sábado, 24 de dezembro de 2011

Sugestões culturais

(imagem retirada da internet)



Sugestões de locais, de norte a sul do país 


LISBOA E SUL

MUSEU DA MARIONETA
Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa
Tel. 213 942 810
Oficinas: O museu propõe duas oficinas para os mais novos. Uma delas, no âmbito do programa Manhãs Criativas, para crianças com mais de 6 anos acompanhadas por um adulto, é "Moldura Tagarela". As molduras de casa são diferentes umas das outras. Umas são quadradas, outras redondas, umas estão penduradas na parede, outras em cima da mesa. Nelas é possível ver fotografias que marcam momentos da nossa vida. Neste Natal, o museu propõe um desafio: criar uma moldura tagarela. Como será ela? E o que nos dirá? No dia 18 de dezembro, das 10h30 às 12h30. E a outra, no âmbito do programa Oficina de Natal, para crianças dos 6 aos 12 anos, é "A Fábrica dos Desejos". Nestas férias de Natal o museu convida os jovens a viajar até ao Polo Norte para conhecer a casa da uma celebridade natalícia muito popular: o Pai Natal. Mas atenção, ele não mora sozinho. Com ele vivem os irrequietos e traquinas duendes que, dia e noite, preparam esta quadra festiva atendendo aos desejos das crianças e adultos do mundo inteiro. A missão, nesta viagem ao mundo da fantasia, vai ser ajudar estes assistentes incansáveis a realizar os pedidos através da construção de uma fábrica de desejos. De 20 a 23 de dezembro, das 10h às 13h. Estas oficinas exigem inscrição prévia. Ver mais informações em www.museudamarioneta.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa
Tel. 218 917 100
Ciência Nestas férias de Natal: o Pavilhão do Conhecimento propõe uma 'solução' para as crianças entre os 6 e os 11 anos ocuparem os seus dias com muita ciência. A resposta é o programa Férias com Ciência. Foram reunidos os 'elementos' necessários para que os mais pequenos passem uma semana bem divertida: existem coisas viscosas e pegajosas, algumas que até se podem comer, um chá convencido que é pantone e biscoitos cheios de químicos (porque não se soube fazer de outra forma). E ainda vai ser dada às crianças as 'bases' para resolverem um mistério natalício. Como será que irão 'reagir' a esta ideia? Uma coisa é certa: vai haver muita 'química' entre os pequenos cientistas. De 19 a 23 e de 26 a 30 de dezembro, e no dia 2 de janeiro, das 9h às 18h. Esta atividade exige inscrição prévia. Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
O Zoo propõe umas férias inesquecíveis com o seu ATL de Natal, que visa despertar a curiosidade e o interesse dos mais novos pelo mundo animal, com dias temáticos sobre mamíferos terrestres, mamíferos marinhos, répteis e anfíbios, aves e conservação. Nesta quadra natalícia, nada melhor do que aprender tudo sobre a vida animal, ao mesmo tempo em que se explora todos os segredos da natureza. Os participantes poderão contactar de perto com os tratadores dos seus animais favoritos, ao mesmo tempo que se divertem em jogos, peddy papers ou mesmo quizs temáticos. De 19 a 30 de dezembro, das 9h às 18h (exceto fins de semana e feriados). Ver mais informações em www.zoo.pt .

AUDITÓRIO MUNICIPAL LOURDES NORBERTO
Largo da Pirâmide, 3N, Linda-a-Velha - Oeiras
Tel. 214 141 739
Fantoches O Intervalo - Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil "O Cavalo que Queria Ser Artista", uma estória de fantoches que se tornam 'gente crescida' e de um cavalo que queria ser artista de circo. Esta é uma estória cheia de amor e de sonho Até 30 de janeiro, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (exceto nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro). Ver mais informações em www.intervaloteatro.net .

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA
Estrada de Benfica, 160, Lisboa
Tel. 217 232 900 e 217 232 960
Sábados: Os "Sábados Selvagens" do Jardim Zoológico, um programa que junta pais, crianças e jovens num dia divertido, estão agora disponíveis durante todo o ano. Anteriormente os "Sábados Selvagens" eram promovidos apenas entre março e novembro, mas o interesse e aprendizagem proporcionada aos participantes fizeram com que o Zoo estendesse a atividade ao resto do ano. Por isso, nada melhor do que reservar os fins de semana para o descanso e diversão em família no Jardim Zoológico. O programa tem percursos temáticos sobre vários grupos de animais e ainda conversas com tratadores para desvendar segredos e conhecer os bastidores das várias espécies. Pretende-se que os "Sábados Selvagens" no Zoo se traduzam em momentos de alto teor lúdico-pedagógico para os mais pequenos, com a grande vantagem de descobrirem in loco, pela mão dos tratadores e treinadores do Jardim Zoológico um pouco mais sobre a vida animal. O principal objetivo do programa é despertar a curiosidade e o interesse pela natureza junto das crianças e da sua família. Os participantes têm a oportunidade de visitar alguns bastidores e fazer vários percursos temáticos, onde podem contactar diretamente com os seus animais favoritos. O Reptilário, a Ilha dos Lémures, a Baía dos Golfinhos e o Bosque Encantado são paragens obrigatórias que todos vão ficar a conhecer. Destinado a crianças e jovens a partir dos 4 anos, acompanhadas pelos seus encarregados de educação, o programa educativo do Centro Pedagógico procura fomentar o interesse pela natureza e pela descoberta das maravilhas do reino animal, sempre de forma divertida. Atividade permanente, todos os sábados das 10h às 16h30. Ver mais informações em www.zoo.pt .

TEATRO ARMANDO CORTEZ - CASA DO ARTISTA
Estrada da Pontinha, 7, Lisboa
Tel. 218 860 503 e 217 154 057
Musical: O Teatro Infantil de Lisboa apresenta, no Teatro Armando Cortês, o espetáculo "O Mundo Mágico de Jack" para crianças a partir dos 4 anos, numa nova versão da história "João e o Pé de Feijão". Inspirado no conto de fadas publicado anonimamente pela primeira vez em Londres, no ano de 1807, por Benjamin Tabart, sob o título "A História de Jack e o Pé de Feijão", esta é uma versão de teatro musical interpretada por uma equipa de artistas, numa linguagem de espetáculo integrado em que a arte de representar se funde com a música, o movimento coreográfico, os cenários, os figurinos e a luz. Quando Jack nasceu, os seus pais viviam num lugar que era uma terra de ninguém. Este lugar tinha tudo. E todos se davam bem, cultivavam, partilhavam e a felicidade era tanta que ao fim do dia cantavam. Mas um dia, algo estranho aconteceu. Relâmpagos, trovoada, dizem que a terra tremeu. Foi então que perceberam que tudo estava diferente. Dos terrenos cultivados não havia, nem sinal, os animais fugiram, algumas casas caíram, e foi então que perceberam que tudo estava diferente. Foi nesse dia distante que Jack nasceu. E a história vai começar! Até ao dia 27 de maio de 2012, aos sábados e domingos às 15h (disponível para escolas e grupos até 22 de junho de 2012, as terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com .

ACADEMIA DE SANTO AMARO
Rua Academia Recreativa de Santo Amaro, 9, Lisboa
Tel. 213 636 637 e 910 518 755
Musical: A Academia de Santo Amaro apresenta o espetáculo "A Cigarra e a Formiga - o Musical", para crianças a partir dos 3 anos, numa adaptação feita a partir da fábula de Jean de La Fontaine. Violeta é uma menina que, como todas as crianças, tem uma imaginação muito fértil. É ela que convida o público, através da sua voz, a viajar para um lugar longe daqui, onde os animais falam e tudo é mágico. Entre canções, danças e muitas gargalhadas, os jovens acompanham a vida louca da Cigarra, o que permite perceber que, com a chegada do frio do inverno, as Formigas tinham razão quando a aconselharam a trabalhar. Porém, depois de assumir os seus erros e perceber que sem esforço e dedicação nada se faz, a Cigarra acaba por animar o grande Baile de Inverno das Formigas, onde todos cantam e dançam à fartura e abundância, fruto do esforço e trabalho. Até ao dia 31 de dezembro, aos sábados e feriados às 15h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e às 14h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.acigarraeaformigaomusical.com .

MUSEU DO COMBATENTE
Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa
Tel. 927 383 139 e 213 017 225
Insetos: "Micro-Safari, o Mundo Escondido a Seus Pés" é a maior exposição de insetos vivos de todo o mundo. Nesta mostra há espaço para cobras, lagartos, insetos tropicais e exóticos, caracóis gigantes africanos, dragões-barbudos australianos, tarântulas, escorpiões, entre outros. Mais de 100 espécies de animais vivos vão estar em exposição. A mostra conta com uma componente didática muito importante, uma vez que se consegue depreender a biodiversidade de vida que habita o nosso planeta através da enorme variedade de outros animais e plantas que existem no mundo, assim como os lugares onde vivem e o ambiente que os rodeia. Até 30 de dezembro, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h. Ver mais informações emwww.ligacombatentes.org.pt .

OCEANÁRIO DE LISBOA
Esplanada D. Carlos I, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 002 e 218 917 006
Tartarugas: O Oceanário oferece aos mais novos, no auditório Mar de Palha, uma peça de teatro musical que promete agradar a todo o público infantil. O espetáculo "Careta, a Tartaruga que Defende o Planeta!" relata a aventura de duas tartarugas marinhas - a Careta e a Casquinha - que atravessam juntas os oceanos, fazendo amigos e descobrindo os valores da amizade, da confiança, a importância de escutar os mais velhos e aprendendo sobre a diversidade da vida no planeta. Inserida no âmbito da exposição temporária "Tartarugas marinhas. A viagem", o musical pretende reforçar os conteúdos abordados na mostra de uma forma lúdica e pedagógica, alertando para as dificuldades de sobrevivência destas espécies, atualmente ameaçadas. Até setembro de 2012, aos sábados, domingos e feriados às 16h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h15 e 11h30, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.oceanario.pt .

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA
Alameda dos Oceanos, s/n, Lisboa
Tel. 218 917 100
Minitores: O seu filho gosta de ciência, experiências e desafios? Procura atividades para preencher as suas tardes de sábado? Então inscreva-o no Clube de Minitores Ciência Viva. Neste clube, as crianças dos 8 aos 12 anos vão explorar o Pavilhão do Conhecimento, as suas exposições e módulos. Poderão também partilhar o seu gosto pela ciência com os nossos visitantes, apresentando atividades e colocando-lhes desafios. Os seus filhos vão fazer e comunicar ciência! A quota do Clube de Minitores Ciência Viva inclui tardes cheias de atividades, desafios e conhecimento, exploração dos módulos da área expositiva, acompanhamento de um monitor com formação especializada e participação em eventos especiais da nossa programação. Atividade permanente, aos sábados das 14h30 às 18h30 (exceto nos dias 24 e 31 de dezembro). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt .

MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Tel. 213 921 808 e 213 921 679
Jogos: O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia(séc. XVI), Ouranomachia(séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Terra: O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa
Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679
Dinossáurio: O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt .

CASTELO DE SÃO JORGE
Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa
Tel. 218 800 620
Visita: O Castelo de São Jorge oferece às famílias o programa "À Descoberta do Castelo", uma visita orientada ao castelejo e aos núcleos arqueológico e museológico, que proporciona uma leitura e uma relação de proximidade do visitante com o património e a história do Castelo de São Jorge, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora. Todos os dias, às 12h e 16h. Além deste, o castelo oferece também o programa "Lisboa Vista ao Espelho", uma observação comentada dos monumentos e zonas emblemáticas de Lisboa, com destaque para diferentes olhares da cidade histórica e da cidade contemporânea, através da visão das imagens captadas em tempo real pelo periscópio e refletidas num espelho. Todos os dias, a cada meia hora, entre as 10h e as 17h. Estes dois programas são gratuitos e só não se realizam nos dias 24 e 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt .

CHAPITÔ
Costa do Castelo, 1/7, Lisboa
Tel. 218 855 550
Ateliês: Os Cursos de Fim de Tarde do Chapitô propõem aos jovens atividades destinadas a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças dos 4 aos 12 anos através de ateliês de circo e capoeira, realizados com a garantia de totais condições de segurança. Estes cursos têm a duração de um ano letivo e culminam com uma apresentação pública a decorrer no Chapitô no final do mês de junho de 2012. O Ateliê de Circo ensina as artes circenses através de jogos lúdicos com trapézios, traves, liras, bolas de malabarismo, rodas, cambalhotas e de muita brincadeira, que vão colocar um sorriso no rosto de cada criança e criar um mundo de fantasia. Todas as quartas-feiras das 18h às 19h. E o Ateliê de Capoeira ensina esta manifestação cultural afro-brasileira que envolve a dança, a arte marcial, filosofia, desporto e educação, com acompanhamento musical e movimentos acrobáticos de grande poder relaxante e anti-stress. Todas as quintas-feiras das 18h às19h. Ver mais informações em www.chapito.org .

LITTLECHEF
Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A (Lumiar), Lisboa
Tel. 914 333 385 e 917 182 892
Culinária: A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt .

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA
Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas
Tel. 219 383 100
Soldadinho: O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta, na Sala Experimental, a peça de teatro infantil "As Aventuras e Desventuras de um Soldadinho de Chumbo". O espetáculo cheio de magia, entre a imaginação e a realidade, inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, conta a história do Soldadinho que se enamora de uma lindíssima Bailarina, e se vê envolvido numa fantástica aventura. Tudo se passa num fantasioso quarto de brinquedos, quando uma Boneca de Corda, o Homem dos Sete Instrumentos, um Relógio-Despertador, um divertido Palhaço e a Fada-Flor se apercebem da presença dos jovens espetadores e com eles partilham a fantástica história do Soldadinho e da Bailarina, que ao longo do espetáculo se vão ainda cruzar com outras divertidas personagens. Uma história onde, para que tudo acabe bem, os grandes protagonistas são valores como o amor e a amizade. Até ao final de junho de 2012, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt .

ESPAÇO TEATROESFERA
Rua Cidade Desportiva, s/n, Monte Abraão, Queluz - Sintra
Tel. 214 303 404 e 919 007 859
Fantoches: O Teatroesfera e o Teatro do Elétrico apresentam "Fantoches Gigantes", um espetáculo para toda a família que desafia a mente, baralha os sentidos e faz cócegas na tradição. Originário da tradição europeia de marionetas de luva, o Teatro de Robertos português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no século XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do século XX. Neste espetáculo, os fantoches ganham uma outra medida: as pequenas luvas passam para uma dimensão gigante. É uma peça com grande impacto visual, linguagem divertida e plena de surpresas. Até 29 de janeiro, aos sábados e domingos às 16h (interrupção do espetáculo de 19 de dezembro a 9 de janeiro - disponível para escolas e grupos, de terça a sexta, às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em http://teatroesfera.blogspot.com .

MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Bonecas: O museu, em parceria com a Embaixada do México, apresenta a exposição "Miss Lupita" da artista plástica mexicana Carolina Esparragoza, provenientes de oficinas em Celaya, no estado de Guanajuato, local onde ainda se produzem brinquedos de cartão. A origem das Lupitas remonta ao início do século XX, à época anterior à Revolução Mexicana (1910-1920) sendo o auge da sua produção na década de 20. Nessa altura muitas famílias abriam oficinas de produção de brinquedos como modo de subsistência, utilizando materiais como a madeira, a lata e o cartão. A reinvenção destas bonecas, quase um século depois, é apanágio da criatividade e um tributo ao brinquedo popular mexicano, um tesouro cultural que remete à memória e aos costumes de outras gerações. Até janeiro de 2012, de terça a domingo, (incluindo feriados) das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .

MUSEU DO BRINQUEDO
Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra
Tel. 219 242 171
Segredos: O Museu do Brinquedo inaugura a nova exposição destinada aos mais novos, "O Baú dos Segredos", cheia de surpresas, sonhos e brinquedos. Abriu-se o baú... Vamos espreitar sonhos de antigamente e brinquedos do nosso tempo. Recordações dos mais velhos e sonhos dos mais novos. Encontramos construções de Lego inéditas, como uma cidade com vários edifícios, entre os quais o edifício do Museu, as bonecas Barbie, Nancy e Tucha, a Guerra das Estrelas, o Action Man, a Playmobil, jogos, brinquedos artesanais, brinquedos atuais e muitos outros. A mostra vai estar patente até ao dia 31 de dezembro, de terça a domingo das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt .

AUDITÓRIO MUNICIPAL CHARLOT
Rua Dr. António Manuel Gamito, 11, Setúbal
Tel. 265 532 402
Fábula: O Teatro de Animação de Setúbal apresenta, no Auditório Municipal Charlot, o espetáculo "O Príncipe Sapo". A peça é uma adaptação teatral feita a partir da fábula, com o mesmo nome, dos irmãos Grimm. A partir do conceito das marionetas, o espetáculo conjuga a animação física e vocal de atores com a manipulação de bonecos. A peça conta a história de uma princesa obrigada a beijar um sapo, para cumprir a promessa que lhe havia feito, se ele recuperasse a sua bola caída no lago. A partir desse momento o sapo transforma-se em príncipe quebrando-se o encantamento com muitos anos. Para fugir a feitiços e maldições, o príncipe lança-se numa aventura em que animais e humanos se encontram, tornam-se amigos e entreajudam-se. Esta é uma história que remonta aos tempos em que os desejos se realizavam e as promessas se cumpriam. Durante o mês de dezembro, aos domingos às 11h. Ver mais informações em www.tas.pt .


NORTE E CENTRO

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Estrada Nacional 108, nº 206, Porto
Tel. 225 304 966 e 225 300 648
Oficinas: O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt .

ZOO SANTO INÁCIO
Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia
Tel. 227 878 500
Animais: Com mais de 1200 animais de 300 espécies, como pinguins, panteras, zebras, hipopótamos, cobras, tarântulas, macacos e muitos outros, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita divertida e pedagógica. Entre as atrações contam-se assistir à alimentação dos pinguins de Humboldt e as demonstrações de vida selvagem, aves de rapina e répteis. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com .

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO
Avenida 24, nº 800, Espinho
Tel. 227 331 190
Planetário: O Planetário de Espinho, com o programa Especial Férias de Verão, propõe variadas atividades até ao dia 31 de agosto, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", às terças, quintas, sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", às terças, quintas, sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", às quartas e sextas às 16h e aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece também várias atividades, destacando-se os programas Noites de Astronomia e Astronomia de Verão com observações noturnas, observações de chuvas de meteoros e palestras. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt .

VISIONARIUM - CENTRO DE CIÊNCIA DO EUROPARQUE
Santa Maria da Feira
Tel. 256 370 627 e 256 370 605
Oficinas: O Visionarium propõe o programa Oficinas de Natal com atividades científicas para crianças dos 6 aos 12 anos. O programa é composto por seis oficinas que combinam diversão e conhecimento, explorando a criatividade, a pesquisa e a experimentação. As oficinas são: "O Tempo que Faz lá Fora", que simula alguns dos mais comuns e destrutivos fenómenos climatéricos da Terra; "Planeta Verde", onde se vai produzir plástico biodegradável e aprender técnicas de despoluição das águas; "Químicos Sabichões", com transformações químicas e inúmeras experiências realizadas no Laboratorium; "Era uma Vez o Sol, a Terra e a Lua" onde se vai descobrir os mistérios do Sistema Solar, das fases da lua e da sequência dos dias e das noites; "Materiais com Super Poderes", sobre areia que não se molha, tecido que não arde e materiais super absorventes; e "Cozinha Científica", onde o menu do dia vai ser chupa-chupas, cup cakes e bombons de Natal. Nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, das 9h às 17h30. Ver mais informações em www.visionarium.pt .

THEATRO CIRCO
Avenida da Liberdade 697, Braga
Tel. 253 203 800 e 253 217 167
Escaravelho A Companhia de Teatro de Braga apresenta no Pequeno Auditório do Theatro Circo a peça "O Escaravelho Contador". O espetáculo infantil parte da obra "Histórias que me contaste tu", da autoria do jornalista e escritor Manuel António Pina, e leva à cena um conjunto de contos que têm como elemento comum o escaravelho, um inseto repugnante convertido em anfitrião simpático e divertido. A peça, que nos fala das palavras bonitas que escondem bichos feios, é um apelo à fantasia, com música, alegria e surpresa, e uma boa sugestão de Natal para miúdos e graúdos. Nos dias 22, 23, 27, 28 e 29 de dezembro, às 11h e 15h. Ver mais informações em www.theatrocirco.com .

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO
Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis
Tel. 256 664 043 e 256 683 170
Moinhos: Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com .

MUSEU DA CIÊNCIA - LABORATÓRIO CHIMICO
Largo Marquês de Pombal, s/n, Coimbra
Tel. 239 854 350
Ateliês: O Museu da Ciência oferece aos mais novos, no âmbito do programa Sábados no Museu, o ateliê "Espelho Meu, Espelho Meu..." para crianças a partir dos 5 anos. Todos os dias confiamos em espelhos para nos mostrarem o mundo. Mas o que acontece quando os espelhos distorcem as coisas que refletem? Neste ateliê será possível aprender mais sobre a reflexão da luz e construir uma anamorfose, um objeto que decerto vai fazer ver a beleza da ótica. No dia 17 de dezembro, das 15h às 16h30. Além disso, com o programa Aniversário no Chimico, o museu convida os jovens a vir fazer a festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados, das 10h às 13h, ou aos domingos, das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.org .

Créditos: Expresso

MEIO CRESCENTE - Ideia em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário