quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Personalidade do ano 2011

(imagem retirada da internet)


Souto Moura é a personalidade do ano 2011


O arquitecto português Eduardo Souto Moura foi esta quarta-feira nomeado 'Personalidade do Ano 2011' pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal. Souto Moura é assim reconhecido como a pessoa que mais fez pela imagem do país no exterior.

A linguagem «clara, simples e pragmática» que define a obra contemporânea de Souto Moura é homenageada no mesmo ano em que o arquitecto recebeu o prémio internacional Pritzker – o prémio mais ambicionado pela comunidade de arquitectos.

O galardão da imprensa estrangeira foi atribuído com base nas escolhas de um vasto painel de jurados, composto pelos membros da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal, que reúne cerca de 50 jornalistas sedeados em Portugal mas que pertencem a meios de comunicação social de mais de 20 países.

Souto Moura vem assim juntar-se a um vasto leque de personalidades nacionais reconhecidas pelo mesmo prémio em anos anteriores, como Carlos Paredes, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes, António Mega Ferreira, e algumas outras entidades colectivas, como os Capitães de Abril, a Fundação Gulbenkian e a Fundação Champalimaud.

Entre as obras mais marcantes do arquitecto homenageado encontram-se o Estádio Municipal de Braga, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, no Porto e a Casa das Histórias, em Cascais.

Créditos:SOL
Saber mais AQUI

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário