sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Revista de Imprensa - 9 de dezembro 2011

(imagem retirada da internet)


A cimeira da União Europeia, onde se decide o futuro da moeda única, merece hoje destaque nas primeiras páginas da maioria dos jornais portugueses.

'Cimeira abre a porta ao reforço do papel do BCE e às eurobonds', titula o Público, indicando que um documento a que o jornal teve acesso «admite que o Banco Central Europeu seja credor de último recurso». O mesmo jornal refere que a «Alemanha poderá estar aberta a esta medida e às eurobonds».

Por seu lado, o Diário de Notícias diz que a 'Europa ajuda bancos a facilitar empréstimos', sublinhando que o «Banco central apresentou medidas de apoio à banca».

O Diário de Notícias refere igualmente que a 'Taxa de juro regressa ao mínimo histórico de 1%' e revela que os «Bancos portugueses precisam de se recapitalizar em 5,1 mil milhões de euros até Julho de 2012».

Também o Diário Económico salienta que os 'Maiores bancos nacionais precisam de 5,5 milhões', sublinhando que «Caixa, BCP, BPI e Espirito Santo Financial Group (ESFG) necessitam de reforçar o capital até Junho» e que «O BES, que integra o universo do ESFG, só precisa de 188 milhões» de euros.

'Moeda ao ar' faz manchete no Jornal de Negócios, segundo o qual «Esta é a primeira cimeira de todas as chantagens», sendo que o presidente francês «Nicolas Sarkozy diz mesmo que é a 'última oportunidade' para o euro». O mesmo jornal diz que a «Alemanha exige disciplina reforçada numa União de Estabilidade» e o «BCE ajuda bancos mas recusa comprar divida dos Estados».

'Todos empenhados em salvar o euro... na 14ª cimeira realizada após a eclosão da crise' foi o título escolhido pelo Sol, de acordo com o qual os «Líderes europeus apostam em não deixar cair o euro, mas isso implica uma maior disciplina por parte dos países cronicamente incumpridores».

Já o Correio da Manhã diz que os 'Médicos recusam horas extra' em 'Protesto contra cortes salariais'. 

O Diário assinala que os «Clínicos negam trabalho extraordinário por causa de redução de pagamentos», deixando os «Serviços hospitalares em risco de ruptura».

O jornal i destaca dois temas referindo que os 'Partidos vão ter menos dinheiro para campanhas' que hoje se espera um 'Golpe de Estado informático' pelo que o «Governo pode ficar sem net».

'Batia e abusava do filho deficiente' é a manchete do Jornal de Notícias, referindo-se a um caso que se prolongou durante sete meses e «vai agora a julgamento».

Nos desportivos, o Record diz que na abertura do mercado de transferências, em Janeiro, 'Não sai ninguém' porque «Vieira quer o melhor Benfica na Champions».

O Jogo destaca uma frase do espanhol Diego Capel, futebolista do Sporting, dizendo que 'Vêm aí os momentos complicados' enquanto A Bola refere que o jogador do Benfica «Aimar pode voltar à selecção argentina».


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário