quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sugestão para o Natal: Filme Branca de Neve e os 7 Anões



Foi em 1937 que o filme Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos. Primeiro longa-metragem de animação, torna-se um grande sucesso de bilheteira. (Créditos: Noticias Terra)

Uma rainha muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada Branca de Neve, uma princesinha bastante bela e bondosa. Isto porque, segundo seu espelho mágico, ela era a mais bela de todas. Mas o carrasco que deveria assassiná-la, a deixa partir. Durante a fuga pela floresta, Branca de Neve encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina, e que passam a protegê-la. Algum tempo depois, a rainha descobre que Branca de Neve continua viva. Então, ela se disfarça de vendedora de frutas e vai atrás da moça para lhe oferecer uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia num sono profundo. Porém, ela é salva pelo príncipe encantado, o grande amor de sua vida, que a desperta com um beijo de amor. 

Curiosidades acerca do filme: 
  • Vozes do filme: Maria Alice Barreto Allan Lima Lourdes Mayer Estelita Bell Almirante Túlio de Lemos Orlando Drummond Baptista Junior Ênio Santos Luiz Motta Delorges Caminha Magalhães Graça Estúdio (1938): Cinelab, RJ
  • Adaptação: João de Barro (Braguinha) e Ruy de Castro
  • Letras das canções: João de Barro (Braguinha) O filme Branca de Neve e os sete anões foi indicado ao prêmio Oscar de melhor trilha sonora.
  • Em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano (Branca de Neve e os sete anões), seu criador, Walt Disney, foi homenageado com um Oscar honorário feito sob medida: uma das estatuetas era de tamanho normal, mas fazia conjunto com outras sete pequeninas.
  • Ganhou o Grand Biennale Art Trophy, no Festival de Veneza. O orçamento inicial de Branca de Neve e os sete anões era de 150 mil dólares, mas o filme acabou custando a Walt Disney a quantia de 1,5 milhão de dólares, um valor astronómico para a época.
  • O filme levou três anos para ser concluído.
  • Cerca de 50 nomes foram inicialmente propostos para os anões do filme.
  • Nas versões em língua não-inglesa do filme, os nomes dos anões em suas respectivas camas foram substituídos pelos nomes por eles recebidos em cada país.
  • Algumas cenas feitas para o filme, foram cortadas na edição do longa-metragem, como a cena que os sete anões, como prova de gratidão, constroem uma cama para Branca de Neve e também uma outra cena onde os anões tomam sopa.
  • Os movimentos da Branca de Neve foram feitos tendo como base os movimentos da dançarina Marge Champion.
  • Shamus Culhane, animador da seqüência dos anões voltando para casa, na qual cantam a canção Heigh-ho 
Créditos: youtube

SUGESTÃO:
Um bom filme para pais e filhos assistirem juntos! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário