal de Negócios, segundo o qual as «Dívidas com prazos superiores a 90 dias são de 5,4 mil milhões».

O Correio da Manhã diz que o «‘Estripador’ escreve diário a ver futebol», sublinhando que o «Filho de José Guedes garante que ajudou pai a redigir texto» durante o Portugal-Bósnia de apuramento para o Euro2012.

«Prendam os ladrões da Pátria!» é o título principal de O Diabo, onde se destaca que um «1º de Dezembro de combate exige punição exemplar dos corruptos» e se pode ler numa fotografia um cartaz do Movimento de Oposição Nacional com a frase: «Prisão para os políticos e banqueiros ladrões».

A revista Focus fala nos programas para um fim-de-semana prolongado, destacando «Os melhores Réveillons», «Desde os gratuitos até aos mais luxuosos de norte a sul de Portugal Continental e ilhas».

Nos desportivos, a vitória do Sporting sobre o Belenenses nos oitavos de final da Taça de Portugal, por 2-0, é destacada pelos três jornais

«Minha laranja verde» é o título de A Bola numa alusão ao facto dos dois golos do Sporting terem sido apontados pelos holandeses Van Wolfswinkel e Schaars. O Record, «Olha que dois», e O Jogo, «Duas laranjas para acordar» utilizam a mesma fórmula nas suas manchetes.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário