sábado, 10 de dezembro de 2011

Revista de Imprensa - 10 de dezembro 2011

(imagem retirada da internet)


O rescaldo da Cimeira Europeia, a greve dos trabalhadores da CP e o acordo da compra do BPN são alguns dos temas em comum nas edições de hoje dos jornais, com os desportivos a destacarem o jogo Sporting-Nacional.

Na capa, o semanário Expresso destaca o primeiro-ministro britânico - «Cameron ficou isolado, mas dividiu Europa» -, aludindo aos resultados da Cimeira Europeia, e afirma que, a partir de Janeiro, o «Fisco penhora carros de quem não pagar portagens».

O jornal do grupo Impresa acrescenta que «Corrupção nos submarinos começa a ser julgada na Alemanha», no processo relacionado com as vendas da Ferrostaal a Portugal e à Grécia, e destaca a compra do BPN pelo BIC, sobre o acordo fechado na sexta-feira, assim como «Ministro [da Educação] põe fim a truque para entrar na universidade».

A edição de hoje do Expresso publica uma entrevista ao ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, no qual o governante refere que «este é o primeiro governo sem plano B: acerta ou falha».

Na entrevista, Miguel Relvas diz estar «certo de que vai ser possível criar entendimentos com PS», acreditar «ter comprador para a RTP» e que o primeiro-ministro «fez da coligação um Governo de um só partido».

Sobre as alienações previstas pelo Governo, entre as quais um dos canais da RTP, Miguel Relvas afirma: «Eu acredito que o modelo de desenvolvimento que Portugal deve assumir (e não tem só a ver com as privatizações), deve ser universalista. É muito importante que empresas públicas chinesas, brasileiras e alemãs olhem para Portugal. Significa que ganhámos maturidade económica».

Já o caderno de Economia publica uma entrevista com Maria Ramos, presidente do grupo sul-africano ABSA, controlado pelo Barclays, e considerada uma das mulheres mais influentes do mundo, que afirma não imaginar a Europa sem o euro.

Outro dos destaques é a notícia de que os «Chineses [estão] disponíveis para dar poder ao Estado na EDP».

O diário Público tem como manchete «Europa avança na austeridade e afasta-se do Reino Unido», acrescentando que «Cimeira Europeia limita-se a aprovar plano Merkozy e deixa cair David Cameron. Meios contra a crise da dívida longe das expectativas».

«Blindados da PSP comprados há um ano para a Cimeira da Nato só foram usados três vezes», «Fechado acordo para venda do BPN» e «Exportações agravam quadro de recessão» são outros destaques do jornal da Sonaecom.

O Diário de Notícias chama à capa «Greve da CP no Natal ameaça dois milhões de passageiros», salientando que a empresa «diz que salários e pagamentos a fornecedores estão em risco», e que «Europa mostra união para salvar euro, mas Reino Unido fica de fora».

Já o Jornal de Notícias destaca «Manifestantes condenados e violador em liberdade», num artigo que aborda «decisões contraditórias na justiça», que «Greve deixa CP sem dinheiro para pagar salários» e que Vítor «Gaspar já tinha feito as contas», adiantando que «Ministro [das Finanças] anunciou em Agosto limite de 0,5 por cento no défice agora exigido pela Europa».

O limite do défice é também um dos temas em manchete no jornal i, que noticia: «Há acordo PS-PSD para fixar défice no valor histórico de 0,5 por cento». Sobre o novo museu dos Coches, o i titula que «Governo Sócrates gastou 75 mil euros só em 'croquetes'».

Ainda em destaque na capa estão as declarações do presidente do Conselho Nacional do CDS-PP, António Pires de Lima, que afirma que «Devíamos ter menos 100 mil funcionários públicos daqui a três anos», e o presidente das Misericórdias que «ameaça revelar os serviços de saúde que lhe devem dinheiro».

O diário Correio da Manhã noticia que «Seguro livra [João] Rendeiro de credores», numa alusão ao caso do BPP, adiantando que «seguradora cobre risco de indemnizações do ex-presidente do banco falido».

«Merkel afasta britânicos» é outro título do Correio da Manhã que também publica uma entrevista ao ex-vice-reitor da Universidade Independente, na qual afirma: «Sócrates não pode ser tratado por engenheiro».

O diário da Cofina assegura ainda que «Municípios carregam no imposto [IMI] das casas» no próximo ano.

Os jornais desportivos destacam o jogo do Sporting com o Nacional, que acontece hoje: «Acabou a margem de erro», titula O Jogo, «Casa cheia», destaca A Bola, e «Ganhar ou ... ganhar», segundo o Record, são os títulos.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário